Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02171
Acrónimo :
02171
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2013/2014

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


Introduzir os estudantes na emergência conjugada dos novos média e do empoderamento das audiências, tendo como pano de fundo uma crise financeira e económica de proporções inesperadas, que estilhaçou a agenda comunicacional e informativa unilateral e centralizada prevalecente na paisagem mediática até finais do século XX e comprometeu o modelo industrial em que assentou a prosperidade do sistema de imprensa nos países desenvolvidos. Apresentar a problematização das mudanças em curso como ponto de partida incentivador de uma reflexão crítica coletiva e da produção de um pensamento próprio, assentes no acompanhamento da produção teórica e dos debates em torno das respetivas potencialidades e limites e dos consequentes desafios técnicos e éticos quer para o jornalismo profissional quer para a cidadania em geral.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o estudante deverá: OA1 | explicar o papel do jornalismo global na sociedade de hoje OA2 | analisar criticamente diferentes conceções teóricas do jornalismo como este é praticado em uma grande variedade de contextos sociais e políticos OA3 | comparar e contrastar o papel do jornalismo em contextos que variam desde o mainstream aos meios de comunicação alternativos AO4 | avaliar as conexões normativas e empíricas entre o jornalismo de media, a produção de notícias e considerações éticas AO5 | avaliar criticamente as discussões contemporâneas sobre a natureza mutável do jornalismo e as suas implicações para a compreensão cultural e democracia AO6 | Executar trabalhos escritos que reflitam sobre as temáticas abordadas

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1-Do fim do império do programador a.Da arrogância dos jornalistas à ditadura das audiências b.Overload!, vazio e mediação jornalística c.Poder da imagem e da palavra. O olhar do repórter CP2-Mercado, média e democracia a.Razão editorial vs razão empresarial b.Jornalismo sem informação; informação sem jornalistas. c.Do Daily Show ao fim do NYT CP3-Redes sociais e Mr. Gates II a.Actos de jornalismo e the part-time people b.De guardião a guia - moratória a Mr. Gates c.Revolução, refundação, reinvenção? CP4-Autonomia do campo e novos imperativos éticos a.A história inacabada de uma autonomia sempre sob ameaça b.Credibilidade, responsabilidade social e individual c.Jornalismo enquanto serviço público CP5-O próximo jornalismo a.Jornalismo tradicional e FON (future of news) consensus b.Para uma carta de princípios éticos e profissionais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP1 OA2 | CP2 OA3 | CP3 AO4 | CP4 AO5 | CP5 AO6 | CP5

Avaliação / Assessment


A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final. 1) Ao longo do período letivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação oral ativa nas sessões e exercícios de grupo) (avaliada em 10%); 2) Teste escrito individual, que consiste na escrita de um primeiro draft de um artigo de investigação. O tempo total de trabalho necessário para a redação deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final do artigo representará 70% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho de investigação para a redação do artigo contribuirá para a avaliação com 20%. Esta avaliação pressupõe a revelação das competências de escrita e orais, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e síntese. Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Na UC existem dois tipos de aulas: Teórico-práticas: Apresentação dos conceitos, perspetivas teóricas de forma expositiva e introdução expositiva alternada com exercícios/experiencia simulada em subgrupos. Apresentação e discussão dos exercícios de grupo. Os alunos são encorajados a seguir a produção jornalística atual e a compartilhar as suas opiniões. Este curso incentiva a interação com as técnicas de produção de notícias. Orientação tutorial: Orientação e resolução de problemas individualmente ou em grupo. As 128 horas de trabalho de campo e autónomo asseguram a leitura da bibliografia base, os exercícios e o trabalho individual.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração de trabalhos de grupo e individuais permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Relatório "Post-Industrial journalism: Adapting to the Present", C.W. Anderson, Emily Bell e Clay Shirky, Tow Center for Digital Journalism, Columbia Journalism School, 2012, disponível em http://www.niemanlab.org/2012/11/post-industrial-journalism-a-new-columbia-report-examines-the-disrupted-news-universe/?utm_source=Daily+Lab+email+list&utm_medium=email&utm_campaign=4757806f57-DAILY_EMAIL Projecto Jornalismo e Sociedade (2012), "Para uma carta de princípios do jornalismo na era da Internet", disponível em http://estadodasnoticias.info/principios/ Silverstone, Roger (2007), Media and Morality- On the rise of the mediapolis, Cambridge: Polity Press. Rosen, Jay (2010), "The Journalists Formely Known as the Media: My Advise to the Next Generation". Lição inaugural do curso de jornalismo de Science Po, Paris, em 2 de Setembro de 2010, resumo disponível em htpp://jayrosen.posterous.com/the-journalists-formely-known-as-the-media-m Pinto, Manuel (coordenador) et al. (2011) , Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, disponibilizado pela ERC em http://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjM4OiJtZWRpYS9lc3R1ZG9zL29iamVjdG9fb2ZmbGluZS80Mi4xLnBkZiI7czo2OiJ0aXR1bG8iO3M6NTA6ImVzdHVkby1lZHVjYWNhby1wYXJhLW9zLW1lZGlhLWVtLXBvcnR1Z2FsLXZlcnNhby1wIjt9/estudo-educacao-para-os-media-em-portugal-versao-p Kovach, Bill & Tom Rosenstiel (2007), The elements of journalism, New York, Three Rivers Press Natalie Fenton (edited), 2010, New Media, Old News. Journalism & Democracy in the Digital Age, London, Sage, 102-118. Gomes, Adelino (2012) Nos bastidores dos telejornais. RTP, SIC e TVI, Lisboa, Tinta da China Garcia, José Luís (2009) (org.) Estudos sobre os Jornalistas Portugueses. Metamorfoses e Encruzilhadas no Limiar do Século XXI, Lisboa, ICS. Castells, Manuel (2009) Communication Power, New York: Oxford University Press, Inc. Castells, Manuel, João Caraça & Gustavo Cardoso (ed.), 2012, Aftermath. The Cultures of the Economics Crisis, Oxford, Oxford University Press Cardoso, Gustavo, Rita Espanha e Vera Araújo (2009) (orgs.) Da Comunicação de Massa à Comunicação em Rede, Porto, Porto Editora. BBC College of Journalism (2009) -The Future of Journalism‖, CoJo Publications:1 disponível em htpp://www.bbc.co.uk/blogs/theeditors/future_of_journalism.pdf.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16