Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02090
Acrónimo :
02090
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Ser capaz de identificar as principais áreas de decisão financeira no contexto empresarial de avaliação de projectos. Ser capaz de maximizar a criação de valor em projectos de investimento através das decisões financeiras tomadas

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC, o aluno deverá ter aprendido: 1. As metodologias de avaliação de projectos de investimento 2. Os diferentes tipos de projecto de investimento 3. O impacto da decisão de financiamento em projectos de investimento

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Valor financeiro do tempo: Actualização e capitalização; Taxas de juro nominais e efetivas 2. Critérios de avaliação de projectos de investimento: Payback, VAL, TIR, IR e Breakeven 3. O FCFF: componentes, origens e significado 4. Os diferentes tipos de projecto de investimento 5. Avaliação de projectos: Métodos WACC e APV 6. Análise de Sensibilidade, Risco e Opções Reais 7. O impacto da decisão de financiamento em projectos de investimento 8. Fontes de Financiamento

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos do programa: 1, 2, 3, 5, 6, 7 OA2 - Pontos do programa: 4, 6, 7 OA3 - Pontos do programa: 3, 5, 7, 8

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%; - Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensinoaprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As Metodologias de Ensino (ME) adoptadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objectivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente: ME 1 - OA 1, OA 2, OA 3 ME 2 - OA 1 e OA 3 ME 3 - OA 1, OA 2, OA 3

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


2.Brealey, Myers e Allen - Princípios de Finanças Empresariais. McGraw Hill 1.Gomes Mota, A. e Custódio, C., "Finanças da Empresa" Livros: 2. "A Decisão de Investimento" 1. "O Valor Financeiro do Tempo" Textos de Apoio:

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Berk, J. and DeMarzo, P. - Corporate Finance Damodaran - Corporate Finance. Wiley

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16