Sumários

Aula 10: Sessão Temática com Convidados

15 Maio 2025, 20:30 Otávio Ribeiro Raposo


Esta aula contou com a participação de convidados do Projeto Take. it e da Associação Somos Torre, que partilharam as suas experiências de intervenção comunitária no Bairro da Torre, no concelho de Cascais. Os quatro convidados abordaram desde o Programa Escolha e a história do bairro da Torre, às problemáticas do trabalho de intervenção comunitária. No final da aula, o debate teve como eixo central as práticas artísticas desenvolvidas no bairro, aproveitando a presença de um artista da Associação Somos Torre. Participaram presencialmente da aula 21 alunos.

Sessão 9

8 Maio 2025, 20:30 Filipe Marcelo Reis


Métodos de pesquisa etnográficos sobre e com crianças.

Aula 8: Métodos e fontes estatísticas sobre crianças e jovens

10 Abril 2025, 20:30 Tiago José Ferreira Lapa da Silva


Visão geral sobre as principais tendências e desafios metodológicos na investigação com crianças e jovens.

Crianças como respondentes: O desafio dos métodos quantitativos.

A exclusão de crianças nos questionários e as suas causas.

Fontes estatísticas oficiais disponíveis (INE, Pordata, UNICEF, etc.).

Entender como as fontes podem ser (ou não) relevantes para ajudar a enquadrar e contextualizar estruturalmente pesquisas extensivas sobre a infância.

Aula 7 – Políticas de juventude e inclusão social

3 Abril 2025, 20:30 Otávio Ribeiro Raposo


O PER e o Programa Escolhas foram as políticas públicas abordadas na primeira parte da aula, tendo sido apresentado uma pesquisa sobre o percurso de uma associação juvenil como caso ilustrativo. Na segunda parte da aula, exibiu-se o documentário “Na Quinta com Kally” e debateu-se os projetos de street art na periferia de Lisboa a partir da pesquisa etnográfica realizada na Quinta do Mocho. O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente da aula cerca de 20 alunos.

Aula 6 – Arte e Criatividade nas margens da cidade

27 Março 2025, 20:30 Otávio Ribeiro Raposo


Realizou-se um ponto de situação dos exercícios e métodos de avaliação da UC no início da aula. Em seguida, exibiu-se uma parte do documentário “Nu Bai. O rap negro de Lisboa”, tendo se apresentado a pesquisa sobre o coletivo Red Eyes Gang. Na segunda parte da aula, o enfoque sobre a criatividade nas margens da cidade alargou-se para outras práticas artísticas, como o graffiti, a batida e a dança, tendo-se exibido alguns vídeos de música para apoiar a reflexão

O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente cerca de 20 alunos.