Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estudos Internacionais
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem pre-requisitos específicos para a frequência desta UC.
Objetivos Gerais / Objectives
A UC "Dinâmicas Políticas da região MONA" introduz os temas principais da política no Médio Oriente e Norte de África. Através ferramentas teóricas e metodológicas multidisciplinares, o principal objetivo do curso é oferecer uma visão geral da heterogeneidade das histórias, narrativas, políticas, sociedades e culturas existentes na região e, paralelamente, focar-se nos debates que têm estado no centro dos cenários políticos mais relevantes ao nível nacional, regional e internacional. O curso analisa os principais desafios políticos, económicos, sociais e culturais, bem como os maiores problemas que o Médio Oriente e o Norte de África contemporâneos enfrentam.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular a/o estudante deverá ser capaz de: OA1: Conhecer os principais eventos históricos no Médio Oriente e Norte de África contemporâneo. OA2: Saber analisar as principais temáticas nas dinâmicas políticas da região, nomeadamente em termos de relações estado-sociedade, identidades, geopolítica, e intervenções de atores externos. OA3: Articular conceitos e dados empíricos na análise de estudos de caso. OA4: Demonstrar capacidade de análise crítica com textos (incluindo artigos científicos, livros, relatórios e documentos oficiais) que discutem várias abordagens e tópicos sobre a região.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Contextualização histórica e abordagens teóricas e metodológicas. CP2: Estudos de género e feministas no Médio Oriente e Norte de África. CP3: Palestina e Israel. CP4: O papel dos movimentos sociais na região MONA e as 'Primaveras árabes'. CP5: A União Europeia e o seu papel na região MONA. CP6: Estudos sobre migrações no Médio Oriente e Norte de África. CP7: O trabalho de campo nos países MONA.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Cada aula foca-se em diferentes abordagens e teorias sobre o tópico central da unidade curricular relativamente às dinâmicas políticas da região MONA. A apresentação e o aprofundamento de cada sub-tópico ajudam a obter um conhecimento mais amplo e, ao mesmo tempo, mais especializado do assunto. OA1: CP1, CP3, CP4, CP5, CP6. OA2: CP2, CP3, CP4, CP6. OA3: CP2, CP3, CP7. OA4: CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7.
Avaliação / Assessment
- Para estudantes que frequentam o curso (avaliação ao longo do semestre): Assiduidade e participação na discussão em aula: 10% Apresentação oral e trabalho de grupo: 30% Ensaio final individual (revisão da literatura com base em 3 artigos científicos/capítulos de livros - 2500 palavras): 60% - Para estudantes que não frequentam o curso: Ensaio final individual (revisão da literatura com base em 7 artigos científicos/capítulos de livros - 5000 palavras): 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os objetivos da unidade curricular serão atingidos com recurso a aulas teórico-práticas, orientação tutorial e trabalho pessoal das/os estudantes, individual e em grupo. Nas aulas a docente expõe a matéria na primeira parte, através também de material audiovisual sobre os temas principais de cada semana, e na segunda parte as/os estudantes apresentam um texto relacionado ao tema com o objetivo de estimular o debate no final da aula. Na aula dedicada ao trabalho de campo, haverá também uma simulação em grupo. As orientações tutoriais ao longo do semestre destinam-se a apoiar as/os estudantes em relação aos trabalhos, individuais e em grupo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A assiduidade e a participação nas aulas, a leitura dos textos da bibliografia do curso, a realização dos trabalhos durante o período letivo (individual e em grupo), bem como a realização do ensaio final, permitem aprender os conteúdos programáticos, quer de um ponto de vista mais conceitual, quer através da familiarização com estudos de casos concretos. Mais no específico, o alinhamento entre cada elemento de avaliação e os objetivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: Ensaio final e apresentação oral: OA1, OA2, OA3, OA4. Discussão e trabalhos de grupo nas aulas: OA1, OA2, OA3.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Abu-Lughod, Lila (2013) Do Muslim Women Need Saving? (Cambridge and London: Harvard University Press) - Al-Ali, Nadje and Nicola Pratt (eds) (2009) Women and War in the Middle East (London: Zed Books) - Daniele, Giulia (2014) Women, Reconciliation and the Israeli-Palestinian Conflict: The Road Not Yet Taken (London and New York: Routledge) - Halliday, Fred (2005) The Middle East in International Relations: Power, Politics and Ideology (Cambridge: Cambridge University Press) - Pappé, Ilan (2004) A History of Modern Palestine (Cambridge: Cambridge University Press) - Sadiki, Larbi (2015) Routledge Handbook of the Arab Spring: Rethinking Democratization (London and New York: Routledge) - Said, Edward W. (1979) Orientalism (New York: Vintage Books) Compulsory readings per each week will be uploaded on Moodle in the beginning of the semester.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23