Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Comportamento Organizacional
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC pretende proporcionar aos alunos de doutoramento um aprofundamento teórico e metodológico sobre as abordagens fundamentais para a realização da análise qualitativa e desenvolvimento de modelos teóricos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, o aluno deve ser capaz de: - Identificar as etapas na análise de dados qualitativos; - Definir um objetivo e selecionar procedimentos de codificação; - Analisar criticamente uma investigação com análise de dados qualitativos organizacionais; - Selecionar e usar procedimentos de análise de dados qualitativos para a construção de modelos; - Aplicar metodologias de análise de conteúdo qualitativa na investigação em contexto organizacional.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Abordagens na análise de dados qualitativos em investigação organizacional. 2. Gestão dos dados, codificação e procedimentos de análise. 3. Indução analítica e Grounded Theory. 4. Softwares adequados à análise de dados qualitativos. 5. Utilização de Software na análise de dados e desenvolvimento de modelos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos correspondem a cada um dos objectivos de aprendizagem, permitindo aos alunos conhecer e aplicar as estratégias de análise de dados qualitativos à análise de conteúdo e construção de modelos.
Avaliação / Assessment
Trabalho individual com realização de uma análise indutiva (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Exposição; discussões em pequenos grupos; leituras de artigos, exercícios, treino com software de análise de conteúdo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A exposição teórica permitirá operacionalizar todos objetivos de aprendizagem, os exemplos e os exercícios incidem nos objetivos 2, 4 e 5.
Observações / Observations
Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, e indicações da Reitoria, as atividades letivas decorrerão em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Strauss, A. & Corbin, J. (1990/1998). Basics of Qualitative Research. Techniques and Procedures for developing Grounded Theory. Thousand Oaks: Sage. Miles, M.B., & Huberman, A.M. (1994). Qualitative data analysis: An expanded sourcebook . Thousand Oaks, CA: Sage. Miles, M.B., Huberman, A.M. & Saldaña, J.M. (2013). Qualitative Data Analysis: A Methods Sourcebook. SAGE Publications. Lewis, A., & Silver, C. (2007). Using software in qualitative research: a step-by-step guide. London: Sage. Symon, G. & Cassell, C. (2012). Qualitative Organizational Research: Core Methods And Current Challenges. London: Sage Gioia, D., Corley, K.G., & Hamilton, A.L. (2013). Seeking Qualitative Rigor in Inductive Research: Notes on the Gioia Methodology. Organizational Research Methods, Volume 16 (1), p. 15-31. Bazeley, P. (2013). Qualitative data analysis: practical strategies. London: Sage.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Silva, S.A., Costa, P.L., Costa, R., Tavares, S.M., Leite, E.S., Passos, A.M. (2013). Meanings of quality of care: Perspectives of Portuguese health professionals and patients. British Journal of Health Psychology, 18(4), 858-873. Silva, S. (2008, Abril). Culturas de Segurança e Prevenção de Acidentes de Trabalho numa Abordagem Psicossocial: Valores Organizacionais Declarados e em Uso. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Saldaña, J. (2009). The coding manual for qualitative researchers. (Los Angeles: Sage). Nag, R. & Gioia, D.A. (2012) From common to uncommon knowledge: Foundations of firm - specific use of knowledge as a resource. Academy of Management Journal, 55/2), 421-457. Jonsen,K. & Jehn, K. (2009). Using triangulation to validate themes in qualitative studies. Qualitative Research in Organizations and Management: An International Journal, Vol. 4 Iss: 2, pp.123 ? 150. Huberman, A.M. (2012). Studyguide for Qualitative Data Analysis: An Expanded Sourcebook. Academic Internet Publishers Incorporated. Hackley, C. (2003). Doing Research Projects in Marketing, Management and Consumer Research. London and New York: Routledge. Flick, U. (2009). An introduction to qualitative research. Sage Publications. Cassell, S. & Symon, G.(2006). Taking qualitative methods in organization and management research seriously. Qualitative Research in Organizations and Management: An International Journal, Vol. 1 Iss: 1, pp.4 ? 12. Cassell, C., & Symon, G. (Eds). (2004). Essential Guide to Qualitative Methods in Organizational Research: a Practical Guide. London: Sage. Bauer, M.W., & Gaskell, G. (Eds.) (2000). Qualitative researching with text, image and sound. London: Sage. Atherton, A., & Elsmore,P. (2007). Structuring qualitative enquiry in management and organization research: A dialogue on the merits of using software for qualitative data analysis", Qualitative Research in Organizations and Management: An International Journal, Vol. 2 Iss: 1, pp.62 ? 77.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16