Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02137
Acrónimo :
02137
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular estejam familiarizados com a utilização do programa estatístico (SPSS) no que se refere à construção e à gestão de uma base de dados em SPSS. Sejam capazes de utilizar certos procedimentos para operar com novas variáveis. E adquiram competências para uma análise descritiva dos dados

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Proporcionar aos alunos as seguintes aprendizagens: OA1: Desenvolvimento de competências de construção de bases de dados usando o SPSS OA2: Desenvolvimento de competências básicas de transformação e construção de variáveis OA3: Desenvolvimento de competências básicas de análise descritiva de dados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução ao SPSS 1.1. Apresentação do programa 1.2. Construção de uma base de dados em SPSS 1.3. Transformação de variáveis 1.3.1. Recodificação de variáveis 1.3.2. Construção de novas variáveis 2. Instrumentos básicos de análise de dados 2.1. Análise univariada: Frequências e Medidas de síntese 2.2. Análise bivariada: Tabelas de contingência e tabelas de medidas síntese

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (especificados nos seus diversos pontos) conforme as ligações seguintes: OA1: Pontos 1.1 | 1.2 OA2: Pontos 1.3.1 | 1.3.2 OA3: Pontos 2.1 | 2.2

Avaliação / Assessment


Existem duas modalidades de avaliação: 1. Avaliação continua: Obriga a uma assiduidade mínima obrigatoria a 2/3 das sessões. A nota final resulta de duas componentes: a) Participação em aula (15%); b) Relatório final escrito e prático usando IBM SPSS (85%). 2. Avaliação por exame - Inclui uma componente teórica e uma componente prática. A nota final resulta das duas componentes: a) Teste de escolha múltipla (50%) b) Teste prático com recurso ao SPSS (50%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teóricas-práticas estão em articulação com todos os objetivos de aprendizagem

Observações / Observations


As aulas teóricas (T) e teóricas-práticas (TP) podem ser lecionadas num regime presencial e/ou online síncrono.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Maroco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS (7.ª ed.). Report Number.

Laureano, R. M. S., & Botelho, M. C. (2017). SPSS. O meu manual de consulta rápida (3.ª ed.). Edições Sílabo.

Reis, E. (2008), Estatística Descritiva, Lisboa, Sílabo, 7.ª ed.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16