Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02121
Acrónimo :
02121
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos do Desenvolvimento

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos básicos de Economia

Objetivos Gerais / Objectives


1. Obter conhecimentos sobre o papel do Estado e das políticas públicas na promoção do desenvolvimento. 2. Compreender a articulação entre Estado e outros actores. 3. Entender a governança a diferentes escalas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta disciplina visa alcançar dois objetivos: a) adquirir conhecimento de importantes contributos da Economia Política do Desenvolvimento para promover o entendimento de fenómenos históricos e contemporâneos; b) promover capacidade de envolvimento na ação pública relacionada com desenvolvimento em várias tipos de instituições, estatais e não-estatais, a diferentes escalas;

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Desenvolvimentismo no Pós-Guerra 2. Neoliberalismo 3. Estados Desenvolvimentistas 4. O retorno do Estado (?) num novo contexto global 5. Desenvolvimento Regional e Local 6. Cooperação Internacional 7. Governo Global

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A unidade curricular pretende contribuir para a capacidade de exercício da reflexão crítica, de concretização da ação e de aprofundamento do conhecimento científico. Assim, os conteúdos programáticos procuram familiarizar os estudantes com: a) As trajetórias das teorias e das práticas respeitantes ao papel do Estado na promoção do desenvolvimento; os debates contemporâneos sobre a governação. b) As condições contemporâneas em que se enquadra a formulação de políticas públicas e a concretização da ação estatal; as tendências de reestruturação institucional e organizativa.

Avaliação / Assessment


A avaliação da disciplina consistirá na elaboração de um trabalho de grupo com apresentação (25% da nota final) e na elaboração um ensaio individual (75% da nota final). Para os alunos que optarem por avaliação final, o ensaio individual valerá 100% da nota. Em época de recurso, os alunos serão avaliados por exame escrito (100% da nota final).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas compreenderão exposição por parte do docente e discussão em sala de aula, sendo complementadas por apresentações dos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A unidade curricular contempla objetivos de natureza cognitiva e de capacitação para a ação. Procura ainda contribiuir para a formulação re desenvolvimento de projectos de investigação dos estudantes (em relação com a dissertação de Mestrado). As metodologias de ensino procuram, na sua diversidade, responder a estes objectivos.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


UNCTAD (2021). World Investment Report: Investing in Sustainable Recovery Schneider, B. R., & Heredia, B. (Eds.) (2003). Reinventing Leviathan: the politics of administrative reform in developing countries. North-South Center Press, University of Miami OECD (2018). Reshaping Decentralised Development Co-operation: The Key Role of Cities and Regions for the 2030 Agenda. OECD OECD (2004). New Forms of Governance for Economic Development. OECD Ellman, M. (2014). Socialist planning. Cambridge University Press Maxfield, S., & Schneider, B. R. (Eds.). (1997). Business and the state in developing countries. Cornell University Press Cypher, J.(2020). The Process of Economic Change. 5th Edition. Routledge Chaturvedi, S., Janus, H., Klingebiel, S., Li, X., Mello e Souza, A. D., Sidiropoulos, E., & Wehrmann, D. (2021). The Palgrave Handbook of Development Cooperation for Achieving the 2030 Agenda. Springer Nature. Chang, H.J (2003). Globalization, Development and the Role of the State. Zed Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bibliography specific to each topic will be provided.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16