Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2013/2014
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Objetivos Gerais / Objectives
É objetivo da unidade curricular proporcionar uma visão geral na necessidade do jornalista, para fazer face aos novos desafios, estar munido de um profundo conhecimento técnico. Isto é necessário ao aluno não só para compreender o meio envolvente, mas também para usar as novas tecnologias no sentido de otimizar o fluxo de trabalho e melhorar sobejamente o produto final que chega ao utilizador. A criatividade desempenha também um papel fundamental no sentido de se tratar as histórias de formas estimulantes e, acima de tudo, relevantes para o utilizador. O estudante irá assim ser introduzido nos três pilares que dão nome à UC e nos quais deve assentar o jornalismo presente e futuro.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC o estudante deverá: OA1 | descrever as melhores formas de utilizar para a prática jornalística uma vasta gama de ferramentas de publicação e edição na web OA2 | Identificar as melhores ferramentas para a criação de sites, blogues editoriais e “apps” (aplicações para smartphones e tablets). OA3 | descrever a importância da topologia de rede de comunicação nas sociedades atuais OA4 | construir a organização do espaço visual, com especial atenção aos princípios de design gráfico no papel e na web OA5 | identificar plataformas offfline, exclusivamente online, mistas e móveis (smartphones e tablets) OA6 | identificar plataformas para a criação de web TV (técnicas e ferramentas).
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A tecnologia para otimizar o fluxo de trabalho jornalístico 1.1. Ferramentas de edição e publicação (offline e online) - De sites, blogues editoriais e “apps” - redes sociais - crowdsourcing - livestreaming - para smartphones e/ou tablets 2. a criatividade como caminho para obter a diferenciação 2.1. criar histórias estimulantes 2.2. criar histórias relevantes 3. organização do espaço visual (no papel e na web) 3.1. princípios fundamentais de design 3.2. usabilidade e interação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP1 OA2 | CP1 OA3 | CP1 OA4 | CP3 OA5 | CP2 OA6 | CP3
Avaliação / Assessment
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração de trabalhos de grupo e individuais permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2023-04-13