Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02203
Acrónimo :
02203
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
10.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2013/2014

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


É objetivo da unidade curricular proporcionar uma visão geral na necessidade do jornalista, para fazer face aos novos desafios, estar munido de um profundo conhecimento técnico. Isto é necessário ao aluno não só para compreender o meio envolvente, mas também para usar as novas tecnologias no sentido de otimizar o fluxo de trabalho e melhorar sobejamente o produto final que chega ao utilizador. A criatividade desempenha também um papel fundamental no sentido de se tratar as histórias de formas estimulantes e, acima de tudo, relevantes para o utilizador. O estudante irá assim ser introduzido nos três pilares que dão nome à UC e nos quais deve assentar o jornalismo presente e futuro.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o estudante deverá: OA1 | descrever as melhores formas de utilizar para a prática jornalística uma vasta gama de ferramentas de publicação e edição na web OA2 | Identificar as melhores ferramentas para a criação de sites, blogues editoriais e “apps” (aplicações para smartphones e tablets). OA3 | descrever a importância da topologia de rede de comunicação nas sociedades atuais OA4 | construir a organização do espaço visual, com especial atenção aos princípios de design gráfico no papel e na web OA5 | identificar plataformas offfline, exclusivamente online, mistas e móveis (smartphones e tablets) OA6 | identificar plataformas para a criação de web TV (técnicas e ferramentas).

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A tecnologia para otimizar o fluxo de trabalho jornalístico 1.1. Ferramentas de edição e publicação (offline e online) - De sites, blogues editoriais e “apps” - redes sociais - crowdsourcing - livestreaming - para smartphones e/ou tablets 2. a criatividade como caminho para obter a diferenciação 2.1. criar histórias estimulantes 2.2. criar histórias relevantes 3. organização do espaço visual (no papel e na web) 3.1. princípios fundamentais de design 3.2. usabilidade e interação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP1 OA2 | CP1 OA3 | CP1 OA4 | CP3 OA5 | CP2 OA6 | CP3

Avaliação / Assessment


Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração de trabalhos de grupo e individuais permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2023-04-13