Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estudos Africanos
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Compreensão de inglês.
Objetivos Gerais / Objectives
O Curso, intensivo de duas semanas, oferece um fórum de discussão sobre a travessia de fronteiras dentro e fora de África, numa perspectiva multidisciplinar. Os módulos de ensino incidem sobre a inserção da África no sistema mundial contemporâneo, sobre os movimentos sociais e migrações no contexto das interações históricas e contemporâneas entre a África e a Europa. É dirigido a estudantes de pós-graduação interessados em estudos internacionais e estudos das migrações, bem como nas relações afro-europeias. O Curso oferece competências na área da mediação e intercâmbio cultural, social e político de pessoas, bens e ideias. O PI oferece uma troca dinâmica de ideias, métodos e informação entre diferentes disciplinas, nacionalidades e áreas de estudo regionais, através de um conjunto de palestras, workshops, apresentações e discussões em mesa redonda. A avaliação final será baseada em apresentações orais, participação nas discussões de grupo e redação de um relatório final.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Ao completar com sucesso esta UC, o estudante será capaz de: OA1. Definir teoricamente dimensões contemporâneas relevantes das relações Europa-África, a dinâmica comparativa de construção de fronteiras e a sua transcendência, e contextualizar mobilidades e migrações entre Europa e África; OA2. Explicar a importância de uma abordagem interdisciplinar para a compreensão dos tópicos da UC; OA3. Analisar conceitos relevantes do estudo das fronteiras e suas transcendências no mundo contemporâneo; OA4. Descrever formas de gestão política e de mobilização social na Europa e em África; OA5. Analisar processos interativos de identificação local, regional e nacional; OA6. Utilizar os principais indicadores, medidas e categorizações dos conceitos de fronteira e sua desconstrução na Europa e em África; CP7. Usar bases de dados em linha contendo indicadores relevantes para a análise das relações Europa-África, e compreender a importância de abordagens baseadas em trabalho de terreno.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. A problemática do estudo das relações Europa-África no mundo contemporâneo à luz da transcendência das fronteiras:perspectivas de análise e debates actuais.CP2. Teoria:Compreensão das tensões dinâmicas da localidade,regionalidade e nacionalidade no contexto da globalização,a partir de um ponto de vista interdisciplinar. Análise crítica de perspectivas teóricas sobre transcendência de fronteiras.CP3. Metodologia:indicadores comparativos,medidas e categorizações das fronteiras europeias e africanas:histórias convergentes e histórias contestadas; tipologias; identidades nacionais,regionais e locais enquanto processos interativos.CP4. Tema 1:as relações Europa-África no sistema mundial actual:da história pré- colonial e colonial das relações da Europa-África às relações políticas contemporâneas.CP5. Tema 2:Mobilidade transnacional:migrações dentro e fora da África,na Europa e fora dela.CP6. Novas políticas africanas e mobilização social:transcender e desfazer fronteiras.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: CP1, CP2, CP4, CP6 OA2: CP2, CP3, CP4, CP6 OA3: CP1, CP3, CP4 OA4: CP4, CP6 OA5: CP2, CP4 OA6: CP2, CP3, CP4
Avaliação / Assessment
A avaliação das aprendizagens (conhecimentos e competências) é feita na modalidade de "avaliação contínua", com assiduidade mínima de 2/3 das aulas leccionadas, e inclui: a) Assiduidade e participação nas aulas (10%); b) Apresentação e debate nas aulas de tópicos da bibliografia e de informação empírica ilustrativa (indicadores) (20%); c) Relatório escrito final do processo de aprendizagem oferecido pelo PI (70%). A UC contempla "avaliação por exame".
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Contacto directo do docente com os alunos através de aulas teórico-práticas (20 h) e orientação tutorial (1 h). Trabalho autónomo dos alunos (129 h), incluindo estudo da bibliografia, preparação das intervenções nas aulas, elaboração do relatório final. O planeamento da UC indica a sequência dos conteúdos programáticos e das actividades a desenvolver pelos alunos ao longo do Curso.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas teórico-práticas visam a exposição dos principais conteúdos programáticos e sua articulação (dois terços de cada aula) e apresentação e debate de análises por parte dos alunos (um terço de cada aula). O trabalho autónomo dos alunos compõe-se de três elementos principais: o estudo da bibliografia, a pesquisa de indicadores e a elaboração do trabalho final (ensaio teórico-empírico). A orientação tutorial destina-se a fornecer sugestões de estudo e tirar dúvidas. A componente de exposição docente nas aulas e a componente de estudo bibliográfico autónomo pelos alunos tem particular relevância para os OA 1, 2 e 3; a componente interactiva das aulas e a pesquisa autónoma de indicadores pelos alunos para os OA 4, 5 e 6; e a elaboração do trabalho final para os OA 2, 3 e 6, e para a integração destes com os outros OAs.
Observações / Observations
A língua de trabalho nas aulas é o inglês, mas as avaliações podem ser realizadas numa das seguintes línguas: - Espanhol - Francês - Inglês - Italiano - Português
Bibliografia Principal / Main Bibliography
McKenzie, Robert; Triulzi, Alessandro, eds. (2013). Long Journeys. African Migrants on the Road. Leiden: Brill Engel, Ulf; Ramos, Manuel João, eds. (2013). African Dynamics in a Multipolar World. Leiden: Brill Engel, Ulf; Nugent, Paul, ed. (2010). Respacing Africa. Leiden: Brill Dorman, Sara; Hammett, Daniel; and Paul Nugent, Paul, eds. (2007). Making Nations, Creating Strangers: States and Citizenship in Africa. Leiden: Brill Dietz, Ton; Havnevik, Kjell; Kaag, Mayke; Oestigaard, Terje, eds. (2012). African Engagements: Africa Negotiating an Emerging Multipolar World. Leiden: Brill de Bruijn, Mirjam; van Dijk, Rijk; Foeken, Dick, eds. (2001). Mobile Africa: Changing Patterns of Movement in Africa and Beyond. Leiden: Brill Chabal, Patrick; Engel, Ulf; de Haan, Leo, eds. (2007). African Alternatives. Leiden: Brill
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Oliveira, Pedro Aires de. A descolonização: contornos e dinâmicas internacionais". in Paula Cardoso Almeida (ed.) "A Descolonização - Solução: descolonizar. Lisbon, Verso da História. Furtado, Joaquim. 2009-12. A Guerra: colonial, do ultramar, de libertação. Documentary film. RTP. Madeira Santos, Maria Emília, ed. (2000). A África e a instalação do sistema colonial (c.1885-c.1930). Lisboa: IICT Carvalho, Clara; Pina Cabral, João (2004). A persistência da história: passado e contemporaneidade em África. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. Gewald, Jan-Bart; Leliveld, André; Pe?a,Iva, eds. (2012).Transforming Innovations in Africa: Explorative Studies on Appropriation in African Societies. Leiden: Brill Ercolessi, Maria Cristina; Triulzi, Alessandro, eds. (2002). State, power and new political actors in postcolonial Africa. Roma: Feltrinelli Behrends. Andrea; Park, Sung-Joon; Rottenburg, Richard; Luther, Martin, eds. (2012). Travelling Models in African Conflict Management: Translating Technologies of Social Ordering. Leiden: Brill Agier, Michel; Bazenguissa Ganga, Remy, eds. (2012), L?Afrique des banlieues françaises. Paris: Paari/Makitec
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16