Métodos de Ensino e Avaliações
A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final. 1) Ao longo do período letivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação oral ativa nas sessões e exercícios de grupo (avaliada em 20%); produção de conteúdos jornalísticos para integrar um projeto multimédia final. 2) Avaliação do projeto multimédia final composto pelos conteúdos produzidos no âmbito da UC ao longo do período letivo. O projeto é composto pela planificação de um dossiê multimédia e produção desse projeto, no qual deverá pôr em prática as vertentes abordadas na UC. O dossier multimédia consiste em duas partes, com a primeira a valer 30% da nota e a segunda 50% da nota final. A primeira fase consiste na planificação do projeto escolhido pelo aluno, na vertente por si escolhida, tendo em conta as especificações e exemplos dados em aula para aquilo que é um bom conteúdo, tanto do ponto de vista de estrutura como da riqueza e criatividade dos conteúdos. A segunda fase consiste na produção de uma maquete funcional, a publicar online, seguindo o plano anterior e as recomendações do docente. O tempo total de trabalho necessário para a produção deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final do projeto representará 80% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho contribuirá para a avaliação. Esta avaliação pressupõe a revelação das competências de escrita e orais, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e síntese. Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).