Sumários
Sessão 9 - Métodos e fontes estatísticas sobre crianças e jovens
5 Maio 2022, 20:30 • Rita Sousa
Sessão sobre métodos - Tiago Lapa
Visão geral sobre as principais tendências e desafios metodológicos na investigação com crianças e jovens, bem como sobre as fontes estatísticas oficiais disponíveis, entre outras fontes (INE, Pordata, UNICEF, etc.), no sentido de se entender como podem ser (ou não) relevantes para ajudar a enquadrar e contextualizar estruturalmente pesquisas extensivas sobre a infância.
Crianças como respondentes: O desafio dos métodos quantitativos.
A exclusão de crianças nos questionários e as suas causas.
Análise de redes com crianças.
Fontes estatísticas e académicas com dados e estudos sobre crianças e jovens.
Sessão 8 - Métodos de pesquisa etnográfica com coletivos culturais da periferia
28 Abril 2022, 20:30 • Rita Sousa
Os fundamentos da pesquisa etnográfica foram amplamente debatidos na primeira parte da aula, desde o seu enquadramento histórico às técnicas utilizadas: observação participante, entrevista, diário de campo, etc. O uso da etnografia no contexto urbano também foi abordado, bem como os desafios metodológicos de se fazer pesquisa com coletivos culturais periféricos.
A segunda parte da aula foi dedicada à apresentação de uma etnografia realizada com dançarinos de break dance de uma favela do Rio de Janeiro, quando foi partilhado dificuldades e descobertas dessa pesquisao. No final da aula foi exibido um breve trecho do documentário "A galera".
O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente cerca de 24 alunos.
Sessão 6
31 Março 2022, 20:30 • Rita Sousa
A antropologia da educação: constituição de um campo de estudos e de prática.
Fundamentos clássicos da antropologia da educação; desenvolvimentos contemporâneos com enfoque na produção em Portugal e no dossiê sobre Literacias.
Sessão 5 - Aprendizagens na relação com os pares: sociabilidades e culturas juvenis
24 Março 2022, 20:30 • Rita Sousa
Na primeira parte da aula aprofundou-se o debate sobre o impacto da instituição escolar para a emergência da infância / juventude, bem como abordou-se criticamente a escola através do olhar dos jovens pobres das periferias urbanas. A segunda parte da aula foi dedicada às sociabilidades juvenis como meio de socialização e aprendizagem, em que foi apresentada a pesquisa realizada com a crew Red Eyes Gang. Exibiu-se alguns videoclipes dos artistas dessa crew e debateu-se o documentário "Nu Bai. O rap negro de Lisboa", entretanto já disponibilizado aos alunos para visualização prévia.
O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado 22 alunos através da Plataforma Zoom
Sessão 4 - Juventude(s) contemporâneas: categorias, definições e tendências
17 Março 2022, 20:30 • Rita Sousa
Nesta sessão revisamos as noções debatidas na aula passada, aprofundando um conjunto de categorias, definições e tendências sobre a infância e a juventude na contemporaneidade. A importância da instituição escola foi um dos tópicos principais desta aula, que também abordou os conceitos de moratória social e vital, jovens juvenis e não juvenis, geração incerta, etc.
O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado 29 alunos presencialmente.