Programa
Curso de Pós Graduação em Jornalismo
Programa
1. - O jornalismo de investigação 1.Definições - Jornalismo convencional vs Jornalismo de investigação 2.História - Tradição e grandes repórteres 3.Evolução - A afirmação e a crise do jornalismo de investigação 4.A importância do jornalismo de investigação na sociedade contemporânea 5.Os profissionais - who's who, organização, funções e objectivos 2. - A reportagem de investigação 1.Introdução - mitos e realidades 2.A hipótese 3.A estratégia - métodos 4.A documentação 5.Fontes abertas (incluindo electrónicas: web, sinais - comunicações, radares, imagem, etc.) 6.Fontes humanas oficiais e privadas ON THE RECORD e OFF THE RECORD - incluindo motivações (teoria MISE) 7.A verificação dos factos (fact-checking) 8.A definição da estrutura narrativa 9.A divulgação da reportagem 10.O seguimento (follow-up) 3. - A reportagem 1.A História da reportagem enquanto género jornalístico: dos gazeteiros aos obreiros do imaginário colectivo. 2.Dogmas : representação da realidade ou interpretação dos 3.acontecimentos? Objectividade vs Subjectividade. 4.Novo Conceito do Jornalismo: A Comunicação Pública (Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade). 5.Televisão - A idade da maturidade? 6.Imprensa - O Futuro é ontem? 7.Rádio e Web - conceitos. 4. - As técnicas de reportagem 1.Opções e mutações do jornalismo contemporâneo: hiperconcorrência e lógica financeira, económica e política para tutelar as práticas e o discurso dos actores sociais. 2.O Directo ou a vitória do repórter (tv/rádio/web). 3.Tipos e técnicas do Directo (tv/rádio/web). 4.A evolução do Directo (tv/rádio/web). 5.Vox Populi - mitos, princípios éticos e facilitismo. 6.Regras e métodos - conhecimento do tema, local, pessoa ou situação económica, política ou social, capacidade de observação, curiosidade. 7.O tratamento da informação - fontes, pesquisa, competências analíticas, rapidez da reflexão e material. 8.A interpretação dos factos e a apresentação do acontecimento (ângulo). 9.A contextualização e a análise (na perspectiva da procura de um acréscimo de significado). 10.A narrativa: vocabulário, estilo, impressões (e sentido critíco), atmosfera, "côr", tom e concisão. 11.Associação texto/imagem/som (tv/rádio/web). 12.Conclusões: O monopólio da mediação (ou deliberação) no espaço público. 5. - Entrevista 1.A entrevista jornalística em televisão . Conceitos gerais. 2.A entrevista política 3.A entrevista de personalidade 4.A arte da pergunta 5.Tipologia de perguntas. Elaboração do questionário. Alinhamento do questionário 6.As regras da entrevista 7.A entrevista e o debate : Semelhanças e diferenças. O papel do moderador