Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02123
Acrónimo :
02123
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Pré-requisitos obrigatórios: não existem. Pré-requisitos limitativos: é conveniente ter sensibilidade para números ou vontade de construir essa sensibilidade ou alguns conhecimentos de contabilidade (não é obrigatório; apenas limitativo).

Objetivos Gerais / Objectives


No final desta Unidade Curricular, os alunos devem: 1. Saber explicar os principais conceitos de custos e controlo de gestão. 2. Saber explicar a utilidade dos vários instrumentos de controlo de gestão para a gestão das organizações das indústrias criativas e culturais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: 1. Distinguir as principais taxonomias de custos e ser capaz de as aplicar para apoiar a tomada de decisão em organizações das indústrias criativas e culturais. 2. Formular a teoria custos-volume-resultados (CVR) e aplicá-la para estimar resultados em organizações das indústrias criativas e culturais. 3. Saber determinar o ponto crítico e a margem de segurança numa organização cultural. 4. Caraterizar o sistema activity-based costing (ABC) e diferenciá-lo do sistema tradicional de alocação de custos. 5. Explicar os instrumentos e a importância do controlo de gestão comportamental para a gestão das organizações das indústrias criativas e culturais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 - Custos e Tomada de Decisões 1.1. Funções de gestão e tipos de contabilidade 1.2. Custos diretos e indiretos 1.3. Repartição dos custos indiretos: método tradicional 1.4. Custos fixos e custos variáveis 1.5. Custos relevantes e irrelevantes 1.6. Custos e proveitos incrementais 1.7. Custos de oportunidade 1.8. Custos controláveis e não controláveis 2 - Análise Custos-Volume-Resultados (CVR) 2.1. Comportamento dos custos face a variações do nível de atividade: custos fixos e variáveis 2.2. Pressupostos e limites da análise CVR 2.3. Ponto crítico e margem de segurança 2.4. Estimativa de resultados 3 - Activity-Based Costing (ABC) 3.1. Origens e operacionalização do ABC 3.2. O ABC e o método tradicional de alocação de custos 4 - Controlo de Gestão Comportamental 4.1. Controlo de gestão, comportamentos e instrumentos de motivação 4.2. Centros de responsabilidade 4.3. Avaliação do desempenho de centros de responsabilidade 4.4. Preços de transferência interna 4.5. Instrumentos de diálogo

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A articulação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se do seguinte modo: 1. Custos e Tomada de Decisões: contribui para o OA1 (distinguir as principais taxonomias de custos e ser capaz de as aplicar para apoiar a tomada de decisão em organizações das indústrias criativas e culturais), OA2 (formular a teoria custos-volume-resultados (CVR) e aplicá-la para estimar resultados em organizações das indústrias criativas e culturais) e OA3 (saber determinar o ponto crítico e a margem de segurança). 2. Teoria Custos-Volume-Resultados (CVR): contribui para o OA2 e OA3 (já referidos). 3. Activity-Based Costing (ABC): contribui para o OA4 (caraterizar o ABC e diferenciá-lo do sistema tradicional de alocação de custos). 4. Controlo de Gestão Comportamental: contribui para o OA5 (explicar os instrumentos e a importância do controlo de gestão comportamental para a gestão das organizações).

Avaliação / Assessment


Duas modalidades de avaliação: 1. Avaliação ao longo do semestre: - Casos individuais e/ou em grupo (temáticos): 10% - Trabalho de grupo, com eventual discussão oral: 30%. - Teste individual escrito: 60% Requisitos: - Execução dos casos e trabalhos de avaliação. - Média mínima de 10 valores nas casos e trabalhos de avaliação. - Nota mínima de 8 valores no teste individual escrito. Assiduidade: - Não existe assiduidade mínima. 2. Avaliação por exame: - Exame individual escrito: 100%. Defesa de nota: eventual defesa de nota, oral ou escrita, para classificação superior a 16 valores, em qualquer das modalidades.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá desenvolver competências de execução, análise e síntese, pesquisa, crítica e comunicação através das metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação e transmisão dos quadros teóricos de referência. 2. Participativas, numa lógica interrogativa, com resolução, análise e discussão de casos práticos e documentação de de apoio. 3. Ativas, numa lógica colaborativa, com a realização de casos práticos, análise de textos e compreensão de leitura. 4. Ativas, numa lógica colaborativa, com a realização de trabalhos práticos e casos de grupo e/ou individuais de avaliação. 5. Trabalho autónomo, consubstanciado no autoestudo, pelo próprio aluno, prévio às aulas e posterior às aulas de uma forma sistemática.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem (AO). Em consonância, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os objetivos de aprendizagem (OA). 1. Metodologias Expositivas: são essenciais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, coerentes com os objetivos de aprendizagem (OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5), porque esta unidade curricular (UC) requer uma boa compreensão dos conceitos para que possam ser devidamente aplicados na prática. 2. Metodologias Participativas, em aula: são fundamentais para concretizar os objetivos OA1 (distinguir as principais taxonomias de custos e ser capaz de as aplicar para apoiar a tomada de decisão em organizações das indústrias criativas e culturais) e OA2 (formular a teoria custos-volume-resultados (CVR) e aplicá-la para estimar resultados em organizações das indústrias criativas e culturais). 3. Metodologias Ativas, em aula: são essenciais para atingir os objetivos OA3 (saber determinar o ponto crítico e a margem de segurança), OA4 (caraterizar o sistema activity-based costing e diferenciá-lo do sistema tradicional de alocação de custos) e OA5 (explicar os instrumentos e a importância do controlo de gestão comportamental para a gestão das organizações das indústrias criativas e culturais). 4. Metodologias Ativas, extra aula, numa perspetiva colaborativa: são fundamentais para a concretização dos objetivos OA1 (distinguir as principais taxonomias de custos e ser capaz de as aplicar para apoiar a tomada de decisão em organizações das indústrias criativas e culturais), OA2 (formular a teoria custos-volume-resultados (CVR) e aplicá-la para estimar resultados em organizações das indústrias criativas e culturais, OA3 (saber determinar o ponto crítico e a margem de segurança numa organização cultural, OA4 (caraterizar o sistema activity-based costing e diferenciá-lo do sistema tradicional de alocação de custos) e OA5 (explicar os instrumentos e a importância do controlo de gestão comportamental para a gestão das organizações das indústrias criativas e culturais), devido à dimensão avaliativa. 5. Trabalho Autónomo, prévio às aulas e após as aulas: é absolutamente nuclear e transversal a todos os OA.

Observações / Observations


1 - A documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados na unidade curricular, com exceção dos livros, será disponibilizada na plataforma de e-learning (exº: Moodle). 2 - A bibliografia básica e secundária não está incluída no ponto anterior. 3 - Pode aceitar-se a produção de conteúdos utilizando a inteligência artificial (exº: ChatGPT, Suno, Gamma, etc.) desde que indicado pelo aluno os moldes dessa utilização e a(s) prompt(s) utilizada(s) para a geração dessse conteúdo. 4 - Horário de atendimento: a indicar nas aulas e/ou na plataforma de e-learning (exº: Moodle) em função dos horários letivos.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


1. Drury, C. (2022), Management Accounting for Business, 8th Edition, Cengage Learning EMEA. 2. Merchant, K. A. and Van der Stede, W. A. (2023), Management Control Systems, 5th Edition, Financial Times/Prentice Hall.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


1. Franco, V. F. et al., (2010), Os Custos, os Resultados e a Informação par a Gestão, 4ª Ed., Lisboa: Livros Horizonte. 2. Jordan, H., Neves, J. C. e Rodrigues, J. A. (2021), O Controlo de Gestão - Ao Serviço da Estratégia e dos Gestores, 11ª Ed., Lisboa: Áreas Editora.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-31