Bibliografia

Principal

  • Seabra, T, (2006) ?A escola do ponto de vista das crianças ? avaliação, sentimentos e representações em alunos da escolaridade obrigatória? Cidades, Comunidades, Territórios, nº 11-12,105-119 Reis, F. (1991) Educação, Ensino e Crescimento. O jogo Infantil e a aprendizagem do cálculo económico Lisboa:Escher Pinto, M; Sarmento, M.J. (coord.)(1999) Saberes sobre as Crianças: para uma bibliografia da Infância e as crianças em Portugal (1974-1998) Braga: Uni. Minho. Pais, J. M. (2003) Culturas Juvenis Lisboa: Imprensa Nacional da Casa da Moeda Nunes, A. (1999), A Sociedade das Crianças A?Uvê-Xavante. Por uma Antropologia da Criança Lisboa: Instituto de Inovação Educacional Dayrell, J. et alli (org.) (2012). Família, escola e juventude: olhares cruzados Brasil-Portugal Minas Gerais: Ed.UFMG Corsaro, W. A. (1997), The Sociology of Childhood Thousand Oaks:Pine Forge Press Amit-Talai, V.; Wulf, H. (Eds) 1995 Youth Culture. A Cross-Cultural Perspective London and New York: Routledge :

Secundária

  • Núcleo de Estudos de Infância e Juventude (Cria/ISCTE-IUL) Observatório Permanente da Juventude (ICS/UL) Fontes de informação especializadas: Vieira, Maria Manuel (org.) (2007). Escola, Jovens e Media, Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. Reis, Filipe (2005), ?A Literacia enquanto Envolvimento? Diálogos com a Literacia, CIVITAS/Lisboa Editora, p. 71-82. Reis, Filipe (1996), ?Oralidade e Escrita na Escola Primária: Programas e Práticas? em Raul Iturra (org.) O Saber das Crianças, Cadernos ICE nº3, Instituto das Comunidades Educativas, p.67-108. Reis, Filipe (1994), "A domesticação escolar do pensamento infantil. Perspectivas teóricas para a análise das práticas escolares", Educação, Sociedade & Culturas, nº3, I, 37 ? 56, disponível em http://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC3/3-2-reis.pdf Reis, Filipe (1994), ?Le jeu, ou coment passer de la subordination à l?entendement?, Denise Becker, Marie Elisabeth-Handman, Raul Iturra (org.) Échec Scolaire ou École en Échec? Têtes dures têtes vides. L?échec scolaire des Portugais dans leur pays et en France, ed. L?Harmattan, Paris. Ponte, C. et alli (eds.) (2012) Crianças e internet em Portugal Coimbra: Minerva Ponte, Cristina. 2012. Crianças & Media. Pesquisa internacional e contexto português do século XIX à actualidade. Portugal: Imprensa de Ciências Sociais. Ponte, Cristina (ed.) 2009. Crianças e Jovens em Notícia. Lisboa: Livros Horizonte. Pinto, Manuel e M. J. Sarmento (coord.)(1997). As crianças: contextos e identidades. Braga: Universidade do Minho. Pais, José Machado (coordenação), 2003, 2ª Ed. (1ª Edição: 1999). Traços e riscos de vida. Uma abordagem qualitativa a modos de vida juvenis, Porto: Ambar. Pais, José Machado, René Bendit e Vitor Sérgio Ferreira (org.) (2011). Jovens e Rumos, Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. Pais, José Machado (2012). Sexualidades e Afectos Juvenis, Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais Marques, Margarida M., Joana L. Martins, José G.P. Bastos e Isabel Barreiros (2005), Jovens, Migrantes e a Sociedade da Informação e do Conhecimento. A Escola perante a Diversidade, Lisboa, ACIME. Hardman, Ch. 2001 ?Can There Be An Anthropology of Children?? Childhood, 8(4): 501-517 Grassi, Marzia (2009). Capital Social e Jovens Originários dos PALOP em Portugal,Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. Ferreira, Vítor Sérgio (Coordenador), Ana Matos Fernandes, Jorge Vieira, Pedro Puga, Susana Barrisco (2006), A Condição Juvenil Portuguesa na Viragem do Milénio, Colecção Estudos Sobre Juventude, n.º 10. Lisboa: IPJ. Ferreira, Vitor Sérgio (2008). Marcas que Demarcam. Tatuagem, Body Piercing e Culturas Juvenis, Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. Ferreira, M. Manuela (2000). Salvar os Corpos, Forjar a Razão: contributo para uma análise crítica da criança e da infância como construção social em Portugal (1880-1940). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional. :