Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2013/2014
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Objetivos Gerais / Objectives
São objetivo da unidade curricular apresentar aos estudantes as redes sociais enquanto canais de comunicação, distribuição e informação. Pretende contribuir-se para a análise das implicações das redes sociais na produção jornalística contemporânea, fornecendo os fundamentos conceptuais, teóricos e metodológicos para o aprofundamento de estudos nesta área. É igualmente objetivo a compreensão de que a gestão de comunidades online (em Redes Sociais) é um grande desafio. Apesar da simplicidade das ferramentas e facilidade com que se comunica, surgem várias questões que um verdadeiro gestor de comunidades deve saber responder.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC o estudante deverá: OA1 | descrever o que é a rede social virtual OA2 | identificar as diferenças da produção jornalística para redes sociais OA3 | descrever como integrar elementos multimédia nas redes sociais OA4 | explicar como planear e gerir dentro da atividade jornalística uma rede social ou um conjunto de várias redes para um mesmo projeto OA5 | categorizar as redes sociais segundo as suas características principais OA6 | avaliar as redes sociais segundo rapidez, imagem, geo localização e vídeo OA7| identificar os prós e contras da utilização jornalística das redes sociais OA8| Definir objetivos, estratégias, ações e limitações das redes sociais
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP1, 2.1, 2.2 OA2 | CP2.3 OA3 | CP2.5 OA4 | CP2.6, 2.8 OA5 | CP2.4 OA6 | CP2.7, 2.9, 2.12 OA7 | CP2.10, 2.11, 2.13 OA8 | CP2.14, 2.15, 2.16
Avaliação / Assessment
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração de trabalhos de grupo e individuais permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
McChesney, Robert W. “Rich Media Poor Democracy”. Blumler, Jay G. “The Internet and Democratic Citizenship: Theory, Practice and Policy”; Webster, Frank (ed.) (2004) “The Information Society Reader” Routledge, Londres; Van Dijk, Ian (1999) “The Network Society. Social Aspects of New Media” SAGE; Castells, Manuel (2002) “A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura ? A Sociedade em Rede” Lisboa, FCG;
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16