Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2013/2014
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo geral da unidade curricular é apresentar, contextualizar e explicar aos alunos as melhores práticas sobre os formatos longos de jornalismo, como a reportagem e a entrevista, e as técnicas de investigação. A importância do jornalismo de investigação na sociedade contemporânea será um ponto de partida para se poder entrar na exploração do jornalismo profundo e abrangente. Nesta UC ir-se-á introduzir também a História da reportagem enquanto género jornalístico: dos gazeteiros aos obreiros do imaginário coletivo. Serão discutidos vários dogmas, como a representação da realidade ou interpretação dos acontecimentos e a objetividade vs. subjetividade, e os novos conceito do jornalismo: A Comunicação Pública (Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade). É igualmente objetivo desta UC identificar e contextualizar o género entrevista, seja pelo seu papel de revelador humano, seja pela sua especificidade enquanto género.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC o estudante deverá: OA1 | identificar o jornalismo de investigação OA2 | descrever a evolução histórica do jornalismo de investigação OA3 | explicar o jornalismo de investigação AO4 | descrever a reportagem de investigação e desfazer os seus mitos AO5 | descrever as várias realidades e processos de reportagem, desde a hipótese, os métodos, a documentação e as fontes abertas, oficiais e privadas AO6| explicar os fundamentos da reportagem: conhecimento do tema, local, pessoa ou situação económica, política ou social, capacidade de observação, curiosidade AO7 | explicar as técnicas de reportagem e o tratamento da informação - fontes, pesquisa, competências analíticas, rapidez da reflexão e material AO8 | explicar o que é a entrevista AO9 | identificar exemplos positivos e negativos de entrevista AO10| descrever a preparação e investigação, o perfil do entrevistado, as perguntas e as questões de emoção e credibilidade
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. - O jornalismo de investigação 1.Definições - Jornalismo convencional vs Jornalismo de investigação 2.História - Tradição e grandes repórteres 3.Evolução - A afirmação e a crise do jornalismo de investigação 4.A importância do jornalismo de investigação na sociedade contemporânea 5.Os profissionais - who's who, organização, funções e objectivos 2. - A reportagem de investigação 1.Introdução - mitos e realidades 2.A hipótese 3.A estratégia - métodos 4.A documentação 5.Fontes abertas (incluindo electrónicas: web, sinais - comunicações, radares, imagem, etc.) 6.Fontes humanas oficiais e privadas ON THE RECORD e OFF THE RECORD - incluindo motivações (teoria MISE) 7.A verificação dos factos (fact-checking) 8.A definição da estrutura narrativa 9.A divulgação da reportagem 10.O seguimento (follow-up) 3. - A reportagem 1.A História da reportagem enquanto género jornalístico: dos gazeteiros aos obreiros do imaginário colectivo. 2.Dogmas : representação da realidade ou interpretação dos 3.acontecimentos? Objectividade vs Subjectividade. 4.Novo Conceito do Jornalismo: A Comunicação Pública (Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade). 5.Televisão - A idade da maturidade? 6.Imprensa - O Futuro é ontem? 7.Rádio e Web - conceitos. 4. - As técnicas de reportagem 1.Opções e mutações do jornalismo contemporâneo: hiperconcorrência e lógica financeira, económica e política para tutelar as práticas e o discurso dos actores sociais. 2.O Directo ou a vitória do repórter (tv/rádio/web). 3.Tipos e técnicas do Directo (tv/rádio/web). 4.A evolução do Directo (tv/rádio/web). 5.Vox Populi - mitos, princípios éticos e facilitismo. 6.Regras e métodos - conhecimento do tema, local, pessoa ou situação económica, política ou social, capacidade de observação, curiosidade. 7.O tratamento da informação - fontes, pesquisa, competências analíticas, rapidez da reflexão e material. 8.A interpretação dos factos e a apresentação do acontecimento (ângulo). 9.A contextualização e a análise (na perspectiva da procura de um acréscimo de significado). 10.A narrativa: vocabulário, estilo, impressões (e sentido critíco), atmosfera, "côr", tom e concisão. 11.Associação texto/imagem/som (tv/rádio/web). 12.Conclusões: O monopólio da mediação (ou deliberação) no espaço público. 5. - Entrevista 1.A entrevista jornalística em televisão . Conceitos gerais. 2.A entrevista política 3.A entrevista de personalidade 4.A arte da pergunta 5.Tipologia de perguntas. Elaboração do questionário. Alinhamento do questionário 6.As regras da entrevista 7.A entrevista e o debate : Semelhanças e diferenças. O papel do moderador
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP1.1 OA2 | CP1.2 OA3 | CP1.3, 1.4, 1.5 AO4 | CP2.1, AO5 | CP2 (exceto 2.1) AO6 | CP3 AO7 | CP4 AO8 | CP5.1, 5.2, 5.3 AO9 | CP5.4, 5.5 AO10| CP5.6, 5.7
Avaliação / Assessment
A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final. 1) Ao longo do período letivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação oral ativa nas sessões e exercícios de grupo (avaliada em 20%); produção de conteúdos jornalísticos integrando as temáticas e assuntos apresentados na UC, que serão reunidos num portefólio final. 2) Avaliação do portefólio final composto pelos conteúdos jornalísticos produzidos no âmbito da UC ao longo do período letivo. O tempo total de trabalho necessário para a redação deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final do portefólio representará 80% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho contribuirá para a avaliação. Esta avaliação pressupõe a revelação das competências de escrita e orais, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e síntese. Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Na UC existem três tipos de aulas: Teórico-práticas: Apresentação dos conceitos, perspetivas teóricas de forma expositiva e introdução expositiva alternada com exercícios/experiencia simulada em subgrupos. Apresentação e discussão dos exercícios de grupo. Os alunos são encorajados a seguir a produção jornalística atual e a compartilhar as suas opiniões. Este curso incentiva a interação com as técnicas de produção de notícias. A par das aulas teórico-práticas ocorrerão Práticas Laboratoriais em pequenos grupos que acompanham o percurso de aprendizagem de cada um dos alunos e promovem a consolidação dos conhecimentos adquiridos. Serão pedidos aos alunos diversos trabalhos, que servem para uma maior compreensão da matéria e permitem aos alunos aferirem as suas estratégias. Orientação tutorial: Orientação e resolução de problemas individualmente ou em grupo. As 120 horas de trabalho de campo e autónomo asseguram a leitura da bibliografia base, os exercícios e o trabalho individual.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá a aplicação do conhecimento metodológico aos casos concretos. O facto dos estudantes terem que realizar trabalho de aplicação prática desde o inicio até o fim da UC permite um entendimento mais detalhado e mais realístico dos conceitos, técnicas e procedimentos ensinados em cada uma das componentes da unidade curricular. Mais do que um conhecimento meramente teórico, os alunos deverão ser capazes de produzir conteúdos diferenciados de acordo com os géneros jornalísticos tradicionais e digitais, identificar e distinguir os diferentes problemas levantados pela produção do jornalismo de longo formato e ser capaz de, de forma contextualizada, produzir reportagens e entrevistas, investigando.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Heinrich, Ansgard (2011) Network journalism: journalistic pratice in interactive spheres, Routledge, Nova Iorque, Eua; Briggs, Mark (2010) Journalism next, Sage, Washington, EUA; Quinn, Stephen e Vicent f. Filak (2005) Convergent journalism: writing and producing across media, Focal Press, Burlington, Eua; Gall, Sandy (1983) "Don't worry about the money now", New English Library, Sevenoaks (Kent, GB) Moeller, Susan (1999) "Compassion Fatigue - How the media sell disease, famine, war and death", Routledge, Nova Iorque Chancellor, John e Mears ,Walter R. (1983) "The news business", Harper & Row Publishers, Nova Iorque "Stalking the feature story" (1979) William Ruehlmann, Vintage Books, Nova Iorque,; Brady, John (1977) "The craft of interviewing", Vintage Books, Nova Iorque, Pinto, Mário (2006) "Como evitar o atamancado do 'Jornalês'", Papiro Editora, Lisboa,; "Repórteres e Reportagens de Primeira Página", II Volume, 1910-1926, Conselho de Imprensa, Lisboa; "Repórteres e Reportagens de Primeira Página", I Volume,1901-1910, Conselho de Imprensa, Lisboa; "Grandes repórteres portugueses da I República", Foto-Jornal, Colecção Grande Reportagem, Lisboa 1986; Lage, Nilson (2001) "A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística" Record, Rio de Janeiro; Halperín, Jorge (1998) "La entrevista periodística: intimidades de la conversacíon pública" Paidós, Buenos Aires; Grijelmo, Alex (2001) "El estilo del periodista" 7 edicion, Taurus, Madrid; Cotteret, Jean-Marie (1991) "Gouverner c'est parâitre" Presses Universitaires de France, 1991 ; Charon, Yvan (1995) "A entrevista na televisão" Editorial Inquérito;
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16