Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02176
Acrónimo :
02176
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
8.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
20.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
50.0h/sem
Trabalho Autónomo :
100.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2013/2014

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo geral da unidade curricular é despertar os alunos para as novas linguagens do jornalismo, desenvolvidas e potenciadas pela emergência dos meios digitais interativos. Para isso vai explicitar-se os novos campos e processos de trabalho na área dos novos média. É também objetivo fundamental apresentar aos estudantes o gosto por contar histórias jornalísticas utilizando novos formatos, recursos e plataformas, e ainda explicitar o papel do jornalista na sociedade, num momento de transição comunicacional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o estudante deverá: OA1| identificar de forma analítica e crítica as multiplicidades do conteúdo, OA2| distinguir os elementos dos média tradicionais (texto, som, imagem fixa e vídeo) para chegar aos elementos multimédia OA3| explicar a relação entre papel vs. ecrãs, explorando o que se lê e como se lê nos ecrãs, AO4| descrever a os pontos de contacto e de oposição dos novos média aos tradicionais, centrando-se no que é uma constante e as suas diferenças fundamentais AO5| descrever as as narrativas lineares e não lineares AO6| descrever a multimedialidade dos conteúdos AO6| explicar o transmedia: uma notícia, muitas formas e existências (web, rádio, TV, imprensa) AO7| explicar os meios e canais de distribuição e a evolução da notícia (antes, durante e depois do acontecimento) AO8| categorizar as várias faces da Web (tradicional e mobile, redes sociais, apps para tablets e smartphones, revistas digitais interativas)

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. - As multiplicidades do conteúdo 1.Texto, som, imagem fixa, vídeo, infografia/multimédia 2.Papel vs. ecrãs 3.O que se lê e como se lê nos ecrãs 4.Pontos de contacto e de oposição dos novos média aos tradicionais 2. - Narrativas lineares e não lineares 1.Formas de estruturação de conteúdos 2.Pesquisa e processos de organização de projetos 3.Gestão do desenvolvimento de um projecto 3. - Multimedialidade dos conteúdos 1.Pensar multimédia e interativo 2.Interatividade e interação 4. - Transmedia: uma notícia, muitas formas e existências (web, rádio, TV, imprensa) 1.meios e canais de distribuição 2.evolução da notícia (antes, durante e depois do acontecimento) 3.Técnicas de webcopywriting 5. - As várias faces da Web (tradicional e mobile, redes sociais, apps para tablets e smartphones, revistas digitais interativas) 6. - Estratégias de publicação multiplataforma e multicanal

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP1.1 OA2 | CP1.2, 1.3 OA3 | CP1.4 AO4 | CP2 AO5 | CP3 AO6 | CP4.1 AO7 | CP4.2, 4.3 AO8 | CP5, 6

Avaliação / Assessment


A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final. 1) Ao longo do período letivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação oral ativa nas sessões e exercícios de grupo (avaliada em 20%); produção de conteúdos jornalísticos para integrar um projeto multimédia final. 2) Avaliação do projeto multimédia final composto pelos conteúdos produzidos no âmbito da UC ao longo do período letivo. O projeto é composto pela planificação de um dossiê multimédia e produção desse projeto, no qual deverá pôr em prática as vertentes abordadas na UC. O dossier multimédia consiste em duas partes, com a primeira a valer 30% da nota e a segunda 50% da nota final. A primeira fase consiste na planificação do projeto escolhido pelo aluno, na vertente por si escolhida, tendo em conta as especificações e exemplos dados em aula para aquilo que é um bom conteúdo, tanto do ponto de vista de estrutura como da riqueza e criatividade dos conteúdos. A segunda fase consiste na produção de uma maquete funcional, a publicar online, seguindo o plano anterior e as recomendações do docente. O tempo total de trabalho necessário para a produção deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final do projeto representará 80% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho contribuirá para a avaliação. Esta avaliação pressupõe a revelação das competências de escrita e orais, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e síntese. Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Na UC existem três tipos de aulas: Teórico-práticas: Apresentação dos conceitos, perspetivas teóricas de forma expositiva e introdução expositiva alternada com exercícios/experiencia simulada em subgrupos. Apresentação e discussão dos exercícios de grupo. Os alunos são encorajados a seguir a produção jornalística atual e a compartilhar as suas opiniões. Este curso incentiva a interação com as técnicas de produção de notícias. A par das aulas teórico-práticas ocorrerão Práticas Laboratoriais em pequenos grupos que acompanham o percurso de aprendizagem de cada um dos alunos e promovem a consolidação dos conhecimentos adquiridos. Serão pedidos aos alunos diversos trabalhos, que servem para uma maior compreensão da matéria e permitem aos alunos aferirem as suas estratégias. Orientação tutorial: Orientação e resolução de problemas individualmente ou em grupo. As 120 horas de trabalho de campo e autónomo asseguram a leitura da bibliografia base, os exercícios e o trabalho individual.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá a aplicação do conhecimento metodológico aos casos concretos. O facto de os estudantes terem que realizar trabalho de aplicação prática desde o inicio até o fim da UC permite um entendimento mais detalhado e mais realístico dos conceitos, técnicas e procedimentos ensinados em cada uma das componentes da unidade curricular. Mais do que um conhecimento meramente teórico, os alunos deverão ser capazes de produzir conteúdos diferenciados de acordo com os conceitos base da UC e identificar e distinguir os diferentes problemas levantados pela produção de jornalismo não linear e multimédia e ser capaz de, de forma contextualizada, produzir conteúdos jornalísticos. No final do curso os alunos deverão ter: uma compreensão profunda dos principais conceitos e debates relativos às novas formas de narrar histórias jornalísticas. Ser capaz de identificar as melhores formas, plataformas, canais e média para comunicar uma história. Estar familiarizado com uma variedade de formas de produzir conteúdos. Ser capaz de planificar um conteúdo para uma plataforma digital interativa.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford. Ito, M. (2010) Hanging Out, Messing Around and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media, MIT Press, Cambridge, MA; Wellman, B. & Haythornthwaite, C. (Eds) (2002) The Internet in Everyday Life, Oxford University Press; Ling, R. (2004) The Mobile Connection: The Cell Phone's Impact on Society, Morgan Kaufmann; Zelizer, Barbie (organização) (2009) The changing faces of journalism - tabloidization, technology and truthiness, Routledge, Oxon, Canadá; Briggs, Mark (2010) Journalism next, Sage, Washington, EUA; Salaverría, Ramón (2005) Redacción periodística en internet, Eunsa, Pamplona; Franco, Guillermo (2009) Como escrever para a web, Knight Center, Austin, Texas, EUA; Quinn, Stephen e Vicent f. Filak (2005) Convergent journalism: writing and producing across media, Focal Press, Burlington, EUA; Canavilhas, João (2007) Webnoticia: propuesta de modelo periodístico para la www, Labcom, Covilhã; Jenkins, Henry (2006) Convergence culture, New York University Press, Nova Iorque;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16