Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02129
Acrónimo :
02129
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


1. Compreender as diferentes situações da análise estratégica, incluindo a análise da envolvente, da indústria e dos stakeholders e a sua influência na análise interna das organizações. 2. Utilizar abordagens racionais para a identificação e escolha de alternativas incluindo as competências chave e estratégia baseadas em escala e não escala. 3. Analisar questões e práticas relacionadas com a implementação das estratégias escolhidas. 4. Incorporar princípios de uma gestão responsável na tomada de decisão estratégica. 5. Desenvolver um pensamento crítico. 6. Ter autonomia para planear os seus processos de aprendizagem para avançar os seus conhecimentos na área em estudo e desenvolvimento contínuo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Apresentar e desenvolver os conceitos, metodologias e instrumentos para uma participação efi caz no processo de gestão estratégica, incorporando uma abordagem de gestão responsável.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Conceitos Básicos (do posicionamento ao movimento) 2. Formulação da Estratégia - visão, missão e valores 3. Ética, RSE e Sustentabilidade 4. A Visão Baseada nos Recursos e as Capacidades Dinâmicas 5. A envolvente externa (mediata) 6. Análise da indústria e dos concorrentes 7. Escolha das estratégias (de negócio) 7.1. Estratégias genéricas 7.2. Oceanos azuis 8. Escolha das Estratégias (da empresa) 8.1. Integração vertical e outsourcing 8.2. Diversificação 8.3. Alianças estratégicas 8.4. Internacionalização 9. Implementação 10. Controlo Estratégico 11. Balanced Scorecard 12. Governação Empresarial

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A tabela seguinte estabelece a correspondência entre os Objectivos de Aprendizagem (OA) e os Conteúdos Programáticos (CP): OA1 - CP 1 a 6 OA2 - CP 7 e 8 OA3 - CP 9 a 11 OA4 - CP 3 e 12 OA5 - CP 1 a 12 OA 6 - CP 1 a 12

Avaliação / Assessment


Opção 1 (Aval.periódica) -50%:Teste Final Individual (TA=30+3h) -35%:Trabalho de grupo: apresentação + relatório (TA = 30hrs) -15%: Trabalho de grupo; apresentação em aula (TA = 24hrs) Aprovação: Média ponderada de 10 val. ou superior; o teste final individual e a média ponderada das restantes componentes da avaliação periódica não podem ser inferior a 8 val. Assistência mínima: 2/3 das aulas Opção 2 (Exame final) Aprovação: 10 valores

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. O método de ensino inclui aulas expositivas ( teóricas) e aulas práticas de discussão da matéria teórica e de aplicação da teoria à prática através de casos de estudo e outros exemplos. (TA = 10 + 16 + 6 horas) 2. Os alunos são incentivados a participar nas discussões e apresentações (TA = 30 hrs). 3. Auto-estudo (preparação para exame) (TA = 30 horas).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As Metodologias de Ensino (ME) adoptadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir os conhecimentos e competências constantes dos Objectivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente: ME 1 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4 e OA 5 ME 2 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4 e OA 5 ME 3 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5 e OA 6

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na 1ª semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Thompson, A., Peteraf, M., Gamble, J., Strickland III, A. J. (2021). Crafting & executing strategy 23/e: The quest for competitive advantage: Concepts and cases. McGraw-Hill Education. Pearce, J. A., Robinson, R.B. (2014). Strategic Management, 14th edition, McGraw-Hill International Editions. Lasserre, P. (2017). Global strategic management. Macmillan International Higher Education. Barney, J. B., & Hesterly, W. S. (2015). Strategic competitive advantage: Concepts and cases. Pearson.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Nicolau, I. (2001). O conceito de estratégia. Working paper 01-01, INDEG/ISCTE Kim, W. C. & Mauborgne, R. 2005. Blue Ocean Strategy: from theory to practice. California Management Review, Spring 2005, Vol. 47(3):105-121 Lopes da Costa, R., Pereira, L., António, N. (2017). Estratégia Organizacional: do Estado da Arte à implementação. Actual Editora. Cardeal, N., António, N. (2012). Valuable, Rare, Inimitable Resources and Organization (VRIO) Resources or Valuable, Rare, Inimitable Resources (VRI) Capabilities: what leads to competitive advantage?, African Journal of Business Management, Vol. 6 (37), pp.10159 ? 10170. António, N. (2015) Estratégia Organizacional: do posicionamento ao movimento, 3ª Edição, Edições Sílabo. António, N. (coord) (2012). Estratégia Organizacional: do mercado à ética. Escolar Editora.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16