Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02111
Acrónimo :
02111
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
275.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, tenham desenvolvido competências para o preparação de projectos de investigação de elevada qualidade teórica e metodológica em Contabilidade que contribuam para cobrir lacunas no conhecimento e avanço na área.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: OA 1 - Compreender a forma como deve ser estruturado um projeto de investigação OA 2 - Elaborar um draft do seu projeto de investigação

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução à investigação em contabilidade 2. Problema de investigação 3. Hipóteses de investigação 4. Revisão da literatura 5. Métodos de investigação 6. Análise dos projetos de investigação dos alunos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta «demonstração de coerência» decorre da interligação dos conteúdos programáticos (Capítulos) com os objetivos de aprendizagem (OA), como se apresenta de seguida: OA 1 - Pontos programáticos: 1, 2, 3, 4 e 5 OA 2 - Pontos programáticos: 6

Avaliação / Assessment


A avaliação dos alunos será feita com base em: 1. Apresentação de artigos em aula (40%) 2. Apresentação de um draft do projeto de investigação (60%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para a aquisição das competências de aprendizagem que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2. Ativas, com realização de trabalhos individuais e/ou de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem (OA). Apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos de aprendizagem. MEA1 ? OA1 MEA2 ? OA1 e OA2

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Smith, M. (2017). Research Methods in Accounting, SAGE Publications.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16