Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02167
Acrónimo :
02167
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
15.0
Aula Teórica (T) :
50.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
32.0h/sem
Seminario (S) :
35.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
4.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
121.0h/sem
Trabalho Autónomo :
254.0
Horas de Trabalho Total :
375.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2014/2015

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular proporcionará aos alunos a obtenção de conhecimento aprofundado sobre os sistemas de estado providência e as políticas de proteção social em diferentes contextos culturais. Esta UC foca os desafios que o estado providência enfrentará num futuro próximo devido ao declínio da economia, ao crescente processo de envelhecimento das populações, decréscimo da natalidade, amplos fluxos migratórios, aumento das desigualdades e do desemprego. Os estudantes irão adquirir capacidades de reflexão sobre como os profissionais têm um papel na formulação de políticas que dêem resposta a problemas sociais, bem como na sua implementação. Os estudantes farão visitas ao município de Stavanger, onde realizarão entrevistas a políticos e formuladores de políticas. A UC qualifica os estudantes para trabalho de desenvolvimento, pesquisa e faculta conhecimento solicitado por muitos atores atualmente no campo dos serviços sociais e administração de políticas sociais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Conhecimento:1-Demonstrar conhecimento de diferentes princípios organizativos dos serviços de welfare; 2-Compreender como funcionam os processos democráticos de tomada de decisão; 3-Demonstrar conhecimento acerca do papel dos profissionais na prestação de serviços do Est.Prov.; 4-Compreender os aspetos específicos do Est.Prov. escandinavo e os seus desafios. Competências:5-Demonstrar capacidade de justificação e crítica dos regimes de Est.Prov; 6-Comparar regimes de Est.Prov. em áreas como a imigração e políticas de família; 7-Fazer uso da teoria política numa análise normativa de programas de Est.Prov; 8-Refletir na base normativa das políticas de welfare e no efeito no serviço social. Competências gerais: 9-Capacidade de análise teórica das políticas de welfare; 10-Elaborar uma análise teórica de áreas específicas de política de welfare; 11-Capacidade para identificar desafios críticos para os Est.Prov. europeus; 12-Elaborar projetos de investigação com comparação de Est.Prov.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Os principais tipos de regimes de estado providência: liberal, corporativo-conservador e social democrata 2. O desenvolvimento dos diferentes regimes de estado-providência em diferentes culturas políticas. Logicas morais e políticas. 3. Críticas reflexivas sobre o estado-providência 4. Desafios e perspectivas sociais e políticas sobre o estado-providência na Escandinávia, na Europa e a nível global 5. Perspectivas históricas transnacionais sobre política social e tendências transnacionais sobre serviço social 6. Estudos de caso de países de diferentes regimes de estado-providência

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1: CP1, CP2 OA2: CP1, CP2, CP4, CP5, CP6 OA3: CP2, CP4, CP5 OA4: CP4 OA5: CP3 OA6: CP4, CP5, CP6 OA7: CP4, CP6 OA8: CP3, CP6 OA9: CP1, CP3, CP5 OA10:CP5, CP6 OA11: CP3, CP4 OA12: CP4, CP5, CP6

Avaliação / Assessment


- Paper 2500 palavras (40%); - Apresentação em sala de aula (10%); - Exame em sala de aula 4 horas (50%); - Visitas de campo (2 ECTS) Obrigatório.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teóricas, seminários, workshops, trabalhos de grupo, visitas de estudo, apresentações orais e tutoria

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A leitura da bibliografia, as aulas teóricas, os seminários e apresentações orais contribuem para todos os objectivos de aprendizagem, em particular os OA1 a 5. Os workshops, os trabalhos de grupo e o estágio em serviços do município de Stavanger, em que os alunos entrevistarão políticos e profissionais relacionados com estruturas e processos democráticos de desenho e implementação de políticas sociais em instituições de protecção social, permitirão mais especificamente cumprir os OA 6-12.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Rothstein, B. (2000). "The future of the universal welfare state: an institutional approach". In Kuhnle, S. (ed.) Survival of the European Welfare State. London. Chapter 13, side 17 - 30. 15 pp. Michell, S. (2011). "Moving targets: towards a framework for studying family policies and welfare states". In: Kettunen, Pauli and Petersen, Klaus (2011) Beyond Welfare State Models. Transnational Historical Perspectives on Social Policy. Cheltenham UK: Edward Elgar. Pp 119-138. Kettunen, Pauli and Petersen, Klaus (2011) Beyond Welfare State Models. Transnational Historical Perspectives on Social Policy. Cheltenham UK: Edward Elgar. Introduction, pp. 1-13. Kautto, M. (2010): The Nordic Countries, I : Castles, F. m.fl. (2010): Handbook of the Welfare State, Cap. 40, Oxford University Press. (15 pages). Esping-Andersen, G. (2007). Three Worlds of Welfare Capitalism. In C. Pierson & F. G. Castles (Eds.). The Welfare State Reader (pp. 160-174). Cambridge: Polity Press. 15 pages.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Wilkinson, R and K. Pickett (2010). The spirit level: Why equality is better for everyone. London: Penguin Books. Ulikhetens pris. Res Publica, Oslo. Pp. 79 - 107; 209 - 223. 103 pages. Schøn, D. A. (1987). Educating the Reflective Practitioner (pp. 3-21). San Francisco: Jossey-Bass. 19 pp. Saunders, P. (2010): "Inequality and Poverty", In: Castles F. m. fl. (2010): Handbook of the Welfare State, Chapter 36 Oxford University Press. (13 pp). Rothstein, Bo (1998) Just institutions Matter. The Moral and Political Logic of the Universal Welfare State, chapter 5 and 6. Cambridge University Press, Cambridge UK (54 pp). Pollitt, C. (2003): The Essential Public Manager, Open University Press, Maidenhead, Chapter 1 and 2. 44 pp. Nullmeier, F. and F.X. Kaufmann: "Post-War Welfare State Development", In: Castles F. m.fl. (2010): The Oxford Handbook of the Welfare State, Chapter 6, Oxford University Press. (20 pages). Moene, Kalle & M. Wallerstein The Scandinavian Model and Economic Development, Development Outreach, World Bank Institute February 2006, pp. 18-35. Kymlicka, W. (2002). Contemporary Political Philosophy. Oxford: Oxford university Press. Chapter 3 ("Liberal Equality"): pp. 53 - 75; Chapter 4 ("Libertarianism"): Pp. 102 - 127; Chapter 6 ("Communitarianism"): Pp 208 - 221 and 228 - 244; Chapter 8 ("Multiculturalism"): Pp. 327- 370. (127 pages.). Healy, K. and Oltedal S. (2006). "An Institutional Comparison of Child Protection Systems in Australia and Norway Focused on Workfare Retention". Journal of Social Policy (39/2). Cambridge University Press. Pp. 1-18. Healy, K. (2005). Social Work Theories in Context. (pp. 1-11 & 27-35). Basingstoke: Palgrave Macmillan. 20 pages. Gilbert, Neil, Nigel Parton and Marit Skivenes (eds.). 2011. Child protection systems: International trends and orientations. New York: Oxford University Press. Chapter 1 (pp. 3-17)and 12 (pp.243-259). Esping-Andersen, G., (2009), The Incomplete Revolution: Adapting Welfare States to Women's New Roles. Oxford: Polity Press. Introduction - Cap: 1 ; 3 - 5 and epilogue. Pp. 1 - 15; 19 - 54; 77- 174. 148 pages. Boston J. (2011):" Basic NPM Ideas and their Development", I Christensen, T. and Lægreid P. New Public Management , Cap. 2. Ashgate. (15 pages). Arts, W.A. and J. Gelissen (2010): "Models of the Welfare State". In: Castles F. m.fl. (2010): Handbook of the Welfare State, Chapter 39, Oxford University Press. (15 pages).

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16