Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
- Dotar os estudantes da capacidade de comunicar com especialistas da área de sistemas e tecnologias de informação - Conhecer as fases do ciclo de vida de desenvolvimento de software (sistemas) - Capacidade de se envolver no desenvolvimento de um sistema de informação - Capacidade de discutir o modelo de dados mais adequado a um determinado contexto
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1.: Diferenciar e relacionar as fases do ciclo de vida de desenvolvimento de software (sistemas) OA2.: Analisar, desenhar e desenvolver sistemas de informação aplicados a um contexto inovador OA3.: Avaliar e argumentar a utilização de uma tipologia de sistema de informação e respetivo modelo de dados OA4.: Criar mecanismos de exploração e análise de dados em modelos relacionais e dimensionais OA5.: Desenvolver capacidades colaborativas e de investigação em contexto de equipa de projeto
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Enquadramento do Desenvolvimento dos Sistemas de Informação CP2: Modelização de Sistemas de Informação - Unified Modelling Language (UML) CP3: Desenvolvimento de Sistemas de Informação CP4: Sistemas de Informação de Apoio à Decisão e Exploração de Dados CP5: Gestão do Projeto da UC
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Relação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA): CP1 - OA1 CP2 - OA1 + OA2 + OA3 CP3 - OA1 + OA2 + OA3 + OA4 CP4 - OA2 + OA3 + OA4 CP5 - OA5
Avaliação / Assessment
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino - aprendizagem: I. Aprendizagem Baseada em Projeto II . Sessões expositivas síncronas (aulas) ou assíncronas (vídeos) realizadas pelo docente III. Aula invertida | Avaliação Contínua: - Dois testes escritos individuais sem consulta (20% + 20%) ; - Trabalho em grupo (50%); - Quizzes e participação em aula (10%). Exame Final: - Prova escrita (100%) Avaliação contínua sujeita à presença mínima em 80% das aulas. Aprovação na avaliação contínua: média >= 9.5 e média testes >= 9.5 Realização de exame implica abdicar de avaliação contínua. Aprovação exame: se obtiver uma nota >= 9.5 valores Nota final >= 14 poderá ser submetida a defesa
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino - aprendizagem: I. Aprendizagem Baseada em Projeto II . Sessões expositivas síncronas (aulas) ou assíncronas (vídeos) realizadas pelo docente III. Aula invertida
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Principais interligações entre as metodologias de ensino - aprendizagem e os respectivos objectivos (OA): - OA1 - I, II - OA2 - OA4 - I, II, III - OA5 - I, III
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- "The Data Warehouse Toolkit " - 3rd edition - R. Kimball, M. Ross - John Wiley & Sons, 2013 - "The unified modeling language : user guide"- 2nd edition - Grady Booch, James Rumbaugh, Ivar Jacobson - Addison-Wesley, 2005 - UML " Specification " version 2.5.1. - https://www.omg.org/spec/UML/2.5.1/PDF , 2017 - UML @ Classroom: An Introduction to Object-Oriented Modeling? - Martina Seidl, Marion Scholz, Christian Huemer, Gerti Kappel Springer, 2015
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- "Management Information Systems"- 15th edition - Kenneth C. Laudon & Jane Laudon - Pearson, 2017 - "The Data Warehouse Lifecycle Toolkit" - 2nd edition - R. Kimball, M. Ross, W. Thornthwaite, J. Mundy, and B. Becker - John Wiley & Sons, 2008 - "Desenhar Bases de Dados com UML" - Pedro Ramos - Edições Sílabo, 2006
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16