Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02166
Acrónimo :
02166
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
15.0
Aula Teórica (T) :
43.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
8.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
80.0h/sem
Seminario (S) :
25.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
4.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
160.0h/sem
Trabalho Autónomo :
215.0
Horas de Trabalho Total :
375.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2014/2015

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Completar o 1º semestre do programa.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC ancora nas novas perspetivas sobre crianças e juventude, baseadas em pesquisa atualizada em sociologia, psicologia e serviço social. Foca-se nas crianças enquanto entidades competentes na construção da sua vida quotidiana e nas decisões a ela respeitantes. A UC centrar-se-á na perspetiva de forças e em perspetivas orientadas para a construção e soluções no âmbito do serviço social com crianças vulneráveis e famílias marginalizadas. Abordará também questões relacionadas com práticas não opressivas na proteção de crianças, competências de diálogo com crianças, e pesquisa sobre crianças e juventude. O estágio (no final da UC) constitui uma mais-valia para os estudantes, abordando a questão central de como as ideias sobre os direitos das crianças, as perspetivas teóricas e o conhecimento ancorado em pesquisa são operacionalizados e praticados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Conhecimento 1-Estado da arte no campo do serviço social com crianças vulneráveis e famílias marginalizadas; 2-Conceitos teóricos como empoderamento, participação dos utilizadores, parceiras e processos democráticos relacionados com os DireitosHumanos e com o Direito da Criança; 3-Princípios participatórios em serviço social e instrumentos práticos para a sua implementação. Competências 4-Sensibilidade cultural e ética na relação com crianças e jovens; 5-Métodos e competências ancorados em pesquisa; 6-Uma abordagem equilibrada das práticas de serviço social que explora as mais-valias e bens das crianças e famílias. Competências gerais 7-Novas perspetivas sobre as crianças em sociologia, psicologia e serviço social;8-Novos paradigmas relacionados com a perspetiva de forças; 9-Fatores relativos aos direitos e competências das crianças para participarem em decisões e soluções relativas ao seu quotidiano.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1-Introdução. Perspetiva teórica; A perspetiva da nova criança. Um paradigma de construção de soluções. Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU; 2-Competências em serviço social com crianças num contexto global. Contribuições de parceiros associados: Sue Young, UWA "Solving social problems: southern perspectives" and "Using community development, capacity building and strength-based strategies in Child Protection Policies and Practices"; and Margaret McKenzie-Davidson, Otago "Investing in Children" and "Primary Prevention Strategies and Solutions in Child protection"; 3-Métodos de pesquisa e análise focados nas crianças. Contribuição de Ing-Marie Johansson, UGot; 4-Estágio em instituições que trabalham com crianças e famílias vulneráveis e marginalizadas - Introdução ao estágio com orientações; Colocação numa agência/instituição de serviço social; Estágio com supervisor; Trabalho de grupo/equipa; Seminário/workshop; Apresnetação oral; Relatório de estágio; Avaliação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1: CP1 OA2: CP1 OA3: CP1, CP2, CP3, CP4 OA4: CP2, CP4 OA5: CP1, CP2, CP3, CP4 OA6: CP2, CP3, CP4 OA7: CP1 OA8: CP1 OA9: CP1, CP2, CP3, CP4

Avaliação / Assessment


A avaliação consiste em: - Apresentação de grupo - a partir de textos seleccionados do programa (1500 palavras) (aprovado/reprovado); - Performance profissional (aprovado/reprovado); - Relatório de estágio - individual ou em grupo (2000 palavras) (aprovado/reprovado); - Apresentação na aula (depois do estágio) (aprovado/reprovado); - Exame em casa - Ensaio (2500 palavras) avaliadas de A-F.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teóricas, colóquios em grupo, apresentações de alunos, seminários temáticos, estágio e auto-aprendizagem.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A leitura dos textos da bibliografia de trabalho de apoio a cada aula permitirá conhecer os conteúdos programáticos na componente teórica das aulas. O docente apresenta os principais conteúdos programáticos e respectivos modos de operacionalização. Na componente dos workshops, é promovida a reflexão colectiva e o debate em torno das matérias em estudo. Através dos exercícios e trabalhos de grupo bem como através do estágio, os alunos treinam metodologias específicas inerentes à prática do serviço social com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


community development to contribute to a valid social Work practice with children at risk. In European Journal of Social Work p.p.1-16. Routledge, England Young, S , McKenzie, M, Schjelderup, L, Omre, C (2012): The Rights of the Child enabling Sinclair, R (1998): Involving children in planning their care. In "Child and Family social work" volume 3 pp 137-142. Blackwell Science, Norwich. Malone, K. & Hartung, C. (2010). Challenges of participatory practice with children and young people. In B. Percy-Smith & N. Thomas (eds). A handbook of children and young people`s participation. London: Routledge, s. 24-38 Berg, I.K & Kelly, S. (2000), Building Solutions in Child Protective Services, pp.4 - 303, Norton Professional Books, NY, London

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Willumsen, E. & Hallberg, L. (2003) Interprofessional collaboration with young people in residential care: some professional perspectives: Journal of Interprofessional Care, 17, 4, 389-400. http://www.tandf.co.uk Vagli, Å. (2003): The Social Organization of Legitimate Risks Assessments in Child Protection - a Study of Backstage Talk and Interaction in a Local Child Protection Agency in Norway. In Mike Seltzer et al. Listening to the Welfare State. Aldershot.:Ashgate United Nations` Convention on the Rights of the Child. New York 20/11 1989. 14 pages. Skivenes, M Strandbu, A (2006): A child perspective and children`s participation. In Children, Youth and Environments 16(2) pp 10-27. Colorado. Saleebey, D., (2006) Introduction: Chapter One: "Power in the People» (p2 -23), Chapter Five:" The Strengths approach to Practice (p77-91), Chapter Fifteen: "The Strengths perspective: Possibilities and Problems" (p277-302) in Saleebey,D. (ed.) The Strengths Perspective in Social Work Practice, Fourth Edition, Boston, Pearson Education Rutter, M (2000): Resilience reconsidered: conceptual considerations, empirical findings, and policy implications. I: Shonkoff, J.P. and Meisels, S.J. (red.). Handbook of early childhood interventions. Andra Upplagan (s. 651 - 683). Cambridge: Cambridge University Press. Reynaert, D., Bouverne-De Bie, M. & Vandeveldr, S. (2009). A review of children`s rights literature since the adoption of the UN Convention on the Rights of the Child. Childhood, 16, 518-533. DOI:10.1177/0907568209344270. Rappaport, J (1987): Terms of empowerment/Exemplars of prevention: Toward a theory for community psychology. In "American Journal of Community Psychology" vol 15 no 2 pp 121-148. Plenum Publishing Corporation Percy-Smith, B. & N. Thomas(eds) (2010). Conclusions: Emerging themes and new directions. In Percy-Smith, B. & N. Thomas(eds). A handbook of children and young people`s participation. London: Routhledge, s. 356-366 Lee, N (2005): Possession and separation: Resistance to children`s rights. In Lee, N "Childhood and Human Value" pp 3-36. Open University Press, Berkshire. Landsdown, G (1997): Children`s rights to participation, a critique? In Cloke, C and Davies, M. "Participation and Empowerment in child protection in child protection" pp 19-38. John Wiley and Sons, West Sussex. James, A and Prout, A (2003): Introduction. In James, A and Prout, A "Construction and Reconstructing Childhood" pp 1-6. Routhledge Farmer London. James, A and Prout, A (2003): A new Paradigm for the sociology of childhood? Provenance, Promise, and Problems. In James, A and Prout, A "Construction and Reconstructing Childhood" pp 7-33. Routhledge Farmer, London. Healy, K (1998): Participation and child protection: The importance of context. In "British journal of social work". Number 28, pp 897-914. Oxford university press. Hayes, D and Housten, S (2007): Lifeworld, System and Family group conferences: Habermas` contribution to Discourse in Child Protection. In "British journal of social work 37, pp 987 1006. Oxford University Press. Hart, R. (2008) Stepping back from "the ladder": Reflections on a model of participatory work with children. In A. Reid, B.Jensen, J.Nikel & V.Simovskl (eds.). Participation and learning: Perspectives on education and the environment, health and sustainability: Netherland: Springer, s. 19-31 Cloke, C and Davies, M (1997): Introduction. In Cloke, C and Davies , M. "Participation and empowerment in child protection", pp xiii-xxiv. John Wiley and Sons, West Sussex.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16