Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02172
Acrónimo :
02172
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2013/2014

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo geral da unidade curricular é despertar os alunos para as transformações do jornalismo a nível de produção, distribuição e fruição. Em paralelo será contextualizada a crise dos média num momento em que surgem novas oportunidades para os jornalistas. O papel do jornalista no tempo da internet levanta questões de domesticação e globalização e leva à exploração do papel das tecnologias de informação e comunicação na vida quotidiana.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o estudante deverá: OA1 | explicar de forma analítica e crítica as transformações do jornalismo nas vertentes produção, distribuição e fruição OA2 | analisar criticamente o jornalismo ao ritmo da internet, a emergência de novas ferramentas e práticas, a integração do feedback da audiência e a multiplicidade de perspetivas OA3 | avaliar a explosão do jornalismo graças à multiplicação dos meios de recolha, interpretação e divulgação da informação e o crowdsourcing e conteúdo gerado pela audiência AO4 | distinguir o jornalismo como bem público AO5 | analisar a transparência e independência: forças vitais para a credibilidade e o futuro do jornalismo. AO6 | criticar a psicologia social das relações mediadas por computador, telefones móveis, internet e contatibilidade permanente, AO7| distinguir Internet e sociedade: visões e realidades e o papel das tecnologias de informação e comunicação na vida quotidiana AO8| Executar trabalhos escritos que reflitam sobre as temáticas abordadas

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.As transformações do jornalismo: produção, distribuição e fruição i.o jornalismo ao ritmo da internet ii.A emergênca de novas ferramentas e práticas, iii.a integração do feedback da audiência e a multiplicidade de perspetivas, iv.a explosão do jornalismo graças à multiplicação dos meios de recolha, interpretação e divulgação da informação v.Crowdsourcing e conteúdo gerado pela audiência 2.Crise dos média, oportunidade dos jornalistas i.O jornalismo como bem público 1.Num mundo instável, a procura por informação, análise e interpretação é maior do que nunca 2.Transparência e independência: forças vitais para a credibilidade e o futuro do jornalismo 3.A Internet na Vida Quotidiana: Domesticação e Globalização i.A psicologia social das relações mediadas por computador ii.Telefones móveis, internet e contatibilidade permanente iii.Internet e sociedade: visões e realidades 4.O papel das tecnologias de informação e comunicação na vida quotidiana i.A fratura digital entre sociedades desenvolvidas e em vias de desenvolvimento ii.A relação entre a Internet e outras tecnologias, como telefones móveis

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP1 OA2 | CP1 OA3 | CP1 AO4 | CP2 AO5 | CP2 AO6 | CP3 AO7 | CP4 AO8 | CP1, 2, 3, 4

Avaliação / Assessment


A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final. 1) Ao longo do período letivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação oral ativa nas sessões e exercícios de grupo) (avaliada em 10%); 2) Teste escrito individual, que consiste na escrita de um primeiro draft de um artigo de investigação. O tempo total de trabalho necessário para a redação deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final do artigo representará 70% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho de investigação para a redação do artigo contribuirá para a avaliação com 20%. Esta avaliação pressupõe a revelação das competências de escrita e orais, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e síntese. Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Na UC existem dois tipos de aulas: Teórico-práticas: Apresentação dos conceitos, perspetivas teóricas de forma expositiva e introdução expositiva alternada com exercícios/experiencia simulada em subgrupos. Apresentação e discussão dos exercícios de grupo. Os alunos são encorajados a seguir a produção jornalística atual e a compartilhar as suas opiniões. Este curso incentiva a interação com as técnicas de produção de notícias. Orientação tutorial: Orientação e resolução de problemas individualmente ou em grupo. As 128 horas de trabalho de campo e autónomo asseguram a leitura da bibliografia base, os exercícios e o trabalho individual.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração de trabalhos de grupo e individuais permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford. Van Dijk, J. (2005) The Deepening Divide: Inequality in the Information Society, Sage, London; Ito, M. (2010) Hanging Out, Messing Around and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media, MIT Press, Cambridge, MA; Buckingham D. and R. Willett, Digital Generations (Eds) (2006) Digital Generations, Erlbaum; Ito, M., Matsuda, M. & Okabe, D. (Eds) (2005) Personal, Portable, Pedestrian, Mobile Phones in Japanese Life, MIT Press; Berker, T, Hartmann, M., Punie, Y and Ward, K. (Eds) (2005) Domestication of Media and Technologies, Open University Press; Bakardjieva, M. (2005) Internet Society, Sage; Wellman, B. & Haythornthwaite, C. (Eds) (2002) The Internet in Everyday Life, Oxford University Press; Ling, R. (2004) The Mobile Connection: The Cell Phone's Impact on Society, Morgan Kaufmann; Haddon, L. (2004) Information and Communication Technologies in Everyday Life: A Concise Introduction and Research Guide, Berg;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16