Sumários
Sessão 10 - Convidados e balanço da UC
13 Maio 2021, 18:00 • Rita Sousa
Esta sessão contou com a presença da convidada Ema Kalemba, guia da Quinta do Mocho e fundadora da empresa turística Kallema, além dos docentes Otávio Raposo e Filipe Reis.
A primeira parte da aula foi dedicada ao trabalho desenvolvido pela convidada, cujas visitas guiadas que dinamiza tem uma clara componente de educação multicultural, o que serviu de mote para a discussão com os alunos.
Na segunda parte da aula esclareceram-se as dúvidas dos alunos em relação ao ensaio final, bem como abriu-se um espaço de intervenções para o balanço final da UC. Participaram da aula através da Plataforma Zoom cerca de 25 alunos.
Sessão 9
6 Maio 2021, 18:00 • Rita Sousa
A antropologia da educação: constituição de um campo de estudos e de prática - Filipe Reis
Breve incursão sobre os fundamentos clássicos da antropologia da educação; desenvolvimentos contemporâneos com enfoque na produção em Portugal.
Métodos e fontes estatísticas sobre crianças e jovens
29 Abril 2021, 18:00 • Rita Sousa
Sessão sobre métodos - Métodos e fontes estatísticas sobre crianças e jovens - Tiago Lapa
Visão geral sobre as principais tendências e desafios metodológicos na investigação com crianças e jovens, bem como sobre as fontes estatísticas oficiais disponíveis, entre outras fontes (INE, Pordata, UNICEF, etc.), no sentido de se entender como podem ser (ou não) relevantes para ajudar a enquadrar e contextualizar estruturalmente pesquisas extensivas sobre a infância.
Crianças como respondentes: O desafio dos métodos quantitativos.
A exclusão de crianças nos questionários e as suas causas.
Análise de redes com crianças.
Sessão 7
22 Abril 2021, 18:00 • Rita Sousa
Métodos e técnicas de pesquisa etnográfica com e sobre crianças e jovens
A partir de uma experiência de pesquisa etnográfica com crianças, faz-se uma reflexão sobre as estratégias metodológicas que foram usadas para levar a cabo a pesquisa. Tendo em conta o papel e grau de envolvimento que investigador e crianças são chamados a desempenhar, num eixo que vai da observação não participante, à elicitação, e, no extremo oposto do eixo, situações de criação de atividades "laboratoriais" com as crianças. Vantagens e desvantagens de combinação de metodologias de trabalho e as implicações de natureza ética e deontológica envolvidas.
Sessão 2
15 Abril 2021, 18:00 • Rita Sousa
A idade como princípio básico de organização o social em diferentes contextos sociais e culturais (2)
Idade, geração e estratificação social. Das teorias clássicas sobre a idade às perspetivas contemporâneas.