Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02137
Acrónimo :
02137
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


NA

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, estejam familiarizados com a utilização do programa estatístico SPSS, no que se refere à construção e à gestão de uma base de dados em SPSS. Prevê-se, também, que sejam capazes de utilizar procedimentos adequados para operar com novas variáveis e que adquiram competências para uma análise descritiva e exploração dos dados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Proporcionar aos alunos as seguintes aprendizagens: OA1: Desenvolvimento de competências de construção de bases de dados usando o SPSS; OA2: Desenvolvimento de competências básicas de transformação e construção de variáveis; OA3: Desenvolvimento de competências básicas de análise descritiva de dados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução ao SPSS 1.1. Apresentação do programa 1.2. Construção de uma base de dados em SPSS 1.3. Transformação de variáveis 1.3.1. Recodificação de variáveis 1.3.2. Construção de novas variáveis 2. Instrumentos básicos de análise de dados 2.1. Análise univariada: Frequências e Medidas de síntese 2.2. Análise bivariada: Tabelas de contingência e tabelas de medidas síntese

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta unidade curricular são concretizados nos diversos pontos dos conteúdos programáticos enumerados previamente, de acordo com as ligações seguintes: OA1: Pontos 1.1 | 1.2 OA2: Pontos 1.3.1 | 1.3.2 OA3: Pontos 2.1 | 2.2

Avaliação / Assessment


Existem duas modalidades de avaliação: 1. Avaliação continua: Obriga a uma assiduidade mínima obrigatoria a 2/3 das sessões. A nota final resulta de duas componentes: a) Participação em aula (15%); b) Relatório final escrito e prático usando IBM SPSS (85%). 2. Avaliação por exame - Inclui uma componente teórica e uma componente prática. A nota final resulta das duas componentes: a) Teste de escolha múltipla (50%) b) Teste prático com recurso ao SPSS (50%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino-aprendizagem desenvolve-se através de aulas teórico-práticas, orientadas para o trabalho prático, com recurso ao SPSS. As aulas incluem alguma componente expositiva de apresentação de conceitos, com vista à transmissão do enquadramento teórico das atividades a realizar pelos estudantes. Os exercícios práticos, que estarão presentes em todas as aulas, proporcionarão aos estudantes a oportunidade de aplicar, de forma contextualizada, as competências adquiridas e usar esta ferramenta de análise estatística como auxiliar da produção de conhecimento. A aprendizagem será facilitada pela utilização de recursos disponibilizados pela equipa docente, bem como pela disponibilização de recursos online, como sejam artigos, vídeos e tutoriais. A dinâmica em sala de aula assenta na interação entre o/a docente e os estudantes, sendo estes chamados a ter uma participação ativa o que possibilitará o permanente esclarecimento de dúvidas. A concretização dos objetivos da unidade curricular faz-se por meio da participação dos estudantes nas aulas teórico-práticas e pelo trabalho individual dos estudantes. Este trabalho individual consiste num conjunto de atividades, incluindo, para cada estudante, a frequência e participação efetiva nas aulas e a realização de exercícios práticos, utilizando o SPSS.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino adotadas estão alinhadas com os objetivos de aprendizagem da UC, uma vez que integram a teoria e a prática no desenvolvimento das competências de análise exploratória de dados com recurso ao SPSS. A componente expositiva das aulas fornece o conhecimento teórico de utilização do software e de estatística descritiva, enquanto os exercícios práticos proporcionam aos estudantes a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido e desenvolver competências ao nível da utilização do software a par de competências básicas de análise descritiva de dados. A avaliação, que inclui a participação em aula e a escrita de um relatório final usando o SPSS, permite a aquisição e aplicação dos conhecimentos, aptidões e competências desenvolvidas ao longo da UC, potenciando o desenvolvimento integral dos estudantes e capacitando-os para a utilização de uma ferramenta estatística de análise de dados, bem como para a sumarização, interpretação e apresentação dos resultados estatísticos obtidos.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Maroco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS (7.ª ed.). Report Number.

Laureano, R. M. S., & Botelho, M. C. (2017). SPSS. O meu manual de consulta rápida (3.ª ed.). Edições Sílabo.

Reis, E. (2008), Estatística Descritiva, Lisboa, Sílabo, 7.ª ed.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-23