Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02170
Acrónimo :
02170
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
30.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
12.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
6.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
732.0
Horas de Trabalho Total :
750.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2014/2015

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


Students are encouraged to reflect on a specific topic regarding social work with families and children through the elaboration of a research project and its implementation.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1.Conhecimento aprofundado s/trabalho científico na área de SS c/famílias e crianças 2.Conhecimento de teorias e métodos nesse domínio 3.Capacidade de discutir criticamente questões de investigação 4.Capacidade de planear e realizar projectos de investigação e analisar,avaliar e lidar c/fenómenos complexos 5.Saber avaliar e discutir métodos de pesquisa, recolher e analisar informação relevante s/questões de pesquisa 6.Saber documentar e discutir o processo de pesquisa, considerar dilemas éticos, analisar dados empíricos e apresentar os resultados num relatório de pesquisa escrit 7.Saber discutir e refletir s/significado dos resultados na perspetiva do serviço social 8.Capacidade de em contextos internacionais e em diálogo c/ investigadores e profissionais,discutir questões teóricas e metodológicas 9.Saber apresentar e defender relatório de pesquisa bem estruturado e rigoroso,e agir como oponente de forma sustentada 10.Aprofundam valores e atitudes s/trabalho científico

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Este módulo aprofunda o conhecimento dos alunos na investigação em serviço social com famílias e crianças. Os alunos serão treinados para realizar pesquisas nesse campo e, desta forma especializarem-se em um ou mais dos temas a serem abordados na sua dissertação. Esta UC irá tratar dos seguintes temas: 1.Escolher um tema e formular questões de investigação sobre o serviço social com famílias e crianças 2.Estar consciente do estado da arte sobre o tema 3. Efectuar pesquisa de bibliografia e recolha de dados de acordo com os procedimentos adequados, tendo em conta o objecto de estudo e respectivo contexto 4. Como documentar devidamente os dados e a informação 5. Análise dos dados e da informação 6. Escrita de um relatório de pesquisa 7. Participação em seminários sobre a sua dissertação e a dos colegas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


CP1: OA 1, 2 CP 2: OA 2, 3 CP 3: OA 4, 5, 6 CP 4: OA 6 CP 5: OA 7,8 CP 6: OA 9,10 CP 7: OA 7, 9, 10

Avaliação / Assessment


A dissertação de mestrado é examinada por três docentes no prazo de um mês após a entrega. O supervisor será um dos examinadores. O aluno faz uma apresentação oral inicial, seguida de perguntas do júri sobre teoria, métodos e resultados/conclusões.As provas de defesa da dissertação terão uma hora.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A estratégia de ensino-aprendizagem será assente em exposições por parte do docente bem como em leituras, seminários, trabalhos em grupo e exercícios práticos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A leitura por parte do aluno bem como as aulas expositivas do docente contribuem para atingir os vários objectivos de aprendizagem, em particular os objectivos 1, 2, 3. Os exercícios práticos e os trabalhos de grupo contribuem para atingir os objectivos 3 a 7. As sessões seminariais estão associadas aos vários objectivos de aprendizagem, em particular aos objectivos 3 e 6 a 10.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Para além da bibliografia inerente às várias unidades curriculares, cada aluno trabalha com bibliografia específrica relacionada com o tema da sua dissertação/All the the literature provided by the several courses of the master. The specific texts are all individually chosen in relation to the topic of the thesis

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16