Métodos de Ensino e Avaliações

Na UC existem três tipos de aulas: Teórico-práticas: Apresentação dos conceitos, perspetivas teóricas de forma expositiva e introdução expositiva alternada com exercícios/experiencia simulada em subgrupos. Apresentação e discussão dos exercícios de grupo. Os alunos são encorajados a seguir a produção jornalística atual e a compartilhar as suas opiniões. Este curso incentiva a interação com as técnicas de produção de notícias. A par das aulas teórico-práticas ocorrerão Práticas Laboratoriais em pequenos grupos que acompanham o percurso de aprendizagem de cada um dos alunos e promovem a consolidação dos conhecimentos adquiridos. Serão pedidos aos alunos diversos trabalhos, que servem para uma maior compreensão da matéria e permitem aos alunos aferirem as suas estratégias. Orientação tutorial: Orientação e resolução de problemas individualmente ou em grupo. As 120 horas de trabalho de campo e autónomo asseguram a leitura da bibliografia base, os exercícios e o trabalho individual. | A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final. 1) Ao longo do período letivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação oral ativa nas sessões e exercícios de grupo (avaliada em 20%); produção de conteúdos jornalísticos de cada uma das áreas da UC, segundo a seguinte topologia: um conteúdo escrito, um de áudio, um de imagem e um de vídeo, cada um deles valendo 20% da nota. 2) Avaliação do conjunto dos conteúdos produzidos no âmbito da UC ao longo do período letivo, nos quais deverá pôr em prática as vertentes abordadas na UC. O tempo total de trabalho necessário para a produção deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A originalidade e a inovação no trabalho contribuirá para a avaliação. Esta avaliação pressupõe a revelação das competências de escrita e orais, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e síntese. Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).