Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2013/2014
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular proporcionará uma visão geral do que é o papel e o estatuto dos média na abordagem a assuntos e temáticas específicas, numa perspetiva global, e também refletir sobre a interdependência do jornalismo e dos diversos ramos da sociedade. Pretende-se também que o aluno obtenha conhecimento teórico e capacidade de análise das diversas temáticas abordadas, de forma a compreender a forma como os média se tornam em recursos de comunicação e mediação, em diferentes vertentes da vida social.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC o estudante deverá: OA1 | identificar o que é o jornalismo especializado OA2 | descrever os problemas de cada uma das áreas específicas OA3 | explicar os equilíbrios e as relações entre o jornalista e as suas fontes especializadas OA4 | avaliar o jornalismo e a educação OA5 | avaliar o jornalismo e a cultura OA6| avaliar o jornalismo e a ciência OA7 |avaliar o jornalismo e a tecnologia OA8| avaliar o jornalismo e o trabalho e o sindicalismo OA9| avaliar o jornalismo e a saúde
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP1.1 OA2 | CP1.2 OA3 | CP1.3, 1.4 OA4 | CP2 OA5 | CP3 OA6 | CP4 OA7 | CP5 OA8 | CP6 OA9 | CP7 OA10 | CP8 OA11 | CP9
Avaliação / Assessment
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração de trabalhos de grupo e individuais permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Lash & Lurry (2007) “Global Cultures industry” Polity. Rowman & Littlefield; Montgomery, K. (2009) “Generation Digital” MIT Press; O' Sullivan, T. (et al. Eds.) (2009) “Globalization and culture: global mélange”, Mattelart, A. (1997), “História das Teorias da Comunicação”, Lisboa, Campo das Letras; Mansell, R.[et al.] (Eds.) (2007) “The Oxford Handbook of ICT”, Oxford U Press; Lash & Lurry (2007) “Global Cultures Industry” Polity Press; Lievrouw & Livingstone (Eds.) (2009) “New Media”, Sage; Jensen, K. B. (2010), “Media Convergence” Routledge;
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16