Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02204
Acrónimo :
02204
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
10.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2013/2014

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


São objetivo da unidade curricular apresentar aos estudantes as redes sociais enquanto canais de comunicação, distribuição e informação. Pretende contribuir-se para a análise das implicações das redes sociais na produção jornalística contemporânea, fornecendo os fundamentos conceptuais, teóricos e metodológicos para o aprofundamento de estudos nesta área. É igualmente objetivo a compreensão de que a gestão de comunidades online (em Redes Sociais) é um grande desafio. Apesar da simplicidade das ferramentas e facilidade com que se comunica, surgem várias questões que um verdadeiro gestor de comunidades deve saber responder.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o estudante deverá: OA1 | descrever o que é a rede social virtual OA2 | identificar as diferenças da produção jornalística para redes sociais OA3 | descrever como integrar elementos multimédia nas redes sociais OA4 | explicar como planear e gerir dentro da atividade jornalística uma rede social ou um conjunto de várias redes para um mesmo projeto OA5 | categorizar as redes sociais segundo as suas características principais OA6 | avaliar as redes sociais segundo rapidez, imagem, geo localização e vídeo OA7| identificar os prós e contras da utilização jornalística das redes sociais OA8| Definir objetivos, estratégias, ações e limitações das redes sociais

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP1, 2.1, 2.2 OA2 | CP2.3 OA3 | CP2.5 OA4 | CP2.6, 2.8 OA5 | CP2.4 OA6 | CP2.7, 2.9, 2.12 OA7 | CP2.10, 2.11, 2.13 OA8 | CP2.14, 2.15, 2.16

Avaliação / Assessment


Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração de trabalhos de grupo e individuais permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


McChesney, Robert W. “Rich Media Poor Democracy”. Blumler, Jay G. “The Internet and Democratic Citizenship: Theory, Practice and Policy”; Webster, Frank (ed.) (2004) “The Information Society Reader” Routledge, Londres; Van Dijk, Ian (1999) “The Network Society. Social Aspects of New Media” SAGE; Castells, Manuel (2002) “A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura ? A Sociedade em Rede” Lisboa, FCG;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16