Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02120
Acrónimo :
02120
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2016/2017

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Este curso explora a forma como as políticas de desenvolvimento são moldadas, abordando as relações de poder entre os diferentes actores: governos nacionais, ONGs locais e internacionais, agências das Nações Unidas. Nesta unidade curricular são exploradas as relações entre políticas de desenvolvimento e as agenda política subjacentes, bem como as desigualdades sociais globais. A unidade curricular conta com convidados das organizações envolvidas em projectos de desenvolvimento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Aptidões e Competências: AC1: Aquisição de uma compreensão crítica da realidade social e desenvolvimento de uma cidadania informada e consciente; AC2: Capacidade para organizar e analisar os resultados de pesquisa complexos de uma forma coerente; AC3: Conhecimento e capacidade de usar ferramentas de recuperação de informação, tais como repertórios bibliográficos, relatórios, recursos eletrónicos; Resultados de Aprendizagem: OA1: Compreender os objetivos e constrangimentos das políticas de desenvolvimento internacional OA2: Identificar os principais agentes no desenvolvimento internacional OA3: Analisar o papel das organizações da sociedade civil

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Do conceito às políticas de desenvolvimento P2. Organizações internacionais e desenho de programas de desenvolvimento P3. O papel das organizações internacionais: estudos de caso P3.1. Intervenções em saúde em Africa: principais actores P3.2. De Alma Ata aos programas verticais P3.3. As ONG como novos actores do desenvolvimento P3.4. Programas de integração: o caso do SWAP Moçambique. P4. Movimentos sociais e intervenção pública

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - P1 e P2 OA2 - P2 OA3 - P3 e P4

Avaliação / Assessment


Participação nos seminários: 25% Apresentação em seminário, com apresentação de outline e ficha de leitura (2 páginas): 25% Ensaio final (7/9 páginas): 50% Avaliação por exame Os alunos podem optar, em alternativa à avaliação periódica, pela avaliação por exame Faltas As faltas, até ao máximo de 3 sessões duplas, implicam a apresentação de uma ficha de leitura sobre os textos discutidos nessa aula. Proposta de trabalho: baseado na análise de um relatório

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem. Dividem-se em: M1-Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência M2-Participativas, com análise e discussão de casos. M3- Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - OA1, OA 2 e OA 3 2. Participativas, com análise e discussão de casos - OA1, OA 2 e OA 3 3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno - OA1, OA 2 e OA 3

Observações / Observations


Não se aplica

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Stiglitz J. 2002. Globalization and its Discontents. New York: W.W. Norton Rincón Becerra, M. , Rodríguez Colmenares, I. 2010. "Barrio Adentro y Alma Ata", Revista de Ciencias Sociales (RCS) Vol. XVI, No. 3, Julio - Septiembre 2010, pp. 515 - 525 Pita, J. I. eds. 2006. Nuevos instrumentos de la cooperación española: la experiencia mozambiqueña. Madrid: Fundación Carolina CeALCI. Pfeiffer J, Johnson W, Fort M, Shakow A, Hagopian A, et al. 2008. Strengthening health systems in poor countries: a code of conduct for nongovernmental organizations. Am. J. Pub. Health 98(12):2134-40 Herz, Monica & Andrea R. Hoffman, 2004, Organizações Internacionais. História e Práticas, Rio de Janeiro, Elsevier Escobar, Arturo, 1995, Encountering Development: The Making and Unmaking of the Third World, Princeton: Princeton University Press. Craig D, Porter D. 2003. Poverty Reduction Strategy Papers: a new convergence. World Dev. 31(1):53-69

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Turshen M. 2007. Women Health Movements. A Global Force for Change. New York: Pallgrave MacMillan. Turshen M. 1999. Privatizing Health Services in Africa. New Brunswick, NJ: Rutgers Porter, D. (1999). Health, civilization, and the state : a history of public health from ancient to modern times. London; New York, Routledge (parte 3) Pfeiffer, J., 2003, "International NGOs and primary health care in Mozambique: The need for a new model of collaboration". Social Science & Medicine, 56(4), 725-738 Ferguson, James, 1999, Expectations of Modernity. Myths and Meanings of Urban Life in Zambian Cooperbelt, Berkeley, University of California Press Farmer, Paul (1999) Infections and Inequalities. The Modern Plagues, Berkeley, University of California Press. (preface, chap. 1 and 10) Fassin, Didier, 2007, When bodies remember : experiences and politics of aids in South Africa, Berkeley, University of California Press Escobar, Arturo, 1991, "Anthropology and the Development Encounter: the Making and Marketing of Development Anthropology" in American Ethnologist, 18, 4, 658-682. Beyer, J. A. d., A. S. Preker, et al. (2000). "The role of the World Bank in international health: renewed commitment and partnership." Social Science and Medicine 50(2): 169-76

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16