Sumários

Aula 3 (30/04/2025) - Avaliação, dúvidas e desafios

30 Abril 2025, 18:00 Vera Novais


Aula 3 (30/04/2025) - Avaliação, dúvidas e desafios

  • Formatos tradicionais, digitais e multimedia 

  • Como preparar uma notícia, uma reportagem ou uma entrevista (ver próximo slide) 

    • 5 questões essenciais, pirâmide invertida, gancho de atualidade

    • Objetivo da entrevista e guião

    • Títulos apelativos sem serem sensacionalistas 

    • Boa preparação dos temas 

  • Apresentação do exercício de avaliação 

    • Como apresentar uma proposta

  • Discussão em grupo sobre os desafios enfrentados pelos jornalistas que reportam sobre ciência

Aula 2 (02/04/2025) - Como escrever uma notícia de ciência?

2 Abril 2025, 18:00 Vera Novais


Aula 2 (02/04/2025) - Como escrever uma notícia de ciência?

  • revisão da aula 1: códigos deontológicos e jornalismo versus comunicação de ciência

  • formatos para peças jornalísticas sobre temas de ciência

  • estrutura da notícia, reportagem e outros formatos longos (formatos escritos)

  • entrevista: antes durante e depois

  • discussão em grupos sobre “desafios enfrentados pelos jornalistas de ciência”

  • apresentação do exercício para avaliação

Aula 1 (26/03/2025) - O que é e o que não é jornalismo de ciência?

26 Março 2025, 18:00 Vera Novais


Aula 1 (26/03/2025) - O que é e o que não é jornalismo de ciência?

  • apresentação dos alunos e experiência em jornalismo de ciência;

  • a missão do jornalismo;

  • regras éticas e deontológicas e legislação que regem o jornalismo e jornalistas nos países de língua oficial portuguesa;

  • jornalismo de ciência vs comunicação de ciência;

  • mensagem, linguagem e público-alvo.

Apresentação dos trabalhos/pesquisas realizados pelos alunos

26 Fevereiro 2025, 18:00 Emanuel Cameira


Apresentação dos trabalhos/pesquisas realizados pelos alunos

Jornalismo cultural em Portugal (alguns exemplos). Leitura e discussão de 2 textos.

19 Fevereiro 2025, 18:00 Emanuel Cameira


Jornalismo cultural em Portugal (alguns exemplos).

Leitura e discussão de 2 textos teóricos.