Sumários
Aula 10: Sessão Temática com Convidados
15 Maio 2025, 20:30 • Otávio Ribeiro Raposo
Esta aula contou com a participação de convidados do Projeto Take. it e da Associação Somos Torre, que partilharam as suas experiências de intervenção comunitária no Bairro da Torre, no concelho de Cascais. Os quatro convidados abordaram desde o Programa Escolha e a história do bairro da Torre, às problemáticas do trabalho de intervenção comunitária. No final da aula, o debate teve como eixo central as práticas artísticas desenvolvidas no bairro, aproveitando a presença de um artista da Associação Somos Torre. Participaram presencialmente da aula 21 alunos.
Sessão 9
8 Maio 2025, 20:30 • Filipe Marcelo Reis
Métodos de pesquisa etnográficos sobre e com crianças.
Aula 8: Métodos e fontes estatísticas sobre crianças e jovens
10 Abril 2025, 20:30 • Tiago José Ferreira Lapa da Silva
Visão geral sobre as principais tendências e desafios metodológicos na investigação com crianças e jovens.
Crianças como respondentes: O desafio dos métodos quantitativos.
A exclusão de crianças nos questionários e as suas causas.
Fontes estatísticas oficiais disponíveis (INE, Pordata, UNICEF, etc.).
Entender como as fontes podem ser (ou não) relevantes para ajudar a enquadrar e contextualizar estruturalmente pesquisas extensivas sobre a infância.
Aula 7 – Políticas de juventude e inclusão social
3 Abril 2025, 20:30 • Otávio Ribeiro Raposo
O PER e o Programa Escolhas foram as políticas públicas abordadas na primeira parte da aula, tendo sido apresentado uma pesquisa sobre o percurso de uma associação juvenil como caso ilustrativo. Na segunda parte da aula, exibiu-se o documentário “Na Quinta com Kally” e debateu-se os projetos de street art na periferia de Lisboa a partir da pesquisa etnográfica realizada na Quinta do Mocho. O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente da aula cerca de 20 alunos.
Aula 6 – Arte e Criatividade nas margens da cidade
27 Março 2025, 20:30 • Otávio Ribeiro Raposo
Realizou-se um ponto de situação dos exercícios e métodos de avaliação da UC no início da aula. Em seguida, exibiu-se uma parte do documentário “Nu Bai. O rap negro de Lisboa”, tendo se apresentado a pesquisa sobre o coletivo Red Eyes Gang. Na segunda parte da aula, o enfoque sobre a criatividade nas margens da cidade alargou-se para outras práticas artísticas, como o graffiti, a batida e a dança, tendo-se exibido alguns vídeos de música para apoiar a reflexão
O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente cerca de 20 alunos.