Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo geral da unidade curricular é clarificar a gestão de empresas tão peculiares como as de comunicação social, que se inserem numa área particularmente sensível, em especial num momento de profunda transformação social e empresarial. Nesse sentido, será necessário despertar os alunos para distinguir entre empresas públicas e privadas de comunicação social, sublinhar a dimensão internacional cada vez mais comum das empresas de comunicação social e a maior diversidade de produtos oferecidos. São igualmente objetivos da UC introduzir os alunos nos fundamentos, necessidades, riscos, condicionantes e processos da produção nos média.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC o estudante deverá: OA1 | explicar de forma analítica e crítica o Sector dos Media em Portugal OA2 | analisar criticamente a evolução dos modelos empresariais no Sector dos Media OA3 | avaliar as chaves na gestão dos Media: os Gestores AO4 | distinguir Realidade Global e Espaço Local AO5 | analisar os Media e o Sector Público: O papel do Estado AO6| explicar o negócio dos 3T: Talento -Tecnologia -Trabalho e o valor acrescentado da língua portuguesa AO7 | identificar os fundamentos, necessidades, riscos, condicionantes e processos da produção colaborativa nos média AO8| distinguir novas ferramentas e práticas de produção AO9| Executar trabalhos escritos que reflitam sobre as temáticas abordadas
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. - A gestão de Comunicação Social, um equilíbrio sensível 1.Empresas públicas e empresas privadas de comunicação social: o que as aproxima e o que as separa 2.Dimensão internacional e diversidade: dos media tradicionais aos novos media 3.O Sector dos Media em Portugal 4.A evolução dos modelos empresariais no Sector dos Media 5.As chaves na gestão dos Media. Os Gestores. 6.Os Media e o Sector Público: O papel do Estado 7.Realidade Global e Espaço Local 8.Os Grandes Operadores internacionais 9.O negócio dos 3T: Talento -Tecnologia -Trabalho 10.A Regulação e o enquadramento legal 11.O valor acrescentado da língua portuguesa 2. - Produção nos media 1.Fundamentos, necessidades, riscos e processos 2.As restrições do tempo e espaço 3.A pressão da convergência e multiplicidade de meios de publicação 4.Produção colaborativa 5.A estrutura de produção dos media e dos grupos de media 6.A emergência de novas ferramentas e práticas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP1.1, 1.2, 1., 1.11 OA2 | CP1.4, 1.10 OA3 | CP1.5 AO4 | CP1.7, 1.8 AO5 | CP1.6 AO6 | CP1.9 AO7 | CP2.1, 2.2, 2.3 AO8 | CP2.4, 2.5,2.6 AO9| CP1, 2
Avaliação / Assessment
A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final. 1) Ao longo do período letivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação oral ativa nas sessões e exercícios de grupo) (avaliada em 10%); 2) Teste escrito individual, que consiste na escrita de um primeiro draft de um artigo de investigação. O tempo total de trabalho necessário para a redação deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final do artigo representará 70% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho de investigação para a redação do artigo contribuirá para a avaliação com 20%. Esta avaliação pressupõe a revelação das competências de escrita e orais, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e síntese. Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Na UC existem dois tipos de aulas: Teórico-práticas: Apresentação dos conceitos, perspetivas teóricas de forma expositiva e introdução expositiva alternada com exercícios/experiencia simulada em subgrupos. Apresentação e discussão dos exercícios de grupo. Os alunos são encorajados a seguir a produção jornalística atual e a compartilhar as suas opiniões. Este curso incentiva a interação com as técnicas de produção de notícias. Orientação tutorial: Orientação e resolução de problemas individualmente ou em grupo. As 128 horas de trabalho de campo e autónomo asseguram a leitura da bibliografia base, os exercícios e o trabalho individual.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração de trabalhos de grupo e individuais permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Croteau & Hoynes (2005), "The Business of Media", Pine Forge; Cowhey & Aronson (2009), "Transforming Global Information and Communication Markets", The MIT Press; Bruns, Axel "Gatewatching: Collaborative Online News Production"; Schudson, Michael, "The sociology of News Production"; "A World of Connections", The Economist, Special Report on Telecoms, 2007; "Global Brands", Financial Times Special Report, abril 2007; "The 21 st-century organization", Mckinsey Quarterly, 2005, Number 3; Global Entertainment and Media Outlook: 2008-2012, PriceWaterhouseCoopers; Relatório e Contas, Media Capital, Impresa, RTP, Cofina, ZON, PT; Goodman, Fred "Warner Music, and an Industry in Crisis"; Kimmel, Daniel M. "The Dream Team: The Rise and Fall of DreamWorks" ; "The Fourth Network: How Fox broke the Rules and Reinvented Television"; Wol, Martin "Por qué funciona a Globalização", Dom Quixote; Krugman, Paul "The Return of Depression Economics and the Crisis of 2008", W. W. Norton & Co Ltd;
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16