Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02177
Acrónimo :
02177
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
8.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
20.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
50.0h/sem
Trabalho Autónomo :
100.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


A UC pretende introduzir os alunos às novas linguagens do jornalismo, desenvolvidas e potenciadas pela emergência dos meios digitais interativos. Pretende-se promover a aplicação prática de conceitos de comunicação jornalística, utilizando novas técnicas, tecnologias e ferramentas. Os alunos deverão explorar os novos campos e processos de trabalho na área dos novos média. Os alunos vão contactar com formas de contar histórias jornalísticas utilizando novos formatos, recursos e plataformas. É também objetivo desenvolver nos alunos a capacidade de trabalho em equipa e a visão multidisciplinar da produção de conteúdos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o estudante deverá: OA1 | descrever o processo de criação de trabalhos jornalísticos multimédia e interativos OA2 | avaliar técnicas de webcopywriting e formas de estruturação de conteúdos OA3 | identificar formas de pesquisa e processos de organização de projetos OA4 | descrever processo e ferramentas de edição e publicação OA5 | comparar novos formatos de conteúdo, interatividade e interação OA6 | resolver escrita para o papel e para a web OA7 |resolver edição e publicação de som para rádio, web e TV OA8 | resolver edição e publicação de vídeo para web e TV OA9 | resolver edição e publicação de fotografia em papel e na web

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. - Novas linguagens do jornalismo 1.Notícia 2.Crónica 3.Opinião 4.Entrevista 2. - Novas técnicas, tecnologias e ferramentas 1.Ao minuto 2.Hyperlinks 3.Notícias relacionadas 3. - Novos processos de trabalho nos novos média 4. - Contar histórias utilizando novos formatos, recursos e plataformas 1.A imagem e o texto 2.SEO: o jornalista como difusor (ao contrário do que sucede nos outros meios, onde há alguém para fazer esse trabalho) 3.Escrever para ser lido, para ser descoberto 4.A importância e dependência da informação de agencia 5. - Trabalhar em equipa 6. - A visão multidisciplinar da produção de conteúdos 1.Técnicas de webcopywriting 2.escrita para o papel e para a web 7. - Produção, edição e publicação de som para rádio, web e TV 8. - Produção, edição e publicação de vídeo para web e TV 9. - Produção, edição e publicação de fotografia em papel e na web

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP1 OA2 | CP2 OA3 | CP3 OA4 | CP5 OA5 | CP4 OA6 | CP6 OA7 | CP7 OA8 | CP8 OA9 | CP9

Avaliação / Assessment


1) Ao longo do período letivo: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação e exercícios de grupo (avaliada em 20%); produção de conteúdos: um escrito, áudio, imagem e vídeo, (20% da nota). 2) Avaliação dos conteúdos produzidos no âmbito da UC. O tempo total de trabalho necessário para a produção deste trabalho é contabilizada em 20h de pesquisa e/ou de campo. Ficam aprovados com nota superior a 9,5 nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Teórico-práticas: Apresentação dos conceitos, perspetivas teóricas de forma expositiva alternada com exercícios simulada em grupos. Apresentação e discussão. Práticas Laboratoriais em grupos que acompanham o percurso de aprendizagem de cada aluno e promovem a consolidação dos conhecimentos. Orientação tutorial: Orientação e resolução de problemas individualmente ou em grupo. As 120h de trabalho de campo e autónomo asseguram a leitura da bibliografia base, os exercícios e o trabalho individual.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá a aplicação do conhecimento metodológico aos casos concretos. O facto de os estudantes terem que realizar trabalho de aplicação prática desde o inicio até o fim da UC permite um entendimento mais detalhado e mais realístico dos conceitos, técnicas e procedimentos ensinados em cada uma das componentes da unidade curricular. Mais do que um conhecimento meramente teórico, os alunos deverão ser capazes de produzir conteúdos diferenciados consoante a plataforma de publicação, e compreender as melhores formas de produzir uma determinada notícia, reportagem, entrevista ou dossier, de acordo com o assunto, a abordagem, o meio e a plataforma de publicação.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Crucianelli, Sandra (2010) "Ferramentas digitais para jornalistas", Knight Center, Austin, Texas, EUA; Briggs, Mark (2008) "Jornalismo 2.0", Knight Center, Austin, Texas, EUA; Palácios, Marcos (organização) (2011) Ferramentas para análise de qualidade no ciberjornalismo, volume 1: Modelos, Labcom, Covilhã; Heinrich, Ansgard (2011) Network journalism: journalistic pratice in interactive spheres, Routledge, Nova Iorque, Eua; Felder, Lynda (2012) Writing for the web: creating compelling web content using words, pictures and sound, New Ryder, Berkeley, Califormia; Briggs, Mark (2010) Journalism next, Sage, Washington, EUA; Franco, Guillermo (2009) Como escrever para a web, Knight Center, Austin, Texas, EUA; Salaverría, Ramón (2005) Redacción periodística en internet, Eunsa, Pamplona; Quinn, Stephen e Vicent f. Filak (2005) Convergent journalism: writing and producing across media, Focal Press, Burlington, Eua;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


"EyeTrack 2007", Poynter Institute; Canavilhas, João (2007) Webnoticia: propuesta de modelo periodístico para la www, Labcom, Covilhã Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford. Ito, M. (2010) Hanging Out, Messing Around and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media, MIT Press, Cambridge, MA; Camus, Juan Carlos (2010) "Tienes cinco segundos", e-book, edição do autor, Santiago do Chile

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16