Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02155
Acrónimo :
02155
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Dotar os alunos com a capacidade de: A. Desenvolver os conceitos inerentes de abordagem estratégica da empresa na sua interação com o meio envolvente. B. Aplicar as ferramentas necessárias à implementação de um processo de gestão estratégica. C. Dominar as metodologias do planeamento estratégico, como parte integrante da gestão estratégica, com especial relevo para a definição da visão e missão da empresa e para o estabelecimento de objetivos estratégicos e da estratégia. D. Dominar os processos e ferramentas da identificação de estratégias na empresa, a nível global e por negócio. E. Realizar a importância da monitorização estratégica e do processo de "feedback" no planeamento e gestão estratégica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Dotar os alunos dos conhecimentos de análise, formulação, implementação e monotorização estratégica.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 Conceitos fundamentais e abordagem estratégica: . a estratégia na relação empresa-meio envolvente; . a "fronteira" da estratégia com as operações da empresa; . os diferentes níveis da estratégia; . a gestão estratégica e o planeamento empresarial. 2 Análise Estratégica . a análise do meio envolvente global; . a análise estrutural dos setores; . a análise estratégica da concorrência; . a análise/diagnóstico da empresa. 3 Formulação Estratégica . a visão e a missão da empresa; . estabelecimento de objetivos estratégicos; . estratégia a nível global da empresa; . estratégia a nível de negócio. 4 Execução Estratégica . recursos, liderança, competência e organização. 5 Monitorização Estratégica .controlo estratégico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A relação entre tópicos programáticos e os objectivos de aprendizagem demonstra e sustenta a coerência dos conteúdos programáticos: . objetivo A: coberto pelo tópico programático1) e 2); . objetivo B: coberto pelos tópicos programáticos 1), 2) e 3); . objetivo C: coberto pelos tópicos programáticos 3); . objetivo D: coberto pelos tópicos programáticos 3); . objetivo E: coberto pelos tópicos programáticos 4) e 5).

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%; - Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Expositivo teórico-prático; 2. Análise e discussão sobre os casos apresentados com aplicações práticas das ferramentas teóricas ensinadas em sala de aula; 3. Exposição e debate oral dos elementos trabalhados com natureza teórico-prática.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência da relação entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem é garantida pelas seguintes associações: . objetivo A: processo de ensino aprendizagem 1) e 3); . objetivo B: processo de ensino-aprendizagem 1) e 2); . objetivo C: processo de ensino-aprendizagem 1) e 2); . objetivo D: processo de ensino-aprendizagem 1) , 2) e 3) objetivo E: processo de ensino-aprendizagem 1) e 2).

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Artigos de estratégia de diversas fontes (jornais, periódicos científicos, etc). Material das aulas (slides) Ed. McGraw Hill (2010) - 17th Edition Thompon, AA; Strickland III, AJ; Gamble, JE "Crafting and Execution Stratey" Wheelen, Thomas L. and Hunger, J. David - Ed. Prentice Hall (2012) "Strategic Management and Business Policy: Toward Global Sustainnability" Rothaermel, F.T., McGraw Hill/Irvin (2012) "Strategic Management- Concept and Cases" José Crespo de Carvalho; José Cruz Filipe Manual de Estratégia" - Edições Sílabo, Lisboa, 4ª edição (2014);

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Ed. The Free Press (1985). Porter, Michael "The Competitive Advantage" Harvard Business School Press (2005) Kim, W. Chan and Mauborgne, Renée "Blue Ocean Strategy" H. Prentice Hall (2003) "Strategy Process" Ed. Boston Harvard Business Press (2008) Kaplan, Rand and Norton, D "The Execution Premium, Thinking Strategy to operation for competitive advantages"

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16