Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02131
Acrónimo :
02131
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
54.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


- Dotar os estudantes da capacidade de comunicar com especialistas da área de sistemas e tecnologias de informação - Conhecer as fases do ciclo de vida de desenvolvimento de software (sistemas) - Capacidade de se envolver no desenvolvimento de um sistema de informação - Capacidade de discutir o modelo de dados mais adequado a um determinado contexto

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1.: Diferenciar e relacionar as fases do ciclo de vida de desenvolvimento de software (sistemas) OA2.: Analisar, desenhar e desenvolver sistemas de informação aplicados a um contexto inovador OA3.: Avaliar e argumentar a utilização de uma tipologia de sistema de informação e respetivo modelo de dados OA4.: Criar mecanismos de exploração e análise de dados em modelos relacionais e dimensionais OA5.: Desenvolver capacidades colaborativas e de investigação em contexto de equipa de projeto

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Enquadramento do Desenvolvimento dos Sistemas de Informação CP2: Modelização de Sistemas de Informação - Unified Modelling Language (UML) CP3: Desenvolvimento de Sistemas de Informação CP4: Sistemas de Informação de Apoio à Decisão e Exploração de Dados CP5: Gestão do Projeto da UC

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Relação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA): CP1 - OA1 CP2 - OA1 + OA2 + OA3 CP3 - OA1 + OA2 + OA3 + OA4 CP4 - OA2 + OA3 + OA4 CP5 - OA5

Avaliação / Assessment


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino - aprendizagem: I. Aprendizagem Baseada em Projeto II . Sessões expositivas síncronas (aulas) ou assíncronas (vídeos) realizadas pelo docente III. Aula invertida | Avaliação Contínua: - Dois testes escritos individuais sem consulta (20% + 20%) ; - Trabalho em grupo (50%); - Quizzes e participação em aula (10%). Exame Final: - Prova escrita (100%) Avaliação contínua sujeita à presença mínima em 80% das aulas. Aprovação na avaliação contínua: média >= 9.5 e média testes >= 9.5 Realização de exame implica abdicar de avaliação contínua. Aprovação exame: se obtiver uma nota >= 9.5 valores Nota final >= 14 poderá ser submetida a defesa

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino - aprendizagem: I. Aprendizagem Baseada em Projeto II . Sessões expositivas síncronas (aulas) ou assíncronas (vídeos) realizadas pelo docente III. Aula invertida

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Principais interligações entre as metodologias de ensino - aprendizagem e os respectivos objectivos (OA): - OA1 - I, II - OA2 - OA4 - I, II, III - OA5 - I, III

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- "The Data Warehouse Toolkit " - 3rd edition - R. Kimball, M. Ross - John Wiley & Sons, 2013 - "The unified modeling language : user guide"- 2nd edition - Grady Booch, James Rumbaugh, Ivar Jacobson - Addison-Wesley, 2005 - UML " Specification " version 2.5.1. - https://www.omg.org/spec/UML/2.5.1/PDF , 2017 - UML @ Classroom: An Introduction to Object-Oriented Modeling? - Martina Seidl, Marion Scholz, Christian Huemer, Gerti Kappel Springer, 2015

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- "Management Information Systems"- 15th edition - Kenneth C. Laudon & Jane Laudon - Pearson, 2017 - "The Data Warehouse Lifecycle Toolkit" - 2nd edition - R. Kimball, M. Ross, W. Thornthwaite, J. Mundy, and B. Becker - John Wiley & Sons, 2008 - "Desenhar Bases de Dados com UML" - Pedro Ramos - Edições Sílabo, 2006

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16