Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02192
Acrónimo :
02192
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns.

Objetivos Gerais / Objectives


Facultar as bases das teorias sociológicas a alunos sem formação prévia em sociologia.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


(a) Aquisição de conhecimentos básicos sobre as principais correntes da teoria sociológica. (b) Aquisição de conhecimentos básicos sobre os principais domínios da teoria sociológica. (c) Desenvolvimento de competências básicas de utilização analítica dos principais conceitos e enunciados sociológicos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


01 Introdução: controvérsias e domínios I História da teoria sociológica 02 Teoria sociológica clássica 03 Teoria sociológica moderna 04 Teoria sociológica contemporânea II Domínios da teoria sociológica 05 A interação como troca 06 A interação simbólica 07 A estratificação 08 As instituições 09 Os grupos e as redes 10 As organizações

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


As duas partes do programa correspondem aos dois primeiros objectivos de aprendizagem. Na segunda parte, os conteúdos programáticos incidem sobre os principais conceitos e enunciados explicativos da teoria sociológica.

Avaliação / Assessment


Ensaio individual sobre um tema a escolher por cada aluno de entre os tópicos definidos pelo docente. Limite: 20.000 caracteres (com espaços). Entrega: até 29 de Dezembro de 2023. Em alternativa, ou em caso de insucesso no ensaio, um exame final de duas horas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudo individual de uma bibliografia de trabalho especificada para cada tópico é orientado e apoiado pela frequência de dez aulas teóricas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A leitura dos textos da bibliografia de trabalho de cada aula permite conhecer os conteúdos programáticos. As aulas apresentam os modos de articulação dos conceitos e enunciados explicativos estudados.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Pires, Rui Pena (2007), ?Árvores conceptuais: uma reconstrução multidimensional dos conceitos de ação e de estrutura?, Sociologia, Problemas e Práticas, 53, pp. 11-50. Scott, John (2011), Conceptualising the Social World: Principles of Sociological Analysis, Cambridge, Cambridge University Press. Turner, Jonathan H. (1994, 1999), Sociologia: Conceitos e Aplicações, São Paulo, Makron Books.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


* Bibliografia de trabalho / referências das aulas Baert, Patrick, e Filipe Carreira da Silva (2014), Teoria Social Contemporânea, Lisboa, Mundos Sociais: cap. 3, ?O enigma da vida quotidiana: o interacionismo simbólico, a abordagem dramatúrgica e a etnometodologia?, pp. 81-112. Fulcher, James, e John Scott (2011), Sociology, 4.ª ed., Oxford, Oxford University Press: cap. 2, ?Theories and theorizing?, pp. 20-68. Pires, Rui Pena (2014), ?Modelo teórico de análise sociológica?, Sociologia, Problemas e Práticas, 74, pp. 31-50. Ritzer, George, e Jeffrey Stepnisky (2018), Sociological Theory, 10.ª ed., Nova Iorque, McGraw-Hill: [complementar] cap. 6, ?A historical sketch of sociological theory: The later years?, pp. 261-311; cap. 13, ?Micro-macro and agency-structure integration?, pp. 592-647. Turner, Jonathan H. (1991), The Structure of Sociological Theory, 5.ª ed., Belmont (Cal.), Wadsworth: cap. 1, ?Sociological theory: diversity and disagreement?, pp. 1-30. Turner, Jonathan H. (1994, 1999), Sociologia: Conceitos e Aplicações, São Paulo, Makron Books: cap. 1, ?A natureza e as origens da sociologia?, pp. 1-16; cap. 2, ?Propostas teóricas e metodológicas na sociologia?, pp. 17-32; cap. 7, ?Grupos e organizações?, pp. 93-110; cap. 8, ?Desigualdades: classe, etnia e género?, pp. 111-134; cap. 9, ?Instituições?, pp. 137-166. Turner, Jonathan H. (2010), Theoretical Principles of Sociology, vol. 1, Macrodynamics, Nova Iorque, Springer: [complementar] cap 4, ?The dynamics of institutional domains?, pp. 105-151. [complementar] cap 5, ?The dynamics of stratification systems?, pp. 153-214. Turner, Jonathan H. (2012), Theoretical Principles of Sociology, vol. 3, Mesodynamics, Nova Iorque, Springer: [complementar] cap. 5, ?The dynamics of groups?, pp. 171-212; [complementar] cap. 6, ?The dynamics of organizations?, pp. 213-301. Turner, Jonathan H. (2013), Theoretical Sociology: 1830 to Present, Londres, Sage: [complementar] cap. 15, ?Exchange theorizing?, pp. 520-573. Turner, Jonathan H. (2014), Theoretical Sociology: A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories, Londres, Sage: cap 5, ?Exchange theorizing?, pp. 73-95; [complementar] cap. 6, ?Symbolic interactionist theorizing?, pp. 96-116; [complementar] cap. 7, ?Dramaturgical theorizing?, pp. 117-135.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16