Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, tenham desenvolvido competências para o preparação de projectos de investigação de elevada qualidade teórica e metodológica em Contabilidade que contribuam para cobrir lacunas no conhecimento e avanço na área.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: OA 1 - Compreender a forma como deve ser estruturado um projeto de investigação OA 2 - Elaborar um draft do seu projeto de investigação
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução à investigação em contabilidade 2. Problema de investigação 3. Hipóteses de investigação 4. Revisão da literatura 5. Métodos de investigação 6. Análise dos projetos de investigação dos alunos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta «demonstração de coerência» decorre da interligação dos conteúdos programáticos (Capítulos) com os objetivos de aprendizagem (OA), como se apresenta de seguida: OA 1 - Pontos programáticos: 1, 2, 3, 4 e 5 OA 2 - Pontos programáticos: 6
Avaliação / Assessment
A avaliação dos alunos será feita com base em: 1. Apresentação de artigos em aula (40%) 2. Apresentação de um draft do projeto de investigação (60%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Para a aquisição das competências de aprendizagem que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2. Ativas, com realização de trabalhos individuais e/ou de grupo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem (OA). Apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos de aprendizagem. MEA1 ? OA1 MEA2 ? OA1 e OA2
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Smith, M. (2017). Research Methods in Accounting, SAGE Publications.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16