Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02081
Acrónimo :
02081
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Internacionais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos adquiram um conhecimento abrangente sobre as principais dinâmicas políticas da região do Médio Oriente e Norte de África, bem como sobre a sua posição e importância no contexto internacional contemporâneo, a partir de uma abordagem transdisciplinar.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Demonstrar um conhecimento genérico acerca da formação do sistema de Estados no Médio Oriente e Norte de África, bem como da sua evolução histórica geral subsequente. OA2: Demonstrar conhecimento acerca de temáticas centrais para as dinâmicas políticas da região, nomeadamente em termos das relações Estado-sociedade, identidade, economia política, geopolítica, e intervenções de atores externos. OA3: Demonstrar a capacidade de articular conceitos e dados empíricos na análise de estudos de caso. OA4: Demonstrar capacidade de análise crítica, bem como de expressar uma opinião pessoal fundamentada.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Introdução à região MENA: significados, abordagens e perspectivas. CP2: Género e estudos femininos no Médio Oriente e Norte de África. PC3: Palestina / Israel: um conflito permanente. PC4: A "Primavera árabe": sete anos depois. PC5: A União Europeia e o seu papel na região MENA. PC6: Estudos sobre a migração e refugiados no Médio Oriente e Norte de África. PC7: Desafios e ameaças atuais no Médio Oriente e Norte de África. PC8: Depolitizando muçulmanos e islamizando a política. PC9: O trabalho de campo nos países MENA.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1: CP 1, 2, 3. OA2: CP 4, 5, 6, 7. OA3: CP 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10. OA4: CP 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Avaliação / Assessment


a) Assiduidade e participação nas aulas: 30%; b) Apresentação oral: 30%; c) Comentário escrito: 40%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas têm uma componente teórica e uma componente prática. As aulas teóricas compreendem a apresentação das principais perspetivas de análise e conceitos centrais. Nas aulas práticas os estudantes terão de fundamentar um determinado posicionamento, com base em ferramentas analíticas e dados empíricos. O docente irá aprofundar e esclarecer dúvidas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA 1, 2: leitura de textos obrigatórios, participação no debate durante parte prática das aulas, apresentação oral, comentário escrito. OA 3, 4: participação no debate durante parte prática das aulas, apresentação oral, comentário escrito.

Observações / Observations


Tendo em conta o Despacho 31/2020 foram feitas as seguintes alterações ao processo de avaliação, que foram comunicadas ao coordenador de ano/curso e aos estudantes: Avaliação periódica: avaliação semanal (texto 300 palavras) 20% + apresentação oral na aula zoom ou por video 30% Avaliação de 1ª época (15 junho 2020 - entrega ensaio final por email 50%) Avaliação de 2ª época (23 junho 2020 - entrega ensaio final por email) Época Especial: (15 julho 2020 - entrega ensaio final por email)

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Said, Edward W. (1979), Orientalism, New York: Vintage Books. Rogan, Eugene (2009), The Arabs: A History, London: Allen Lane. Pappé, Ilan (2004), A History of Modern Palestine, Cambridge: Cambridge University Press. Kamrava, Mehran (2011), The Modern Middle East: A Political History Since the First World War, Berkeley: University of California Press. Halliday, Fred (2005), The Middle East in International Relations: Power, Politics and Ideology, Cambridge: Cambridge University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Clark, Janine A. (2006), "Field Research Methods in the Middle East", PS: Political Science & Politics, July, pp. 417-423. Further reading: - Suleiman, Yasir and Paul Anderson (2007), "Conducting Fieldwork in the Middle East", report of a workshop at the University of Edinburgh, University of Edinburgh Press. - POMEPS (2014), "The Ethics of Research in the Middle East", Project on Middle East Political Science Studies, 8, July. Required readings: WEEK 10 Further readings: to be indicated Required readings: to be indicated WEEK 9 - Halliday, Fred (2005), The Middle East in International Relations: Power, Politics and Ideology, Cambridge: Cambridge University Press, pp. 229-260. - Ghazal, Amal and Larbi Sadiki (2016), "ISIS: The 'Islamic State' between Orientalism and the Interiority of MENA's Intellectuals", Jadaliyya, January 19. - Geranmayeh, Ellie (2015), "Towards and Beyond a Final Nuclear Deal with Iran", The International Spectator, 50 (2), pp. 1-7. Further readings: - Nuruzzaman, Mohammed (2015), "The Challenge of the Islamic State", Global Affairs, 1 (3), pp. 297-304. - Kamrava, Mehran (2011), The Modern Middle East: A Political History Since the First World War, Berkeley: University of California Press, pp. 345-373. Required readings: WEEK 8 - Levy, André and Alex Weingrod (eds) (2005), Homelands and Diasporas: Holy Lands and Other Places, Stanford: Stanford University Press, pp. 220-244. - Fargues, Philippe (2014), "Europe Must Take on Its Shame of the Syrian Refugee Burden, But How?", Policy Brief, February, European University Institute. Further readings: - Schulz, Helena L. and Juliane Hammer (2003), The Palestinian Diaspora: Formation of Identities and Politics of Homeland, London and New York: Routlegde, pp. 8-44. - Chatty, Dawn (2016), "The Syrian Humanitarian Disaster: Disparities in Perceptions, Aspirations, and Behaviour in Jordan, Lebanon and Turkey", IDS Bulletin, 47 (3), pp. 19-33. Required readings: WEEK 7 - Del Sarto, Raffaella A. (2016), "Normative Empire Europe: The European Union, Its Borderlands, and the 'Arab Spring'", Journal of Common Market Studies, 54 (2), pp. 215-232. - Gordon, Neve and Sharon Pardo (2015), "Normative Power Europe Meets the Israeli-Palestinian Conflict", Asia Europe Journal, 13 (3), pp. 265-274. Further readings: - Pace, Michelle, Seeberg, Peter, and Francesco Cavatorta (2009), "The EU's Democratisation Agenda in the Mediterranean: A Critical Inside-Out Approach", Democratisation, 16 (1), pp. 3-19. - Lovatt, Hugh (2016), "EU Differentiation and the Push for Pece in Israel/Palestine", European Council on Foreign Relations Policy Brief, pp. 1-16. - Bouris, Dimitris (2013), The European Union and Occupied Palestinian Territories, London and New York: Routledge, pp. 165-175. Required readings: WEEK 6 - Sadiki, Larbi (2015), Routledge Handbook of the Arab Spring: Rethinking Democratization, London and New York: Routledge, pp. 1-13. - Pratt, Nicola (2013), "The 'Arab Spring' and the Israel-Palestine Conflict: Settler Colonialism and Resistance in the Midst of Geopolitical Upheavals", Ortadogu Etütleri 5 (1), pp. 9-40. - Al-Ali, Nadje (2012), "Gendering the Arab Spring", Middle East Journal of Culture and Communication, 5, pp. 26-31. Further readings: - Pace, Michelle and Francesco Cavatorta (2012), "The Arab Uprisings in Theoretical Perspective - An introduction", Mediterranean Politics, 17 (2), pp. 125-138. - Beinin, Joel and Frédéric Vairel (eds) (2011), Social Movements, Mobilization, and Contestation in the Middle East and North Africa, Stanford: Stanford University Press, pp. 1-29. Required readings: WEEK 5 - Pappé, Ilan and Jamil Hilal (eds.) (2010), Across the Wall: Narratives of Israeli-Palestinian History, London and New York: I.B. Tauris, pp. 409-435. - Khalidi, Rashid (2006), The Iron Cage: The Story of the Palestinian Struggle for Statehood, Boston: Beacon Press, pp. 182-217. - Chetrit, Sami S. (2000), "Mizrahi Politics in Israel: Between Integration and Alternative", Journal of Palestine Studies, 29 (4), pp. 51-65. Further readings: - Said, Edward W. (1992), The Question of Palestine, New York: Vintage Books, 115-141. - Pappé, Ilan (2004), A History of Modern Palestine, Cambridge: Cambridge University Press, pp. 116-140. Required readings: WEEK 4 - Mernissi, Fatima (1987), Beyond the Veil: Male-Female Dynamics in Modern Muslim Society, Bloomington: Indiana University Press, pp. vii-xxix. - Badran, Margot (2009), Feminism in Islam: Secular and Religious Convergences, Oxford: Oneworld, pp. 242-252. - Abu-Lughod, Lila (2001), "Orientalism and Middle East Feminist Studies", Feminist Studies, 27 (1), pp. 101-113. Further readings: - Al-Ali, Nadje and Nicola Pratt (eds) (2009), Women and War in the Middle East, London: Zed Books, pp. 1-31. - Abu-Lughod, Lila (2013), Do Muslim Women Need Saving?, Cambridge and London: Harvard University Press, pp. 27-53. Required readings: WEEK 3 - Roy, Sara (2003), "Hamas and the Transformation(s) of Political Islam in Palestine", Current History, pp. 13-20. - Roy, Olivier (2004), Globalized Islam: The Search for a New Ummah, New York: Columbia University Press, pp. 1-20. Further readings: - Ayoob, Mohammed (2004), "Political Islam: Image and Reality", World Policy Journal, 21 (3), pp. 1-14. - Beinin, Joel and Joe Stork (eds) (1996), Political Islam: Essays from the Middle East Report, Berkeley: California University Press, pp. 3-25. Required readings: WEEK 2 - Rogan, Eugene (2009), The Arabs: A History, London: Allen Lane, pp. 1-11. - Hourani, Albert, Khoury, Philip and Mary C. Wilson (eds) (2004), The Modern Middle East: a Reader, London and New York: I.B. Tauris, pp. 1-20. Further readings: - Said, Edward W. (1979), Orientalism, New York: Vintage Books, pp. 1-9. - Halliday, Fred (2005), The Middle East in International Relations: Power, Politics and Ideology, Cambridge: Cambridge University Press, pp. 21-40. Required readings: WEEK 1

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16