Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhuns.
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular Sociologia da Violência tem como objetivo principal fornecer aos/às estudantes/as ferramentas para examinar criticamente a ação, a representação, as políticas e a teoria relacionadas com a violência. Através de aulas teórico-práticas, pretende-se que os/as alunos/as se familiarizem com a reflexão teórica e a pesquisa empírica na disciplina da Sociologia da Violência, com uma atenção para as contribuições interdisciplinares.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1) Conheçam e compreendam os principais debates em torno da violência e as teorias utilizadas para explicar a violência na sociologia, tendo atenção às contribuições de outras ciências sociais; 2) Conheçam e compreendam as principais maneiras com as quais a violência é definida e representada na sociologia e nas ciências sociais, tendo em atenção as práticas políticas que lidam com a violência; 3) Adquiram as competências necessárias para aplicar a imaginação sociológica e comunicar e argumentar com precisão; 4) Adquiram as competências necessárias para pesquisar, rever e citar literatura académica e cinzenta.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução ao curso 2. Teorizando a violência 2.1. Introdução ao campo da sociologia da violência 2.2. Violência e modernidade 2.3. Novas tendências e debates 3. A violência, a sua representação e as respostas à violência 3.1. Violência sistémica 3.2. Violência institucional 3.3. Violência de Género 3.4. Representação da Violência 3.5. Tráfico de seres humanos 4. Conclusão 4.1. Revisão de tópicos selecionados 4.2. Revisão de trabalhos selecionados
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Depois da Introdução ao curso (ponto 1), a primeira parte do curso (ponto 2) introduz a sociologia da violência, as teorias desenvolvidas para explicar a violência na sociologia, tendo atenção às contribuições de outras ciências sociais, e a alguns dos debates e tendências mais recentes no estudo da violência. Na segunda parte do curso (ponto 3), são aprofundadas algumas formas de violência com uma análise das suas representações e respostas políticas.
Avaliação / Assessment
A avaliação é periódica e é ponderada da seguinte forma: 1) (2) Trabalhos escritos: 50% 2) Trabalho Final: 50% Em caso de insucesso ou do não cumprimento dos requisitos referidos, os/as alunos/as podem recorrer ao exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os objetivos da unidade curricular serão atingidos com recurso a aulas teórico-práticas, orientação tutorial e trabalho pessoal dos/as estudantes, individual e em grupo. Nas aulas o/a docente expõe a matéria, interpela os/as estudantes e tira dúvidas. As orientações tutoriais destinam-se a apoiar os/as alunos/as em relação aos trabalhos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A assiduidade nas aulas, a leitura dos textos da bibliografia do curso, a realização dos trabalhos durante o período letivo, bem como a realização de um trabalho final permitem conhecer os conteúdos programáticos, quer de um ponto de vista mais concetual, quer através da familiarização com investigações sociológicas concretas.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Dores, A. P. de A., Questioning the Hope in Science and Schooling, 2021, Critical Sociology, 47(4–5), 687–698. , https://doi.org/10.1177/0896920520973728 Ray, L., The Sociology of Violence, 2017, In K. Korgen (Ed.), The Cambridge Handbook of Sociology: Specialty and Interdisciplinary Studies (pp. 178-187). Cambridge: Cambridge University Press. , https://www.cambridge.org/core/books/cambridge-handbook-of-sociology/7E1FA1A4C902C5211E96307D6A1C7CE3 Walby, S., Violence and society: Introduction to an emerging field of sociology, 2013, Current Sociology, 61(2), 95–111., https://doi.org/10.1177/0011392112456478 Ruggiero, V., Visions of political violence, 2019, New York, NY : Routledge, pp. 11-46. , https://www.taylorfrancis.com/books/mono/10.4324/9780429291463/visions-political-violence-vincenzo-ruggiero Parsons, K. A., Structural Violence and Power, 2007, Peace Review, 19(2), 173-181., https://doi.org/10.1080/10402650701353612 Walby, S., Towers, J., Francis, B., Mainstreaming Domestic and gender based Violence into Sociology and the Criminology of Violence, 2014, The Sociological Review, 62, 187-214., https://doi.org/10.1111/1467-954X.12198 Clemente, M., The counter-trafficking apparatus in action: who benefits from it?, 2022, Dialectical Anthropology, 46, 267–289. , https://doi.org/10.1007/s10624-022-09655-8
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Arendt, H., On Violence, 1970, Orlando, FL: Harcourt, Collins, R., Violence: A Micro-sociological Theory, 2008, Princeton, NJ: Princeton University Press., Della Porta, D., Social Movements, Political Violence and the State, 2006, Cambridge: Cambridge University Press, Foucault, M., Discipline and Punish: The Birth of the Prison, 1997, London: Penguin., Giddens, A., The Nation-State and Violence: Volume Two of a Contemporary Critique of Historical Materialism, 1985, Cambridge: Polity, Hardt, M., Negri, A., Multitude: War and Democracy in the Age of Empire, 2006, London: Penguin Books, Ray, L., Violence and Society, 2011, London: Sage, Wacquant, L., Punishing the Poor: The Neoliberal Government of Social Insecurity, 2009, Durham, NC: Duke University Press, Wieviorka, M., Violence: A New Approach, 2009, London: Sage, Bourdieu, P., Masculine Domination, 2002, Stanford: Stanford University Press, Dores, A.P., Pontes, N.H., Silvestri, A., Loureiro, R., Finding a Way Out of Prison: Portugal, A Collaborative Model. In: Guia, M., Gomes, S. (eds) Prisons, State and Violence, 2019, Springer, Cham,
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16