Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Depois de concluir a UC os alunos deverão compreender o ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas de informação e ter capacidade de comunicar com os especialistas desta área. Procura-se que seja adquirida uma compreensão prática pela aprendizagem de conceitos e pelo desenvolvimento de trabalho, associados a cada fase do ciclo de desenvolvimento, com maior enfoque na conceção dos sistemas e na exploração de dados.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da lecionação desta UC o aluno deve estar apto a (OA): OA1.: Diferenciar e relacionar as fases do ciclo de vida de desenvolvimento de software (sistemas) OA2.: Analisar, desenhar e desenvolver sistemas de informação aplicados a um contexto inovador OA3.: Avaliar e argumentar a utilização de uma tipologia de sistema de informação e respetivo modelo de dados OA4.: Criar mecanismos de exploração e análise de dados em modelos relacionais e dimensionais OA5.: Desenvolver capacidades colaborativas e de investigação em contexto de equipa de projeto
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Enquadramento do Desenvolvimento dos Sistemas de Informação CP2: Modelização de Sistemas de Informação - Unified Modelling Language (UML) CP3: Desenvolvimento de Sistemas de Informação Operacionais CP4: Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Apoio à Decisão e Exploração de Dados CP5: Desenvolvimento de Projeto
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A compreensão do ciclo de desenvolvimento de sistemas (OA.1) é uma preocupação transversal em todos os tópicos de programa, no entanto o seu enquadramento geral é realizado no CP.1. A modelização dos sistemas de informação é um conteúdo (CP.2) necessário para a análise e desenho de sistemas (OA.2). A aprendizagem sobre o desenvolvimento de sistemas de informação operacionais (CP.3) e de apoio à decisão e respetiva exploração de dados (CP.4) permitirão apoiar o desenvolvimento de sistemas de informação (OA.2), a discussão sobre o modelo mais adequado em determinado contexto (OA.3) e a criação de mecanismos de exploração de dados (OA.4). O desenvolvimento de capacidades colaborativas em contexto de projeto (OA.5) é abordado no CP.5.
Avaliação / Assessment
Avaliação por exame (1ª Época, 2ª Época e Época Especial): * Prova escrita (100%) - Aprovação - nota >= 10 valores Avaliação ao longo do semestre: * Dois testes escritos individuais sem consulta - avaliação intercalar (20% + 20%) ; * Trabalho em grupo com discussão - entregas faseadas do trabalho ao longo do semestre e discussão no final do semestre (50%); * Quizzes e participação em aula (10%). - Aprovação: Nota final >= 10 valores; e Média dos testes individuais escritos >= 10 valores. - A não comparência na discussão de trabalho implica a anulação do trabalho de grupo como elemento de avaliação. - As notas finais do trabalho de grupo dependerão do desempenho de cada aluno na discussão e poderão variar entre 0 (zero) e 20 valores. - Há possibilidade de realizar a prova escrita em primeira época para repescagem da nota obtida nos testes intercalares.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivo-ilustrativas, para apresentação de conceitos com exemplificação; 2. Participativas, com análise, resolução e discussão de exercícios práticos. Por vezes esta modalidade pode requerer trabalho autónomo extra-aula; 3. Aula invertida, com a apresentação de soluções por parte dos alunos a serem debatidas em contexto de aula. Esta modalidade requer trabalho autónomo; 4. Orientada a Projeto, desenvolvimento autónomo de um trabalho que contempla as matérias leccionadas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta UC procura ser marcadamente de índole prática em contexto aplicado, pelo que a apresentação dos conceitos teóricos é enquadrada na exposição de exercícios/casos práticos ilustrativos (MEA.1). Por seu turno a diferenciação e relacionamento das fases do ciclo de vida de desenvolvimento dos sistemas (OA.1) é um tópico abordado recorrentemente em todas as metodologias de aprendizagem utilizadas na UC. A concretização dos objetivos OA.2 a OA.4, que visam dotar os estudantes de uma capacidade de intervenção em qualquer etapa do ciclo de vida do desenvolvimento de um sistema que vise a resolução de problemas, com espírito crítico e argumentativo vai ser construindo de forma dinâmica e colaborativa recorrendo a aulas participativas (MEA.2), a aulas invertidas (MEA.3), e ao desenvolvimento do projeto (MEA.3). As aulas e trabalho orientados a projeto (MEA.4) constituirão o contexto propício ao desenvolvimento de capacidades colaborativas e de investigação (OA.5).
Observações / Observations
Utilização de ferramentas de IA: - caso os alunos recorram a ferramentas de IA para a produção de conteúdos para os trabalhos a realizar, deverão dar essa nota identificando: ferramenta, prompts utilizadas e comentários/críticas à sua utilização. Estudantes com Estatuto Especial: - Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar com o docente da UC, ou com o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Fundamentação ODS: - A UC contribui nomeadamente para o ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestruturas, pela capacidade que aporta ao nível do conhecimento e capacidade de intervenção no ciclo de vida de desenvolvimento dos sistemas de informação suportada sobretudo na análise, conceção e implementação de modelos que primam pelo foco na gestão e exploração dos dados, o que permite um melhor conhecimento das realidades organizacionais e gera um potencial de transformação e inovação.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Coronel, C., Morris, S..(2022). "Database Systems: Design, Implementation, & Management (MindTap Course List)" 14th Edition. Cengage Learning. - Kimball, R., Ross, M..(2013) . "The Data Warehouse Toolkit " - 3rd edition. John Wiley & Sons - Booch, Grady. (2017) . "Unified Modeling Language User Guide, The (Addison-Wesley Object Technology Series) 2nd Edition". Addison-Wesley, 2005 - OMG. (2017). " OMG Unified Modeling Language - Specification " version 2.5.1.. Available https://www.omg.org/spec/UML/2.5.1/PDF
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Laudon, Kenneth C., Laudon, Jane. (2022) "Management Information Systems"- 17th edition . Pearson, 2017 - Kimball, R., Ross, M., Thornthwaite, W., Mundy, J., Becker, B.. (2008) . "The Data Warehouse Lifecycle Toolkit" - 2nd edition . John Wiley & Sons.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-30