Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2013/2014
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo geral da unidade curricular é avaliar de que forma os géneros jornalísticos tradicionais existem online. Para isso far-se-á identificação dos diferentes géneros jornalísticos em diferentes meios. O aluno deve identificar os géneros jornalísticos exclusivamente online e como se podem cruzar com as redes sociais. Nesta UC ir-se-á analisar também de que forma o conhecimento das audiências influencia o alinhamento jornalístico em televisão e web. Explicar a influência das redes sociais no alinhamento das notícias e de que forma o ecrã condiciona a forma de transmitir a mensagem. É igualmente objetivo desta UC identificar os principais tipos de fontes de informação e explicar a grande revolução dos últimos anos: o acesso direto do utilizador à informação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC o estudante deverá: OA1 | distinguir aos géneros jornalísticos tradicionais, versão online (de que forma existem) OA2 | identificar os géneros jornalísticos digitais ou a destruição do género jornalístico OA3 | explicar a navegação e usabilidade na web, o jornalismo por ecrã AO4 | distinguir diferentes marcas, diferentes formatos, diferentes conteúdos AO5 | resolver o alinhamento num jornal televisivo e num programa de informação AO6| distinguir as redes sociais num site e num programa de informação AO7 | identificar o meio, a audiência e o alinhamento: a ditadura do utilizador AO8| categorizar trends, mais vistas, mais comentadas, mais partilhadas AO9| resolver relacionamento com fontes (oficiais e informais) AO10| avaliar as redes sociais e a internet como fonte de informação AO11| avaliar o acesso direto do público às fontes de informação
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. - Géneros digitais 1.Os géneros jornalísticos tradicionais 2.Os géneros jornalísticos tradicionais, versão online (de que forma existem) 3.Os géneros jornalísticos digitais 4.Twitter ou a destruição do género jornalístico 2. - Alinhamento 1.A navegação na web 2.A usabilidade na web 3.O jornalismo por ecrã 4.Diferentes marcas, diferentes formatos, diferentes conteúdos 5.O alinhamento num jornal televisivo 6.O alinhamento num programa de informação 7.As redes sociais num site e num programa de informação 8.O meio, a audiência e o alinhamento: a ditatura do utilizador 9.Trends, mais vistas, mais comentadas, mais partilhadas 3. - Fontes jornalísticas 1.Relacionamento com fontes 2.Fontes oficiais 3.Fontes informais 4.As redes sociais como fonte de informação 5.A internet como fonte de informação 6.O acesso direto do público às fontes de informação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP1.1, 1.2, OA2 | CP1.3, 1.4 OA3 | CP2.1, 2.2, 2.3 AO4 | CP2.4 AO5 | CP2.5, 2.6 AO6 | CP2.7 AO7 | CP2.8 AO8 | CP2.9 AO9 | CP3.1, 3.2, 3.3 AO10| CP3.4, 3.5 AO11| CP3.6
Avaliação / Assessment
A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final. 1) Ao longo do período letivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação oral ativa nas sessões e exercícios de grupo (avaliada em 20%); produção de conteúdos jornalísticos integrando as temáticas e assuntos apresentados na UC, que serão reunidos num portefólio final. 2) Avaliação do portefólio final composto pelos conteúdos jornalísticos produzidos no âmbito da UC ao longo do período letivo. O tempo total de trabalho necessário para a redação deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final do portefólio representará 80% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho contribuirá para a avaliação. Esta avaliação pressupõe a revelação das competências de escrita e orais, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e síntese. Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Na UC existem três tipos de aulas: Teórico-práticas: Apresentação dos conceitos, perspetivas teóricas de forma expositiva e introdução expositiva alternada com exercícios/experiencia simulada em subgrupos. Apresentação e discussão dos exercícios de grupo. Os alunos são encorajados a seguir a produção jornalística atual e a compartilhar as suas opiniões. Este curso incentiva a interação com as técnicas de produção de notícias. A par das aulas teórico-práticas ocorrerão Práticas Laboratoriais em pequenos grupos que acompanham o percurso de aprendizagem de cada um dos alunos e promovem a consolidação dos conhecimentos adquiridos. Serão pedidos aos alunos diversos trabalhos, que servem para uma maior compreensão da matéria e permitem aos alunos aferirem as suas estratégias. Orientação tutorial: Orientação e resolução de problemas individualmente ou em grupo. As 120 horas de trabalho de campo e autónomo asseguram a leitura da bibliografia base, os exercícios e o trabalho individual.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá a aplicação do conhecimento metodológico aos casos concretos. O facto dos estudantes terem que realizar trabalho de aplicação prática desde o inicio até o fim da UC permite um entendimento mais detalhado e mais realístico dos géneros digitais, alinhamento e fontes jornalísticas do que um conhecimento meramente teórico. A discussão dos vários trabalhos práticos nas aulas permite uma aprendizagem diversificada, quer em termo de métodos de produção jornalística, quer em termo de análise de alinhamentos e do relacionamento com as fontes.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Crucianelli, Sandra (2010) "Ferramentas digitais para jornalistas", Knight Center, Austin, Texas, EUA Briggs, Mark (2008) "Jornalismo 2.0", Knight Center, Austin, Texas, EUA; Palácios, Marcos (organização) (2011) Ferramentas para análise de qualidade no ciberjornalismo, volume 1: Modelos, Labcom, Covilhã; Heinrich, Ansgard (2011) Network journalism: journalistic pratice in interactive spheres, Routledge, Nova Iorque, Eua; Briggs, Mark (2010) Journalism next, Sage, Washington, EUA; Franco, Guillermo (2009) Como escrever para a web, Knight Center, Austin, Texas, EUA; Salaverría, Ramón (2005) Redacción periodística en internet, Eunsa, Pamplona; Quinn, Stephen e Vicent F. Filak (2005) Convergent journalism: writing and producing across media, Focal Press, Burlington, Eua;
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16