Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2015/2016
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC centra-se nos seguintes tópicos: - Teorias e métodos do serviço social com crianças em situação adversa e respectivas famílias - Pesquisa contemporânea com famíias e crianças em risco - As situações de vida de crianças em risco relativamente a questões como poder, condições sócioeconómicas,saúde física e mental, género e etnicidade - A posição das crianças na sociedade e na família - O papel do assistente social na protecção de crianças - Direitos das crianças
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Obter conhecimento profundo do serviço social c/ crianças em situações de risco e s/ famílias. Obter conhecimento s/ teorias e métodos na área de serviço social c/ crianças em risco refletir criticamente s/ perspectivas teóricas relevantes p/ o serv. social c/ crianças em risco refletir criticamente s/ trabalho de pesquisa social c/ crianças em risco Analisar e aplicar conhecimento s/ criança na família e na sociedade,bem como em processos c/ crianças a participar em decisões s/ sua vida Poder explicar, analisar e aplicar conhecimento das crianças expostas a riscos Saber aplicar conhecimento de métodos específicos de Serv. Social c/ crianças e famílias Refletir s/ posição assist sociais, e s/ colaboração com outros profissionais Desenvolver os seus próprios valores e atitudes em relação à área do trabalho social Desenvolver o conhecimento sobre as questões dos direitos da criança em relação ao trabalho social profissional
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Teorias e métodos do serviço social com crianças em situação adversa e respectivas famílias Pesquisa contemporânea com famíias e crianças em risco As situações de vida de crianças em risco relativamente a questões como poder, condições sócioeconómicas, saúde física e mental, género e etnicidade A posição das crianças na sociedade e na família
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta UC promove conhecimento e competências sobre teorias e métodos de serviço social com crianças e famílias em situações adversas de vida, objectivos estes que são alcançados através dos pontos 1, 2 e 5 do respectivo conteúdo programático. Ao mesmo tempo visa estimular a reflexão crítica sobre a investigação, as teorias e a prática de serviço social nestes domínios, para o que contribuem especialmente os pontos 2, 3, 4 e 5.
Avaliação / Assessment
Avaliação: . Ensaio (30%) . Exame escrito (70%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Após as aulas teóricas introdutórias por parte da docente, os estudantes terão um período em que estudam a bibliografia e a discutem em pequenos grupos. Posteriormente são abordados diferentes temas em aulas expositivas, seminários, trabalho de grupo e visitas de estudo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O docente apresenta os principais conteúdos e respectivos modos de operacionalização, o que juntamente com a leitura dos textos da bibliografia permitirá conhecer os conteúdos programáticos. Na componente dos seminários, é promovida a reflexão colectiva e o debate em torno das matérias em estudo. Através dos trabalhos de grupo bem como através das visitas de estudo, os alunos treinam metodologias específicas para lidar com crianças em situação de vulnerabilidade e respectivas famílias.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Satisfaction: Evidence from Norway? in International Journal of Social Welfare, 18(2). Pp 193-201. 8 p. Grødem, Anne Skevik (2009): ?The Impact of Poverty and Immigrant Background on Children?s School Applications. New York: Guilford Publications. pp 649-670. 22 p. Cassidy, Jude/Shaver, Phillip R. (eds)(2008): Handbook of Attachment: Theory, Research, and Clinical George, Carol/Solomon, Judith (2008): ?Attachment and Caregiving: the Caregiving Behavioural System? in University of Toronto Press. Chapters 1-2, 7 (8-9). App 125 p. Interantional Comparisons of child Protection, Family Service, and Community Caring Systems. Toronto: Freymond, Nancy/Cameron, Gary (eds)(2006): Towards Positive Systems of Child and Family Welfare: http://bjsw.oxfordjournals.org/cgi/content/abstract/37/8/1425 Social Work, 37(8). pp 1425-1434. 9 p. Barn, Ravinder (2007): ??Race?, Etnicity and Child Welfare: a Fine Balancing Act? in The British Journal of
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Thoburn, Jane/Chand, Ashok/Procter, Joanne (2005): Child Welfare Services for Minority Ethnic Families: the Research Reviewed. London: Jessica Kingsley. 225 p. Dolan, Pat/Canavan/Pinkerton, John (eds)(2006): Family Support as Reflective Practice. London:Jessica Kingsley. 285 p.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16