Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02132
Acrónimo :
02132
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
54.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular pretende capacitar os estudantes para utilizarem os diversos elementos da Gestão de Processos de Negócio (Business Process Management), incluindo a descoberta, a modelação avançada, a análise qualitativa e quantitativa, o redesenho e a automatização de processos de negócio.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da presente UC os alunos deverão ser capazes de: (OA 1) Enquadramento - compreender os conceitos de Arquitetura de Empresa e de Gestão de Processos de Negócio bem como o seu contributo para a melhoria do desempenho organizacional. (OA 2) Descoberta ? documentar os processos de negócio com diferentes níveis de detalhe, usando técnicas avançadas de modelação de processos de negócios (BPMN). (OA 3) Análise - aplicar técnicas qualitativas e quantitativas para analisar o desempenho dos processos de negócio e avaliar o impacto das mudanças. (OA 4) Redesenho - identificar e conceber as oportunidades de melhoria de negócios com base em modelos de processos de negócios (OA 5) Automatização ? usar SI/TIC de uma forma efetiva para construir soluções de automação de processos (BPMS, ERP) que materializem os benefícios de melhoria de processos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Enquadramento da gestão de processos 2. Identificação de processos - Processos chave - Arquitetura de processos 3. Modelação de processos - Iniciação ao BPMN - Ramificação e convergência - Artefactos e Recursos 4. Modelação avançada de processos - Decomposição - Reutilização - Tratamento de eventos - Tratamento de exceções - Regras de negócio 5. Descoberta de processos - A aproximação à descoberta de processos - Métodos de descoberta 6. Análise qualitativa de processos - Valor acrescentado - Causa do problema - Documentação do problema e avaliação de impacto 7. Análise quantitativa de processos - Indicadores de desempenho - Análise do fluxo - Simulação 8. Redesenho dos processos - A essência do redesenho de processos - Heurísticas de redesenho 9. Automatização de processos - Desafios e benefícios da introdução de um BPMS / ERP - Execução de modelos de processos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre os objetivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP): OA1. - CP1 + CP2 OA2. - CP3 +CP4 OA3 - CP5 + CP6 + CP7 OA4. - CP8 OA5. - CP9

Avaliação / Assessment


A: Avaliação ao longo do semestre lectivo (periódico). 1. Mini-teste + participação nas aulas - 20% 2. Projeto de grupo - 50% 3. Teste final individual - 30% Classificação mínima de 8 valores no Teste individual e no Projeto de grupo. (ou) B: Avaliação no final do semestre Exame consistindo em prova escrita individual e exercício prático - 100% A aprovação é obtida com uma classificação de 10 valores ou superior.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC segue uma abordagem de aprendizagem experiencial baseada no desenvolvimento de projetos (projet based learning), com aulas invertidas (flipped classes) e a utilização de conteúdos digitais e plataformas de e-learning, com o objetivo de estimular a autonomia de aprendizagem e a colaboração entre os estudantes para a resolução dos desafios que lhe são propostos. O processo de ensino-aprendizagem integra diversas atividades complementares: - aulas expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência. - sessões participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação. - sessões participativas com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio e leitura. - sessões ativas na realização de um trabalho prático utilizando um BPMS e no projeto de grupo - auto-estudo. Aulas teórico-práticas (4h30m por semana). Espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 8h semanais para consulta da bibliografia, revisão de matéria dada, resolução de exercícios propostos e resposta a problemas para avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem (OA): - Expositivas, salientando as referências teóricas de base: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5; - Participativas, com análise e discussão de exercícios: OA2 + OA3 + OA4 + OA5; - Activas, com realização de trabalho de grupo: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5; - Auto-estudo: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. As aulas realizadas em aula poderão ser transmitidas por zoom. As aulas expositivas serão complementadas com material de apoio áudio?visual (vídeos e questionários online / quizzes) que facilitam o autoestudo por parte dos estudantes. .

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Coursera guided projects - Documentação de apoio ao Bizagi - Documentação disponibilizada pelo docente - Dumas, M.; La Rosa, M.; Mendling, J.; Reijers, H.A. (2018), Fundamentals of Business Process Management, 2nd ed., Springer (www. http://fundamentals-of-bpm.org/)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Slack, N.; Chambers, S.; Johnston, R. (2022), Operations Management, 10th Ed, Prentice- Hall/Financial Times - Nunes M; O?Neill H.(2007), Fundamental de UML, 5ª edição, FCA - Laudon, K.C. and Laudon, J.P. (2022) Management Information Systems, 17th Edition, Prentice Hall - Jeston, J. (2018), Business Process Management ? Practical guidelines to successful implementation, 4th Ed, Routledge

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16