Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2016/2017
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC constitui uma introdução à metodologia do serviço social com enfoque específico nas perspetivas teóricas bem como na organização, intervenção e aspetos éticos do serviço social. Os estudantes ficarão também familiarizados com técnicas e estratégias específicas relativamente à intervenção em serviço social com famílias e crianças.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os estudantes que frequentarem com aproveitamento esta UC obterão conhecimentos e capacidades para: -Estarem familiarizados com as teorias sobre a prática do serviço social -Adquirirem uma perspectiva do serviço social enquanto abordagem sistémica -Identificarem factores subjacentes à teoria do serviço social -Adquirirem competências a entrevistar famílias -Prepararem uma conferência familiar de grupo
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A teoria e a prática do serviço social: principais questões e desafios 2. O serviço social numa perspectiva crítica 3. Premissas teóricas para trabalhar com famílias 4. Serviço social numa abordagem sistémica 5. Definição da avaliação e do projeto em uma visão sistémica 6. Solução orientada de proteção à criança 7. A conferência de grupo familiar
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta UC procura contextualizar os alunos sobre a prática do serviço social, refletir criticamente sobre os seus principais desafios e questões. Serão apresentadas teorias, técnicas e estratégias sobre como recolher informação junto de clientes, assim como uma aprendizagem de como identificar potencialidades e soluções na avaliação de situações que envolvem a proteção à criança. Estes objectivos são concretizados através dos cinco pontos do programa, em que após uma primeira identificação dos principais desafios e questões inerentes à teoria e à prática do serviço social, se dá a conhecer aos alunos o serviço social numa perspectiva crítica, as várias premissas teóricas para trabalhar com famílias bem como a abordagem do serviço social numa perspectiva sistémica e orientada para soluções. Os estudantes aprendem a entrevistar famílias e a conduzir conferências de grupo.
Avaliação / Assessment
A UC será avaliada com base em: - Apresentações e seminários em sala de aula - Exame escrito a submeter on-line (100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Será utilizado um amplo conjunto de métodos de ensino-aprendizagem, incluindo exercícios práticos, discussões seminariais e trabalhos de grupo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A leitura dos textos da bibliografia de trabalho de apoio a cada aula permitirá conhecer os conteúdos programáticos na componente teórica das aulas. O docente apresenta os principais conteúdos programáticos e respectivos modos de operacionalização. Na componente das sessões seminariais, é promovida a reflexão colectiva e o debate em torno das matérias em estudo. Através dos exercícios e trabalhos de grupo os alunos treinam metodologias específicas inerentes à prática do serviço social.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Helay, Lynne (2007. Universalism and cultural relativism in social work ethics. International social work 50:11 p p 11-26 Helay, Karen (2014). Social work theories in context. Second edition. Palgrave/ Mcmillan: Basinstoke Hayes, D. and Housten, S. (2007): Lifeworld, System and Family group Conferences: Habermas' Contribution to Discourse in Child Protection. British Journal of Social Work 37, pp 987-1006. Oxford University Press. Dalrymple, J. (2002): Family group conference and youth advocacy: the participation of children and young people in family decision-making. European Journal of Social Work, Vol 4, no 3, pp 287-299. Oxford University Press. Banks, Sarah (2008). Critical commentary: social work ethics. British Journal of social Work. 38 pp 1238-1249.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Van Bæk, F (2007): How do children experience a Family group conference? In Schjelderup, L and Omre, C "Veivisere for et fremtidig barnevern", Tapir Akademisk forlag. Pine, Daniel, Costello, Jane and Masten, Ann (2005). Trauma, Proximity, and Developmental Psychopathology. The effects of War and Terrorism on children. Neuropsychopharmacology 30 pp.1781 - 1792 Mennen, Ferol & O'Keefe, Maura (2005). Informed decision in child welfare: The use of attachment theory. Children and Youth services Review. 25 pp 577 - 593. Masten, A (2014): Global Perspectives on Resilience in Children and Youth. Child Development, January/February 2014, Volume 85, Number 1, Pages 6-20 McKenzie, M and Walker, S (2007): Experiences and challenges of FGC in New Zealand: A view from NZ. In Schjelderup, L and Omre, C., Veivisere for et fremtidig barnevern, Tapir Akademisk forlag. (20 pages). Horverak, S (2007): The conflicts of clients in child welfare, the property of the clients or the professionals - a discourse about Family group conference. In Schjelderup, L and Omre, C., Veivisere for et fremtidig barnevern, Tapir Akademisk forlag. (16 pages). Hämäläinen, Juha, Brian Littlechild, Oldrich Chytil, Miriam Sramatá, Emmanuel Jovelin (2012) Evolution of Child Protection and Child Welfare Policies in Selected European Countries: A Festschrift to honour Professor Peter Erath, Publisher Albert, 73-89.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16