Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02121
Acrónimo :
02121
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos do Desenvolvimento

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos básicos de Economia

Objetivos Gerais / Objectives


1. Entender a natureza do Estado e a sua função na promoção do desenvolvimento. 2. Estudar a articulação do Estado com outros atores relevantes no processo de desenvolvimento. 3. Entender as diferentes escalas a que opera o Estado e o seu enquadramento do mesmo no contexto global

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O Programa da unidade curricular Estado e Desenvolvimento visa alcançar três tipos de objetivos distintos: a) Promover o conhecimento e compreensão da evolução do papel do Estado no processo de desenvolvimento bem como as várias dinâmicas contemporâneas que afectam a sua operação; b) promover a capacidade de envolvimento na preparação da ação pública para o desenvolvimento e que inclua simultaneamente organizações estatais e não-estatais a diferentes níveis territoriais; c) estimular a capacidade para participar na construção de conhecimento científico nestes domínios.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A natureza do Estado 2. Desenvolvimentismo no Pós-Guerra 3. Neoliberalismo 4. Estados Desenvolvimentistas 5. O retorno do Estado (?) num novo contexto global 6. Desenvolvimento Regional e Local 7. Governança Global

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A unidade curricular pretende contribuir para a capacidade de exercício da reflexão crítica, de concretização da ação e de aprofundamento do conhecimento científico. Assim, os conteúdos programáticos procuram familiarizar os estudantes com: a) As trajetórias respeitantes ao papel do Estado na promoção do desenvolvimento; b) As condições contemporâneas em que se enquadra a formulação de políticas públicas e a concretização da ação estatal; as principais tendências de reestruturação institucional e organizativa, bem como algumas das suas causas.

Avaliação / Assessment


A avaliação da disciplina consistirá na elaboração de um trabalho de grupo com apresentação (25% da nota final) e na elaboração um teste (75% da nota final). Para os alunos que optarem por avaliação final, esta consistirá num exame escrito (100% da nota final). Em época de recurso, os alunos serão avaliados através de um exame escrito (100% da nota final).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas compreenderão exposição por parte do docente e discussão em sala de aula, sendo complementadas por apresentações dos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A unidade curricular contempla objetivos de natureza cognitiva e de capacitação para a ação. Procura ainda contribuir para a formulação do desenvolvimento de projectos de investigação dos estudantes (em relação com a dissertação de Mestrado). As metodologias de ensino procuram, na sua diversidade, responder a estes objectivos.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Globalization, Development and the Role of the State. Zed Press The Palgrave Handbook of Development Cooperation for Achieving the 2030 Agenda. Springer Nature. The Process of Economic Change. 5th Edition. Routledge Socialist planning. Cambridge University Press Reshaping Decentralised Development Co-operation: The Key Role of Cities and Regions for the 2030 Agenda. OECD The Oxford handbook of Industrial Policy. Reinventing Leviathan: the politics of administrative reform in developing countries. North-South Center Press, University of Miami UNCTAD (2021). World Investment Report: Investing in Sustainable Recovery

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bibliography specific to each topic will be provided.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-08-01