Programa
Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura
Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura
Mestrado em Mercados da Arte
Programa
1. Custos e tomada de decisões 1.1. Funções de gestão e tipos de contabilidade 1.2. Custos diretos e indiretos 1.3. Repartição dos custos indiretos: método tradicional 1.4. Custos fixos e custos variáveis 1.5. Custos relevantes e irrelevantes 1.6. Custos e proveitos incrementais 1.7. Custos de oportunidade 1.8. Custos controláveis e não controláveis 2. Análise custos-volume-resultados 2.1. Comportamento dos custos face a variações do nível de atividade: custos fixos e variáveis 2.2. Pressupostos e limites da análise 2.3. Ponto crítico e margem de segurança 2.4. Estimativa de resultados 3. Activity-based costing (ABC) 3.1. Origens e operacionalização do ABC 3.2. O ABC e o método tradicional de alocação de custos 4. O Balanced Scorecard 4.1. Caraterização 4.2. Aplicação a organizações das indústrias criativas e culturais, com foco na dimensão financeira