Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02164
Acrónimo :
02164
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2016/2017

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


Proporcionar o conhecimento e promover reflexão crítica em torno do conceito de família numa perspectiva comparada, tanto do ponto de vista histórico, como sociocultural.Através da exploração das principais abordagens teóricas da sociologia da família, pretende também aprofundar o conhecimento sobre as problemáticas da parentalidade, do género e das gerações. Analisar os principais problemas sociais que afectam a família

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Fornecer conhecimentos sobre as tendências atuais acerca da família, numa perspetiva histórica e comparativa entre países. Serão abordadas as principais perspectivas teóricas sobre família de modo a proporcionar a compreensão das principais dinâmicas, relações e problemas familiares. Os alunos que completem com sucesso esta UC ficarão com conhecimentos e competências para:OA1-Identificar os principais conceitos e perspectivas teóricas sobre a família OA2-Analisar as principais mudanças e dinâmicas que têm ocorrido nas estruturas familiares, na parentalidade e nas relações de género OA3-Identificar e compreender o significado e implicações dos principais indicadores sobre a família OA4-Compreender as relações familiares ao longo do curso de vida e em diferentes contextos sociais e culturais OA5-Analisar as redes de parentesco e o capital familiar OA6-Identificar os principais problemas que afectam a vida familiar e analisar as suas implicações sociais bem como as políticas de família

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - Introdução. O conceito de família numa perspetiva crítica. CP2 - Perspetivas teóricas sobre família CP3 - Principais indicadores, tendências e dinâmicas familiares. Análise comparativa entre países CP4 - Relações familiares, género e parentalidade CP5 - Redes de apoio geracional e de parentesco CP6 - Problemas familiares e políticas de família: crianças em situação de risco, violência doméstica

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1: CP1; CP2 OA2: CP3; CP4 OA4: CP3; CP4; CP5 OA5: CP4; CP5 OA6: CP6

Avaliação / Assessment


A avaliação terá por base: Seminário com apresentação em grupo, 1500 palavras, e participação ativa nas aulas (30%); Exame/ensaio escrito (70%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas diversas modalidades de ensino-aprendizagem. As aulas teóricas serão combinadas com sessões seminariais, trabalho de grupo e exercícios práticos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A leitura dos textos de apoio permitirá conhecer conteúdos programáticos na componente teórica das aulas. O docente apresenta os principais conteúdos e modos de operacionalização analítica. Nas sessões seminariais, do trabalho de grupo e dos exercícios práticos, é promovida a reflexão coletiva e o debate em torno das matérias em análise.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Aboim,Sofia,Pedro Vasconcelos & Karin Wall(2013),"Support, social networks, and the family in Portugal: two decades of research", International Review of Sociology Crompton, Rosemary et. al.(2007)"Introduction:The Unravelling of the 'Male breadwinner' Model and Some of its Consequences", in Crompton, Rosemary et. al. Women, Men, Work and Family in Europe. London:Palgrave.DeKeseredy, W.S.; Schwartz,M. D.(2011). "Theoretical and definitional Issues of Violence against Women". In: Renzetti, C. M. [et al.] (eds.). Sourcebook on violence against women. London: Sage, p. 3-30.Guerreiro, M.D., A. Torres and C. Lobo (2009), "Changing families: configurations, values and recomposition processes" in Guerreiro,M.D.,A. Torres and L. Capucha, Welfare and everyday life, Oeiras, Celta Editora.Morgan, D. (2011), Rethinking Family Practices, London, Palgrave.Robila, M. (ed.) (2014), Handbook of Family Policies Across the Globe, New York, Springer.UNICEF(2016), The State of the World's Children,N.York

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Trnka, Sylvia (1999), Family issues between gender and generations, Seminar Report, Vienna, European Observatory on Family Matters, EC. Toffanin, Angela Maria. (2012). Research on violence against women: A sociological perspective, Interdisciplinary Journal of Family Studies, XVII, 1. Therborn, Göran (2004) Between Sex and Power, Family in the World, 1900-2000.London&New York: Routledge. Silva, Elisabeth & Smart, Carol (Ed.) (1999), The New Family? London: Sage. Nilsen, A. et al. (2012) Transition to parenthood in Europe. A comparative life course perspective. Bristol, Policy Press. Kapoor, Sushma (2000), Domestic Violence against Women and Girls, Innocenti Digest 6, Innocenti Research Centre, UNICEF. Guerreiro, M. D., A. Caetano and E. Rodrigues (2014), "Gendered family lives through the eyes of young people: diversity, permanence and change of gender representations in Portugal", Gender and Education,26(1): 35-51. Guerreiro, Maria D; Pereira, Inês. 2007. Women´s occupational patterns and work-family arrangements: do national and organizational policies matter?. In Rosemary Crompton, Suzan Lewis and Clare Lyonette (ed.), Women, Men, Work and Family in Europe, 190 - 209. London: Palgrave. Guerreiro, M. D. and P. Abrantes (2004), "Moving into adulthood in a southern European country: transitions in Portugal", Portuguese Journal of Social Science, vol. 3, nº. 3. Garey, Anita, Karen Hansen, Rosanna Hertz, Cameron Macdonald (2002), "Care and Kinship - An Introduction", Journal of family issues, Vol. 23 No. 6, September, 703-715. Edwards, Rosalind, Jane Franklin & Janet Holland (2003), "Families and Social Capital: Exploring the Issues", Working Paper No. 1, Families & Social Capital ESRC Research Group, London: South Bank University. Dobash, R. P., Dobash, R. E., Wilson, M., & Daly, M. (1992). "The myth of sexual symmetry in marital violence". Social Problems, 39(1), 71-91. Ávila (orgs.), Knowledge and Society, (Portugal in the European Context, vol. II), CIES, ISCTE-IUL, Lisbon, Celta Editora, pp. 5-20. Costa, A.F., F.L. Machado and J.F. Almeida (2009), "Social classes and educational assets. A transnational analysis", in Costa, António Firmino da, Fernando Luís Machado and Patrícia Back-Wiklund, Margareta, Tanja van der Lippe, Laura den Dulk, Anneke Doornie-Huskies 2011. Quality of Life and Work in Europe: Theory, Practice and Policy. Palgrave Macmillan Amines. Amirthalingam, Kumaralingam (2005), "Women's rights, international norms, and domestic violence: Asian perspectives", Human Rights Quarterly, 27(2): 683-708. Aboim, Sofia (2005), "Dinâmicas de interacção e tipos de conjugalidade", In Wall, Karin (Eds.), Famílias em Portugal - Percursos, Interacções, Relações Sociais (pp. 231-302). Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16