Sumários

Sessão 9 -  Métodos e fontes estatísticas sobre crianças e jovens

5 Maio 2022, 20:30 Rita Sousa


Sessão sobre métodos - Tiago Lapa

Visão geral sobre as principais tendências e desafios metodológicos na investigação com crianças e jovens, bem como sobre as fontes estatísticas oficiais disponíveis, entre outras fontes (INE, Pordata, UNICEF, etc.), no sentido de se entender como podem ser (ou não) relevantes para ajudar a enquadrar e contextualizar estruturalmente pesquisas extensivas sobre a infância.

Crianças como respondentes: O desafio dos métodos quantitativos.

A exclusão de crianças nos questionários e as suas causas.

Análise de redes com crianças.

Fontes estatísticas e académicas com dados e estudos sobre crianças e jovens.

Sessão 8 - Métodos de pesquisa etnográfica com coletivos culturais da periferia

28 Abril 2022, 20:30 Rita Sousa


Os fundamentos da pesquisa etnográfica foram amplamente debatidos na primeira parte da aula, desde o seu enquadramento histórico às técnicas utilizadas: observação participante, entrevista, diário de campo, etc. O uso da etnografia no contexto urbano também foi abordado, bem como os desafios metodológicos de se fazer pesquisa com coletivos culturais periféricos.

A segunda parte da aula foi dedicada à apresentação de uma etnografia realizada com dançarinos de break dance de uma favela do Rio de Janeiro, quando foi partilhado dificuldades e descobertas dessa pesquisao. No final da aula foi exibido um breve trecho do documentário "A galera".

O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente cerca de 24 alunos.

Sessão 6

31 Março 2022, 20:30 Rita Sousa


A antropologia da educação: constituição de um campo de estudos e de prática.

Fundamentos clássicos da antropologia da educação; desenvolvimentos contemporâneos com enfoque na produção em Portugal e no dossiê sobre Literacias.

Sessão 5 - Aprendizagens na relação com os pares: sociabilidades e culturas juvenis

24 Março 2022, 20:30 Rita Sousa


Na primeira parte da aula aprofundou-se o debate sobre o impacto da instituição escolar para a emergência da infância / juventude, bem como abordou-se criticamente a escola através do olhar dos jovens pobres das periferias urbanas. A segunda parte da aula foi dedicada às sociabilidades juvenis como meio de socialização e aprendizagem, em que foi apresentada a pesquisa realizada com a crew Red Eyes Gang. Exibiu-se alguns videoclipes dos artistas dessa crew e debateu-se o documentário "Nu Bai. O rap negro de Lisboa", entretanto já disponibilizado aos alunos para visualização prévia.

O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado 22 alunos através da Plataforma Zoom

Sessão 4 - Juventude(s) contemporâneas: categorias, definições e tendências

17 Março 2022, 20:30 Rita Sousa


Nesta sessão revisamos as noções debatidas na aula passada, aprofundando um conjunto de categorias, definições e tendências sobre a infância e a juventude na contemporaneidade. A importância da instituição escola foi um dos tópicos principais desta aula, que também abordou os conceitos de moratória social e vital, jovens juvenis e não juvenis, geração incerta, etc.

O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado 29 alunos presencialmente.