Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02130
Acrónimo :
02130
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


Num contexto de Transformação Digital e transição para a Indústria 5.0, esta unidade curricular tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma visão abrangente dos sistemas tecnológicos — de informação e de produção — aplicados aos processos industriais, tanto em empresas industriais como de serviços. A unidade curricula procura identificar as soluções tecnológicas mais adequadas aos diversos processos organizacionais e fornecer orientações práticas sobre como adotar essas tecnologias para melhorar o desempenho operacional e estratégico das organizações. Adicionalmente, a unidade curricular visa aplicar conceitos atuais relacionados com Serviços, Empreendedorismo, Sustentabilidade e Adoção de Tecnologias, promovendo uma abordagem crítica e prática à transformação organizacional e digital.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Caracterizar as organizações e os processos - tanto de produção de bens tangíveis como de prestação de serviços - e o papel dos sistemas tecnológicos nas empresas e instituições; OA2.: Identificar, mapear e analisar processos de negócio e oportunidades de melhoria através da modelação, reengenharia (BPR) e utilização de sistemas de informação e tecnologias; OA3: Compreender as características dos sistemas de informação e a sua utilização na gestão dos processos organizacionais das empresas; OA4.: Aplicar competências de planeamento estratégico e apoio à decisão no ambito de sistemas e tecnologias; OA5.: Avaliar os desafios relacionados com a adoção de tecnologias, como cibersegurança, privacidade, sustentabilidade e gestão da mudança, e seu impacto organizacional. OA6.: Integrar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de um projeto aplicado, propondo soluções tecnológicas inovadoras e sustentadas para problemas reais de gestão industrial e logística..

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução aos Sistemas e Tecnologias na Era Digital CP2. Sistemas de Informação e Transformação Digital nas Organizações CP3. Análise e Melhoria de Processos com Sistemas e Tecnologia CP4. Tecnologias de Apoio à Produção e Logística CP5. Apoio à Decisão e Projetos Tecnológicos CP6. Cibersegurança, Privacidade e Sustentabilidade Digital CP7. Gestão da Mudança e Adoção de Tecnologias

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Relação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA): CP1 - OA1 CP2 - OA1 + OA3 CP3 - OA2 CP4 - OA3 CP5 - OA4 + OA6 CP6 - OA5 CP7 - OA5 + OA6

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica Trabalho de grupo - 45% Trabalho individual (trabalhos temáticos individuais e participação em aulas) - 15% Teste final individual - 40% Para obtenção de aprovação final em avaliação periódica, os alunos têm de obter, no mínimo, 8 valores em qualquer das componentes de avaliação. Frequência mínima 80% das aulas para modelo de avaliação periódica. Avaliação no final do semestre Exame final -100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Principais interligações entre as metodologias de ensino - aprendizagem e os respectivos objectivos (OA): - OA1: I, II - OA2 - OA4: I, II, III

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Ao longo do processo de ensino- aprendizagem, serão utilizadas as seguintes metodologias: 1) Expositivas, salientando as referências teóricas de base; 2) Participativas, com análise e discussão de exercícios; 3) Ativas, com realização de trabalho de grupo; 4) Participativas, com realização de visita de estudo; 5) Ativas, com preparação para visita de estudo e realização posterior de relatório; 6) Auto-estudo

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Laudon, K. C., Laudon, J. P., & Traver, C. G. (2024). Essentials of Management Information Systems (15th ed., Global Edition). Pearson Education. Valacich, J., Schneider, C., & Hashim, M. (2023). Information Systems Today: Managing in the Digital World (9th ed., Global Edition). Pearson Education. Laudon, K. C., & Laudon, J. P. (2022). Management Information Systems: Managing the Digital Firm (17th ed., Global Edition). Pearson Education. Wallace, P. (2021). Introduction to Information Systems (4th ed.). Pearson Education. McKinney, E., & Kroenke, D. M. (2015). Processes, Systems, and Information: An Introduction to MIS (2nd ed., Global Edition). Pearson Education. Documentação disponibilizada pelo docente, incluindo copia dos slides de apoio às aulas, exercícios, artigos e enunciado de casos.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Slack, N., & Brandon-Jones, A. (2022). Operations Management (10th ed., Global Edition). Pearson Education. Chaffey, D. (2019). Digital Business and E-Commerce Management: Strategy, Implementation and Practice (7th ed.). Pearson Education.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-10-17