Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não
Objetivos Gerais / Objectives
Introduzir o estudante na análise das organizações e da sua gestão, apresentando os principais modelos e os seus contextos, analisando o meio envolvente das organizações e os principais conceitos e teorias no quadro das funções do processo de gestão.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Identificar os modelos de gestão (ou teorias) e os seus contextos: modelos racionais, modelos burocráticos (processos internos), modelos de relações humanas e modelos de sistemas abertos. 2. Explicar e descrever o surgimento e a evolução das principais correntes teóricas. 3. Identificar e descrever as componentes do meio envolvente das organizações. 4. Analisar os principais conceitos e teorias no quadro das funções do processo de gestão: Planeamento e tomada de decisão, Organização, Motivação e liderança, Controle e Responsabilidade Social .
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Gestão nas Organizações 2. Teorias da Gestão 3. Análise da Envolvente 4. Planeamento 5. Tomada de Decisão 6. Estrutura da Organização 7. Influência e Poder 8. Motivação 9. Medidas de Desempenho e Controlo 10. Responsabilidade Social
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP2 OA2 - CP1 e CP2 OA3 - CP3 OA4 - CP4, CP5, CP6, CP7, CP8, CP9 e CP10
Avaliação / Assessment
A avaliação pode ser contínua ou final. A contínua constará de: Participação e assiduidade - 20%; Relatório - 20%; Frequência final - 60% (a nota deste teste deve ser no mínimo de 7.50) Os alunos podem optar por apresentar-se apenas a exame no final do semestre, sendo a sua classificação final a resultante desse exame. Existem duas chamadas.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir e desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, no âmbito desta UC e em conformidade com os objetivos definidos. Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas 2. Participativas 3. Activas 4. Auto-estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Transversal a todos os OA 2. Participativas, com análise e discussão dos temas a todos os OA 3. Activas, com realização de trabalhos Transversal a todos os OA 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas Transversal a todos os OA
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
BODDY, David Management, an Introduction, 5th Edition ( Prentice Hall)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Stein, T. e Bathurst, J. (2008). Performing Arts Management. New York: Allworth Press. Byrnes, W. e Martin, D. (2003). Management and the arts (3ª Ed.), London: Focal Press Casos e artigos a serem indicados Bartol, Kathryn M., Martin, David C. (1994), 2nd edition, McGraw Hill Edition
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16