Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
·
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular: (1) compreendam os principais conceitos de Controlo de Gestão e (2) compreendam a sua utilidade para a gestão das organizações das indústrias criativas e culturais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: - Compreender várias taxonomias de custos e ser capaz de as aplicar para apoiar a tomada de decisão em organizações das indústrias criativas e culturais. - Descrever a teoria custos-volume-resultados (CVR) e aplicá-la para estimar resultados em organizações das indústrias criativas e culturais. - Saber determinar o ponto crítico e a sua margem de segurança numa organização cultural. - Caraterizar o sistema activity-based costing (ABC) e diferenciá-lo do sistema tradicional de alocação de custos. - Compreender como o balanced scorecard pode ser adotado nas indústrias criativas e culturais, com foco na dimensão financeira.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Custos e tomada de decisões 1.1. Funções de gestão e tipos de contabilidade 1.2. Custos diretos e indiretos 1.3. Repartição dos custos indiretos: método tradicional 1.4. Custos fixos e custos variáveis 1.5. Custos relevantes e irrelevantes 1.6. Custos e proveitos incrementais 1.7. Custos de oportunidade 1.8. Custos controláveis e não controláveis 2. Análise custos-volume-resultados 2.1. Comportamento dos custos face a variações do nível de atividade: custos fixos e variáveis 2.2. Pressupostos e limites da análise 2.3. Ponto crítico e margem de segurança 2.4. Estimativa de resultados 3. Activity-based costing (ABC) 3.1. Origens e operacionalização do ABC 3.2. O ABC e o método tradicional de alocação de custos 4. O Balanced Scorecard 4.1. Caraterização 4.2. Aplicação a organizações das indústrias criativas e culturais, com foco na dimensão financeira
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta «demonstração de coerência» decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como se apresenta de seguida: OA1 - Capítulo 1 OA2 - Capítulo 2 OA3 - Capítulo 2 OA4 - Capítulo 3 OA5 - Capítulo 4
Avaliação / Assessment
Duas modalidades de avaliação: 1. Avaliação periódica - Casos individuais e/ou trabalho(s) em grupo, com eventual discussão oral (40%) - Exame (60%) Requisitos: - Execução dos casos/trabalhos de avaliação - Média mínima de 10 valores nos casos/trabalhos de avaliação - Nota mínima de 8 valores no exame Assiduidade: - Não existe assiduidade mínima. 2. Avaliação por exame - Exame final (100%) Defesa de nota: eventual, oral ou escrita, para classificação superior a 16 valores
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Para a aquisição de competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2. Participativas, com resolução, análise e discussão de casos práticos na aula e/ou textos de apoio específicos. 3. Ativas, com realização de trabalhos e casos de grupo e/ou individuais. 4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem (AO), pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. AO1 - MEA1, MEA2, MEA4 AO2 - MEA1, MEA2, MEA3, MEA4 AO3 - MEA1, MEA2, MEA3, MEA4 AO4 - MEA1, MEA2, MEA3, MEA4
Observações / Observations
Due the current situation caused by COVID-19, the assessment process of the students may be adjusted, and if so that should be disclosed.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
1. Drury, C. (2022), Management Accounting for Business, 8th Edition, Cengage Learning EMEA. 2. Merchant, K. A. and Van der Stede, W. A. (2023), Management Control Systems, 5th Edition, Financial Times/Prentice Hall.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
1. Franco, V. F. et al., (2010), Os Custos, os Resultados e a Informação par a Gestão, 4ª Ed., Lisboa: Livros Horizonte. 2. Jordan, H., Neves, J. C. e Rodrigues, J. A. (2021), O Controlo de Gestão - Ao Serviço da Estratégia e dos Gestores, 11ª Ed., Lisboa: Áreas Editora.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16