Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02169
Acrónimo :
02169
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
15.0
Aula Teórica (T) :
31.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
9.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
57.0h/sem
Trabalho Autónomo :
318.0
Horas de Trabalho Total :
375.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos de Pesquisa Social

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2013/2014

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


-

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1.Conhecimento aprofundado das perspectivas científicas e diferentes paradigmas numa perspectiva histórica;2.Capacidade pªdiscutir,analisar e aplicar conceitos teóricos complexos s/pesquisas científicas qualitativas e quantitativas em contextos internacionais;3.Capacidade pª formulação e discussão de questões de pesquisa de forma criativa e independente e fazer investigação a partir das mesmas numa perspectiva crítica;4.Desenvolvimento de análises críticas de estudos publicados em revistas e relatórios científicos;5.Aquisição de visão s/papel da ciência, as s/ possibilidades e limitações em contextos internacionais;6.Capacidade pªanalisar e discutir questões éticas na condução da pesquisa;7.Capacidade pªseleccionar, compreender e usar métodos complexos qualitativos e quantitativos na pesquisa social;8.Capacidade pªidentificar as necessidades de conhecimento adicional no domínio do serviço social c/famílias e crianças;9.Capacidade pªelaborar projeto de pesquisa/dissertação

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Perspectivas e paradigmas científicos. 2.Metodos qualitativos e quantitativos. Principais conceitos teóricos. Técnicas e procedimentos de recolha e análise de informação. 3.A realização de pesquisa científica em contexto internacional. Potencialidades e constrangimentos 4.A construção do objecto de estudo. Formulação de questões de investigação teórica e metodologicamente fundamentadas 5.A função de comando da teoria. Revisão crítica da bibliografia científica sobre a problemática do objecto em análise 6.Questões epistemológicas e éticas na condução de uma pesquisa científica 7.O estado da arte e as necessidades de conhecimento no domínio do serviço social com famílias e crianças 8.Elaboração de projecto de dissertação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Este módulo desenvolve o conhecimento dos alunos e a sua compreensão sobre perspectivas científicas e conceitos teóricos referentes a metodologias de investigação qualitativas e quantitativa, através dos conteúdos programáticos dos pontos 1 e 2. Com os conteúdos programáticos dos pontos 3 a 8 os alunos aprofundam o seu conhecimento sobre cada parte do processo de pesquisa, incluindo a formulação de questões de investigação, análise crítica de estudos anteriores, a manipulação de uma variedade de métodos e a elaboração de projectos de pesquisa. Os pontos 3 e 6 do programa permitem ainda aos alunos adquirir capacidades de reflexão crítica acerca das condições de realização de pesquisa em contexto internacional, dotando-os igualmente de princípios éticos e de conhecimentos epistemológicos a ter em conta no decurso da investigação científica.

Avaliação / Assessment


AVALIAÇÃO O curso será avaliado com base no seguinte: • trabalhos em grupo e exercícios individuais (30%) • Projeto de Dissertação (70%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta UC é um curso avançado sobre métodos de pesquisa que combina aulas teóricas com trabalhos práticos, a fim de apoiar o aluno na elaboração do seu projeto de dissertação de mestrado. Os trabalhos práticos, de grupo e individuais abrangem pesquisa de base, análise de artigos, entrevistas, e sessões laboratoriais de análise estatística com SPSS

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Com a leitura da bibliografia e as exposições do docente os alunos adquirem conhecimento teórico e operativo sobre o conteúdo programático. Através dos trabalhos práticos o aluno treina competências e capacidades necessárias à realização de pesquisa científica de acordo com princípios éticos e científicos e atendendo às especificidades inerentes a diferentes contextos internacionais. O aluno reúne um conjunto de saberes que lhe permitem desenhar o seu projecto de pesquisa, dando aqui início à sua dissertação de mestrado.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Additional literature will be individually assigned for exercises and examination (approx. 200p). Winch, Peter (2007): The Idea of a Social Science and Its Relation to Philosophy. London: Routledge.136 p. Control in Psychological Research on the Internet” in Journal of Social Issues.Vol 58:1. 161-176. 16 p. Nosek, Brian A/Banaji, Mahzarin R/Greenwald, Anthony G (2002):” E-Research: Ethics, Security, Design, and 354 p. Kvale, Steinar (2008): Interviews: Learning the Craft of Qualitative Research Interviewing. Los Angeles: Sage 33:3.351-362.12 p. Herrera, C.D. (2003):“A Clash of Methodology and Ethics in. Journal of Philosophy of the Social Sciences.Vol Sciences. Berkshire:Open University Press. Greasley,Pete(2008):Quantitative Data Analysis Using SPSS:An Introduction for Health and Social Gilbert,Nigel(2008):Researching Social Life.Thousand Oaks,CA: Sage. Hall/CRC. Afifi,Abdelmonem/Clark,Virginia A/May,Susanne(2004):Computer-Aided Multivariate Analysis.Chapman &

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16